CULTURA - ANO DA FRANÇA NO BRASIL

Grupo Mosaicos

ANO DA FRANÇA NO BRASIL

Foto: Grupo Mosaicos

Espaço SESC em Copacabana

Ano da França no Brasil

Hayla Leite / Target Assessoria de Comunicação

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS - ANO DA FRANÇA NO BRASIL
Principal evento do país dedicado a oralidade reúne artistas brasileiros e francófanos
em torno do universo mágico das histórias

De 6 a 9 de agosto. Entrada Franca

O Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2009 tem o tema: "Histórias sem fronteiras: Palavras de Griots, Conteurs e Narradores", onde pretende valorizar a arte de contar histórias e ampliar o intercâmbio entre os contadores da França e do Brasil. O evento acontecerá de 6 a 9 de agosto no teatro de arena do Espaço SESC e no pátio externo, em Copacabana.

A programação do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2009 é gratuita e inclui oficinas, mesas redondas, pátio aberto de histórias (com apresentações de contadores de histórias, palco livre para atuação do público e espaço de leitura) e a famosa Maratona de Contos com 24 horas seguidas de histórias, começando às 18h de sábado e se encerrando às 18h de domingo e com atrações artísticas para todas as idades – dos pequenos aos adultos.

O Simpósio Internacional de Contadores de Histórias visa à formação de platéia, divulgação e promoção da literatura oral e escrita e é a primeira grande iniciativa criada no Brasil que tem como objetivo valorizar a arte de contar histórias. Para integrar quem já atua neste mercado ao público em geral, o evento chega à sua oitava edição, ininterrupta, com idealização e produção de Benita Prieto.

Como 2009 é o ano da França no Brasil, o Simpósio tem como proposta mostrar ao público a importância da narração oral na França de hoje (a partir da retomada desta arte em maio de 1968), e sua influência em nosso país, conforme relata no seu livro Les conteurs se racontent, Edições Slatkine, a pesquisadora brasileira Maria de Lourdes Patrini Charlon, que participará da mesa de abertura do evento.

O Simpósio Internacional de Contadores de Histórias 2009 tem como convidados internacionais Boniface Ofogo (República dos Camarões), Jean Michel Hernandez e Muriel Bloch (França) e do Brasil, teremos a presença de contadores do Rio de Janeiro, Acre, Maranhão, Goiás, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Brasília. Alguns nomes a destacar: Ana Luisa Lacombe, Almir Mota, José Bocca, Rosana Mont’Alverne, Fabiano Moraes, Celso Sisto, Lúcia Fidalgo, Maria Pompeu, Grupo Gwaya, Casa do Conto, Instituto Conta Brasil.

O evento faz parte da programação oficial do Ano da França no Brasil.

Programação Espaço SESC em Copacabana
Mesas-Redondas 
Dia 6 - 11h - O contador de histórias urbano em cena.
Dia 7 – 9hPalavras de griots: África e Brasil.

Dia 6 – 10h - Espetáculo
Estréia de “Histórias de griots, conteurs e narradores.” Espetáculo bilíngüe (Espanhol - Português) de narração de histórias com a participação dos contadores: Jean Michel Hernandez (França), Boniface Ofogo (República dos Camarões), Daniele Ramalho (Brasil) e o percussionista brasileiro Carlinhos Ferreira. Cada contador apresentará histórias oriundas de sua região que serão acompanhadas por músicas e sonoplastia. Direção de Cláudio Mendes.

Dia 7 - 11h - Sessão Comentada
Exibição do filme O jantar dos malas do diretor francês Francis Verber, discutido por Leo Cunha, escritor mineiro que publicou mais de 30 livros infantis e juvenis, dois livros de crônicas e diversas traduções.

Dias 6 e 7 – Oficinas (14h30 às 17h30 / 18h30 às 21h30)
Ministradas por contadores de histórias brasileiros e estrangeiros, têm como objetivo despertar o desejo de narrar e aprofundar o conhecimento sobre o assunto.

Dias 8 e 9 - a partir das 18h - Maratona de Contos
24 horas ininterruptas de narração de histórias.

Evento “Simpósio Internacional de Contadores de Histórias”
Período: de 6 a 9 de agosto de 2009. Entrada franca.
Informações: (21) 9828-0767 / 3904-2210 / www.simposiodecontadores.com.br
As inscrições para os oficinas serão feitas no site: www.simposiodecontadores.com.br
Para as outras atividades haverá distribuição de senhas.

Espaço SESC / Teatro de Arena e Pátio Externo
Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana.
Dias e horários: Quinta e sexta das 9 às 22h. Sábado a partir das 15h até Domingo às 18h
Classificação etária: livre.

Informações para a imprensa
Márcia Vilella | Hayla Leite Target Assessoria de Comunicação – target@target.inf.br
21 2284 2475 | 8158 9692 | 8158 9715