JPG Oferta da Semana 300x250 VI
 JPG Oferta da Semana 300x250 VI

TEATRO - RIO DE JANEIRO

Besame Mucho

Besame Mucho

Foto: divulgação

Roteiro de teatro Rio de Janeiro

Por Ana Paula Sant´Anna

Besame Mucho

Comédia de Mário Prata, com direção de Bomtempo, atravessa duas décadas

12 de outubro a 24 de novembro de 2011, Teatro dos Grandes Atores

Encenado pela última vez há quase 25 anos, o premiado texto “Besame Mucho”, de Mário Prata, retorna à cena a partir do dia 12 de outubro, no Teatro dos Grandes Atores, após duas temporadas de sucesso esse ano no Rio de Janeiro - Espaço Sesc Copacabana e Teatro Leblon. A produção marca o desfecho do ciclo de comemorações dos 25 anos de carreira de Roberto Bomtempo, responsável pela direção, que foi indicado ao Prêmio Shell 2010 de Melhor Ator pela montagem “Tomo suas mãos nas minhas”.

A comédia romântica, escrita em 1982, contextualiza o comportamento social de quatro amigos - Xico, Olga, Tuca e Dina - de uma cidade do interior, num período marcado não só pela revolução de 64, pelo AI-5 e pelas lutas políticas de 1968, mas principalmente pelas relações humanas vivenciadas em meio à repressão sexual, os bailes de debutantes, colégio de freiras, machismo e feminismo, namoros nas noites interioranas de domingo e tudo o que foi importante na história desses amigos.

A peça começa em 1982, e termina num baile de formatura em 1962. A trama é narrada de trás para frente, deixando as conseqüências aparecerem antes das causas. Percorre se assim vinte anos das vidas destes personagens. A montagem promove uma fusão do áudio visual ao teatro através de uma tela translúcida que, hora trás referencias áudio visuais da época em que a trama se desenrola, hora serve como uma parede invisível que permite ao espectador olhar pelo “buraco da fechadura”. Contextualizando historicamente e trazendo uma identificação imediata com os personagens.

A ação da peça se desenrola pelos anos da ditadura, momento marcante na vida de muitos brasileiros. A recuperação dessas memórias, pensamentos, imagens da época, sob o viés e o humor do texto de Mário Prata - vencedor do prêmio Moliére de 1982 - se mostrou, em nossas temporadas, muito eficaz na comunicação com o público, que fica, sempre, muito presente no espetáculo, se identificando, se reconhecendo, se divertindo. Isso porque Mario Prata vai além do viés político/partidário habitual da época, ele fala também da repressão, de como a sexualidade é mistificada e como isso pode causar traumas e distorções nas relações humanas. Ele mostra, com muito humor, o “raio x” do ser humano através de quatro diferentes “pessoas” de uma época tão importante para o país. Mário define o texto como: “Uma história de amor entre quatro pessoas, sem as quatro paredes. O jogo é aberto”.

Sinopse
Xico (Leandro Baumgratz) veio do interior para São Paulo onde se tornou escritor de sucesso, casou se com Olga (Janaina Moura), nascida na mesma cidade, mas vinda de um exílio em Paris em 1970 onde criou reputação como socióloga. O casal vive um drama de criatividade, ele é o “escritor de sucesso”, que recebe em 1979 o prêmio Moliere pela peça “Besame Mucho”, mas na verdade quem escreveu a peça foi sua esposa, Olga. Essa distorção de papéis vai destruindo a relação até a separação inevitável.

Tuca (Rafael Sardão) permaneceu no interior, e tornou se advogado de sucesso, ampliando os negócios do pai, casou se com Dina (Ana Paula Sant´Anna), dona de casa prendada, ingênua, que escolheu ser esposa e mãe. Um casal que se ama, mas enfrenta alguns problemas no casamento. Dina, em virtude de uma educação extremamente repressora que teve no colégio freiras e uma forte síndrome de culpa, não consegue se sentir plena no casamento, atrapalhando a relação do casal que chega até a pensar em separação. Tudo muda quando a Dina, numa tentativa de apimentar a relação, se veste de Marilyn Monroe, a fantasia funciona tanto que o casal passa a realizar as mais diversas fantasias sexuais, criando – através desse “jogo” - situações muitos divertidas.

Texto: Mário Prata. Direção: Roberto Bomtempo
Elenco: Ana Paula Sant´Anna, Janaina Moura, Leandro Baumgratz e Rafael Sardão.

Besame Mucho - Teatro dos Grandes Atores (396 lugares).
Avenida das Américas, nº 3.555. Shopping Barra Square 116 e 177 SS.Tel: (21) 3325-1645/2408-3015.
Horário: quarta e quinta, às 21h.
Ingressos: R$ 50,00 inteira; R$ 25,00 estudantes, classe artística e maiores de 60 anos.
Duração: 90 minutos. Classificação: 16 anos. Gênero: Comédia
Horário de funcionamento da bilheteria: terça a domingo das 15h às 20h.
Temporada: 12 de outubro a 24 de novembro de 2011 www.grandesatores.com.br


Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet