Teatro Infantil

TEATRO INFANTIL

AS AVENTURAS DE PEPINO

AS AVENTURAS DE PEPINO

Foto: Ivan Pontes

TEATRO DE ARENA EUGENIO KUSNET

Teatro Infantil

AS AVENTURAS DE PEPINO

Reestreia dia 9 de janeiro de 2010

Por Renata Lopes / Arteplural Comunicação

Atração para a garotada em janeiro, a peça e a exposição do acervo estão na programação dos 8 anos do grupo.  Os ingressos para a peça têm preços populares

Com oito anos de estrada, a Cia Rodamoinho, dos atores Fabiano Assis e Renata Flaiban, reestreia o espetáculo infantil As Aventuras de Pepino dia 9 de janeiro, sábado, às 16 horas no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Para assinar a direção, a companhia convidou Ednaldo Freire - da Fraternal Companhia de Artes e Malas Artes, que trabalha pela primeira vez com o grupo.

Além da peça, a Cia. Rodamoinho apresenta também exposição de figurinos, adereços, fotos e críticas. A mostra ficará aberta durante toda a temporada, aos sábados e domingos das 15h às 19h. O grupo foi contemplado com o edital da Funarte/Ministério da Cultura para ocupação do Teatro de Arena.

A peça conta a história de Pepino, menino ingênuo e atrapalhado que segue ao pé da letra o que sua mãe lhe diz e não consegue se dar bem no trabalho. Toda noite, ele e a mãe tocam sanfona e bandolim napolitano para espantar os bichos e dormir, pois é uma tradição na família do garoto. Então, Pepino sai de casa e enfrenta os mistérios da floresta, vive desafios, luta, derrota um ladrão e resolve o problema de uma moça chorona. Assim, encontra seu rumo.

Música, bonecos, narrativa e comicidade são as linguagens usadas pela Cia. Rodamoinho no espetáculo. “A pesquisa para a dramaturgia teve como base contos tradicionais de heróis tolos”, conta Renata Flaiban. "Foi desenvolvida a partir de dois contos: o de Orham, da cultura tradicional italiana, e o de João Preguiça, um conto britânico.”

Para executar a trilha sonora, o destaque fica por conta de um bandolim napolitano de cerca de 100 anos e uma sanfona Scandalli de 32 baixos, "dois instrumentos raros", informa Renata. Sobre a escolha do diretor Ednaldo Freire, Renata e Fabiano contam: "Convidamos Ednaldo Freire para aprofundar a arte cômica, devido a sua competência e larga experiência com a comicidade popular".

Em sua encenação, o diretor – que já dirigiu para crianças, entre outros, o Auto da Infância, em 2007, pela Fraternal Cia de Artes e Malasartes - lança mão de algumas técnicas de interpretação farsesca, como triangulações, pontes e hiperbolismo, construídos de maneira colaborativa com os atores. Na direção de As Aventuras de Pepino, Ednaldo Freire ressalta que "nunca se deve perder a perspectiva de que se trata de um espetáculo referendado na cultura popular, e como tal serve tanto para a criança como toda a família", completa.

A Cia Rodamoinho faz apresentações para escolas. O contato para agendamento é com Renata Flaiban no telefone (11) 4154-5319 / 9516-9802.

Ficha técnica:
Direção: Ednaldo Freire. Concepção e produção: Cia Rodamoinho. Direção musical: Fabiano Assis, Renata Flaiban e Guilherme Maximiano. Texto: Fabiano Assis e Renata Flaiban. Elenco: Fabiano Assis e Renata Flaiban.

AS AVENTURAS DE PEPINO – Reestreia dia 9 de janeiro de 2010, sábado, às 16 horas no Teatro de Arena Eugenio Kusnet. Temporada: sábados e domingos às 16 horas, até 31 de janeiro.
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 para estudantes, idosos e classe artística.
Duração: 55 minutos. Indicação: a partir de 4 anos.

EXPOSIÇÃO de figurinos, bonecos, fotografias, críticas e esboços de criação – De 28 de novembro/09 a 31 de janeiro/10, sábados e domingos, das 15h às 19 horas no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Grátis.

TEATRO DE ARENA EUGENIO KUSNET – Rua Teodoro Baima, 94 - Centro. Telefones: (11) 3259-6409 e 3256-9463. Horário da bilheteria: a bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo. Capacidade: 99 lugares. Não aceita cheques nem cartões. Acesso para deficientes físicos e ar-condicionado.

Assessoria de Imprensa
ARTEPLURAL Comunicação
Jornalista responsável - Fernanda Teixeira
site - www.artepluralweb.com.br