Teatro São Paulo

TEATRO INFANTIL

AS ARTIMANHAS DO VAGA-LUME

AS ARTIMANHAS DO VAGA-LUME

Foto: Thiago Facina

Teatro das Artes (Shopping Eldorado – 3º piso)

Teatro Infantil

AS ARTIMANHAS DO VAGA-LUME

Estreia em Janeiro e leva Machado de Assis para o Universo Infantil

Até 28 de fevereiro de 2010

Por Douglas Picchetti / Arteplural Comunicação

A peça traz enredo inspirado no poema machadiano Círculo Vicioso
e tenta aproximar as crianças do universo do escritor. Rodrigo Sant’Anna,
que interpreta o Dodô da Turma do Didi, está na direção e no elenco.
Diferencial, a trilha sonora inclui o trance, vertente da música eletrônica

O espetáculo infantil As Artimanhas do Vaga-lume estreia no Teatro das Artes dia 9 de janeiro de 2010, sábado, às 16 horas, com direção e atuação de Rodrigo Sant’Anna, que atualmente é contratado pela Rede Globo, onde atua com o personagem Dodô no elenco de A Turma do Didi.

Inspirado no poema Círculo Vicioso, de Machado de Assis, o espetáculo, além de ser um incentivo literário para crianças, homenageia o escritor, cujo centenário de morte foi em 2008.

Cleber Tolini, Isabelle Marques, Thalita Carauta e o diretor Rodrigo Sant’Anna interpretam quatro crianças que invadem o galpão abandonado da escola onde estudam. De repente, eles encontram vários objetos perdidos, entre eles um livro de Machado de Assis. Resolvem, então, encenar um de seus poemas, Círculo Vicioso, usando o local abandonado e adaptando-o para o cenário onde a história será narrada.

A transformação de cenário leva a importância da reciclagem para o universo infantil. O reaproveitamento das quinquilharias perdidas no porão, como garrafas pet, pedaços de tecido inutilizados, antenas de TV e sacos plásticos, transforma o antigo galpão em um Céu, novo cenário para a história a ser vivida pelos personagens Sol, Lua, Estrela e Vaga-lume. O figurino também será adaptado aos objetos encontrados no porão, reforçando o conceito da reciclagem.

Cada um dos personagens, insatisfeito com sua condição, almeja ser o outro. A Estrela deseja ser a Lua, que deseja ser o Sol, que deseja ser o Vaga-lume, que deseja ser a Estrela. Mas só o Vaga-lume terá uma solução para resolver esse conflito.

A trilha sonora é um diferencial do espetáculo. O diretor escolheu o trance, vertente da música eletrônica, pois segundo ele, “o trance livra o espetáculo do clichê infantil. O cenário da peça, em grande parte, é o céu, e esse tipo de música psicodélica é muito positivo para fazer referência à galáxia”.

As Artimanhas do Vaga-lume - Estreia dia 9 de janeiro de 2010, sábado às 16 horas no Teatro das Artes (Shopping Eldorado). Temporada: sábados e domingos às 16 horas até 28 de fevereiro de 2010. Direção e supervisão de texto: Rodrigo Sant’Anna. Texto: Criação coletiva. Elenco: Cleber Tolini, Isabelle Marques, Thalita Carauta e Rodrigo Sant'Anna. Ingressos: R$ 50,00 e R$ 25,00 (meia-entrada). Duração: 50 minutos. Classificação: Livre. Recomendação etária: a partir de 5 anos.

Teatro das Artes (Shopping Eldorado – 3º piso) – Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros. Tel: (11) 3034-0075. Capacidade: 743 lugares. Horário de funcionamento da bilheteria: terça a domingo a partir das 14h às 20h. Aceita os cartões: Visa, Master e Diners. Possui acesso para deficientes e ar condicionado.

Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável - Fernanda Teixeira
ARTEPLURAL Comunicação
fernanda@artepluralweb.com.br www.artepluralweb.com.br
adriana@artepluralweb.com.br