Alimentos - Nutrição

ALIMENTOS - NUTRIÇÃO

CARNAVAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Foto: Divulgação

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

CARNAVAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SÃO ABSOLUTAMENTE
COMPATÍVEIS...QUER SABER COMO?

  • Se você é aquele folião que brinca em vários blocos, desfila em escola de samba e ainda tem fôlego para acompanhar o trio elétrico na quarta-feira de cinzas, com certeza vai precisar de muita energia. Para isso é importante consumir alimentos ricos em carboidratos, como por exemplo: pães e torradas integrais, macarrão integral e barras de cereais. Atenção para a quantidade que vai consumir que deve estar ajustada às suas necessidades.
  • É fundamental evitar alimentos muito gordurosos, tais como salgadinhos fritos que prejudicam a digestão e podem provocar sono (cuidado com a condição de higiene dos alimentos comercializados, pois aumenta a chance de causarem uma infecção intestinal). Uma refeição equilibrada com carboidratos, proteínas (presentes nos alimentos animais e derivados do leite), gorduras saudáveis (contidas nas sementes oleaginosas, no azeite de oliva extra-virgem) e vitaminas (presentes principalmente nas frutas, legumes e verduras).

    A hidratação adequada é outro item indispensável antes, durante e após a folia do carnaval. Deve-se ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. Se você consumir bebida alcoólica como por exemplo cerveja (bebida diurética), atenção especial para repor o líquido perdido, pois você elimina também vitaminas e sais minerais. Essa perda excessiva pode ser a causa daquela famosa ressaca, conseqüência da perda de nutrientes. Uma dica bem legal se você for beber é intercalar a bebida alcoólica com água potável e refeições bem leves.

    Para ajudar a recuperar suas energias e também na hidratação é recomendado fazer pelo menos 6 refeições por dia. Entre o desjejum (café-da-manhã), almoço e jantar, faça lanches bem saudáveis dando preferência aos sucos, frutas e água de côco. Os menos calóricos são de melancia, maracujá e limão.

    No café-da-manhã procure consumir pequenas porções de cereais integrais, pães integrais ou com fibras, leite desnatado (opções: iogurte, requeijão e queijo minas light). No almoço e jantar procure consumir peixe ou frango (sem pele) grelhado, verduras e legumes também em pequenas porções. Não se esqueça de incluir uma fruta como sobremesa, como por exemplo uma taça de salada de frutas da época.

    Antes de sair para a folia faça uma pequena refeição saudável e evite os alimentos muitos gordurosos (retardam o esvaziamento gástrico e dificultam a digestão), biscoitos recheados, chocolates, queijos amarelos, pastas à base de maionese, refrigerantes e bebidas alcoólicas (pois aumentam as chances de todo tipo de acidentes).

    Viu como é fácil? Procure seguir as DICAS e curta com muita animação neste carnaval!

    Regina Corrêa – Nutricionista Clínica
    Programa personalizado de orientação nutricional e re-educação alimentar
    para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
    Atendimento: Contato Regina Corrêa