PEÇA DE TEATRO - SÃO PAULO

A Construção

Caco Ciocler - Peça de Teatro - A Construção de Franz Kafka

Foto: divulgação

Por Arteplural / Fernanda Teixeira

Caco Ciocler e Roberto Alvim renovam parceria no palco com montagem inédita de Franz Kafka.
A Construção estreia em fevereiro
no Sesc Pompeia

10 de fevereiro a 25 de março de 2012

Espetáculo é uma adaptação do conto homônimo de Franz Kafka, publicado em 1923. Ator e diretor já trabalharam juntos na peça 45 Minutos. A estreia é dia 10 de fevereiro no Espaço Cênico Sesc Pompeia – e em janeiro acontecem ensaios abertos na Caixa Cultural

Uma das últimas obras escritas por Franz Kafka - que morreu tuberculoso, sem terminá-la, os 41 anos -, A CONSTRUÇÃO marca a segunda parceria artística entre o ator Caco Ciocler e o diretor Roberto Alvim.

Depois do monólogo 45 Minutos, Alvim e Ciocler encontram-se novamente no palco para dar vida ao texto escrito por Kafka aos 40 anos. Vale ressaltar que o projeto de montá-lo é anterior ao primeiro trabalho. Caco é o idealizador do espetáculo, cuja semente brotou no consultório, durante sua sessão de análise.

Porque teatro e literatura tem suas especificidades, a adaptação de Roberto Alvim reduziu o texto de “vinte e tantas páginas”, segundo o diretor, para apenas oito, em 40 minutos de peça. “Foram cortadas mais de 12 páginas. E o texto permanece muito fiel à obra de Kafka na medida em que as principais linhas estão presentes nesta versão”, explica Alvim.

Kafka vivia trancado em casa, pouco saindo do bairro ao longo da vida inteira, exceto para ir trabalhar na firma de seguros de acidente de trabalho, onde passava a maior parte do tempo preenchendo relatórios burocráticos. No texto, uma criatura, espécie de toupeira, vive embaixo da terra, cavando uma construção para se proteger do que seria o mundo lá fora. “Trata-se de uma metáfora do bloqueio de Kafka com o mundo exterior e com as pessoas”, fala o diretor.

Na encenação de Alvim, a vida do autor e o conto se entrelaçam. O diretor optou por mesclar o lado biográfico com o texto, além de inserir um segundo ator em cena – uma figura vestida com sobretudo e chapéu pretos, lembrando fisicamente o próprio Franz Kafka, que aparece em alguns momentos fazendo um contraponto de tensão com o ator em cena.

A peça retrata o exato momento em que Kafka escreve A Construção, quando já estava doente, incurável, ciente da proximidade da morte. Vestindo um pijama, lápis à mão, Caco está sentado em uma cadeira em frente a uma escrivaninha. É a personificação do autor atormentado, introspectivo, fechado em seu mundo interior. Já o outro personagem, que não tem texto, representa a imagem pública do escritor, como as pessoas o viam em sua máscara social. “Acrescentamos essa circunstancia do quarto, da morte e do ato de escrever em contraposição com o que o texto propõe”, conta o diretor.

Caco Ciocler alterna tons de vozes mais suaves e mais graves, num jogo que remete a um processo de metamorfose pelas palavras. “Kafka criou um universo de metamorfoses, de bichos, talvez para lidar com sua dificuldade de se relacionar com as pessoas. Claro que estamos falando sobre Kafka e sobre uma patologia, mas entendo ser esta uma doença que atinge todos nós. A questão do outro é sempre universal”, explica Ciocler. Alvim concorda e ressalta: “O texto aborda o isolamento, um namoro com a saída e com a não saída, a vida inteira para construir uma casa, para ter sua casa e para se fechar na casa. É como a gente se fecha ou se abre para o outro”.

Autor da ideia, Caco Ciocler conta que, em principio, pensava em dirigir o texto. “Depois, durante 45 Minutos percebi que deveria estar em cena e que o Alvim seria o diretor. Minha confiança nele é absoluta,” afirma. Sobre a parceria, Roberto Alvim destaca que são os únicos trabalhos feitos fora da Cia Club Noir. “Caco é um ator brilhante e temos esse entendimento em cena, que para é mim é muito importante.”

INFORMAÇÕES

Datas: 10 de fevereiro a 25 de março de 2012
Horários:  Sextas e sábados às 21h, domingo às 19h.
Preços:
  R$ 16,00 (inteira); R$ 8,00 (meia)

Local: SESC Pompeia - Espaço Cênico
Rua Clelia, 93 - Pompeia. Tel.  (11) 3871-7700.

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet