NossaDica.com - Agenda de cultural do Brasil

Dicas Culturais - Agenda Curitiba

Rosa Armorial convida Antônio Nóbrega

Radar Curitiba - Imagens e Sons

Foto: divulgação

Por Anaterra Viana

Nos dias 14 e 15 de março, as 20h30 o Teatro do Paiol é palco de um show que promete ser inesquecível, são os curitibanos do Rosa Armorial, grupo de câmara composto por Marcela Zanette (flautas), Carla Zago (violino), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel e Denis Mariano (percussão) e participação especial do violoncelista Rafael Scherk de Tatuí, São Paulo. Depois de receber Antonio Madureira, que participou da gravação do DVD do Rosa Armorial, o grupo recebe mais um convidado, o pernambucano Antônio Nóbrega, que volta ao primeiro palco em que fez show em Curitiba, Nóbrega apresentou-se no Paiol com o extinto Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de música de câmara brasileira de raízes populares, no movimento armorial.

O Rosa Armorial trabalha desde 2010 na pesquisa e produção da música armorial. Com um trabalho consolidado na música brasileira (através do trabalho do grupo Rosa Flô) que já data desde 2002, as fundadoras do grupo; Carla Zago e Marcela Zanette mergulharam no universo armorial para resgatar essa sonoridade, erudita e popular, e inseri-la no contexto atual e paranaense. O grupo gravou um CD em 2012, e respeita sempre três elementos na escolha do repertório; obras que simbolizem a raiz do movimento (composições dos fundadores), obras do folclore paranaense para efetivar o elo ao movimento e obras atuais que caracterizem a estética armorial, incluindo os compositores do Rosa Armorial.

No intuito de aprofundar ainda mais seus vínculos com os fundadores do movimento Armorial, o Rosa Armorial convidou em julho do ano passado o músico Antônio Madureira – que participou da gravação do DVD Rosa Armorial - e agora convida Antônio Nóbrega, mais um dos integrantes do extinto Quinteto Armorial – referência musical do movimento. Para o grupo Rosa Armorial, trabalhar com Antônio Nóbrega e Antônio Madureira significa vivenciar o movimento armorial, unindo a raiz do movimento à contemporaneidade da música. Segundo Carla Zago; “trazer Antônio Nóbrega para o palco do paiol significa trazer, além de sua música, um espetáculo completo, de dança, luz, magia e muita brasilidade”.

INFORMAÇÕES Rosa Armorial convida Antônio Nóbrega
Local: Teatro do Paiol
Dias: 14 e 15 de março ás 20h30
Ingressos: R$10 e R$ 20
Após o show do dia 15 haverá um bate papo com o artista.