Home / Agenda Cultural de Brasília / “Brasília em Plano Aberto” no CCBB Brasília

“Brasília em Plano Aberto” no CCBB Brasília

FAC e Banco do Brasil apresentam:

Brasília em Plano Aberto

 

Segue em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil a série de sessões especiais, com exibição de curtas-metragens seguidas de bate-papo com seus realizadores – Brasília em Plano Aberto. Encontros com o cinema candango que guiam o espectador através da riqueza cinematográfica de todo o Distrito Federal.

Filme “Dia de folga”, de André carvalheira

Na sessão do dia 2 de agosto, Brasília em Plano Aberto tem como tema Ditaduras. A lei da anistia foi sancionada no Brasil em agosto de 1979, em função dessa data, os curadores Wol Nunnes e Maurício Witczak, selecionaram 4 curtas, produzidos em Brasília, que abordam as diferentes caras da ditadura. O cineasta convidado especial da noite, Nirton Venâncio, traz o seu curta “O último dia de sol”, que narra um fato que ocorreu na Madrugada de 1º de abril de 1964, o dia seguinte ao golpe militar. No filme ” Falta de ar”, de Érico Monnerat, um dos cineastas convidados, um homem idoso, com graves problemas respiratórios, vive amparado pela filha e em constante disputa com o neto. Já o curta ” A culpa é da foto”, dos cineastas convidados Joedson Alves, André Dusek e Eraldo Peres, traz depoimentos de fotógrafos que ousaram protestar na rampa do Palácio do Planalto, em uma terça-feira de 1984, em pleno governo militar. E “Dia de folga”, do cineasta André Carvalheira, fecha a sessão, retrata o dia de folga de um trabalhador. Após a sessão, tem bate papo com os cineastas. Em seguida, DJ do Coletivo Criolina, toca famosas trilhas do cinema, e foodbikes criam um clima de celebração para o cinema brasilense.

 

Brasília em Plano Aberto tem como proposta apresentar uma cartografia da produção cinematográfica realizada na Capital Federal nos últimos 40 anos ao reunir, em um só evento, registros e olhares de uma sociedade captados através das lentes dos cineastas experientes, com suas carreiras já consolidadas, assim como de jovens que despontam no cenário do audiovisual local e também nacional.

 

Serviço:

Mostra: Brasília em Plano Aberto

Local: Sala de cinema no CCBB Brasília

Dia e horário: 2 de agosto, quarta-feira, a partir das 19h30

Endereço: SCES Trecho 2

Entrada franca. Ingressos serão distribuídos na bilheteria do CCBB a partir de 1h antes do início da sessão

Classificação indicativa: 16 anos

Informações: (61) 3108-7600

Ficha técnica:

Idealização e Coordenação de produção: Wol Nunnes

Produção Executiva: Mauricio Witczak

Curadoria: Maurício Witczak e Wol Nunnes

Coordenação Administrativa: Guinada Produções (Guilherme Angelim)

Close caption: Filipe Capuchinho

Interpretação de Libras: Fernando Guireles

 

Contatos para entrevistas:

Wol Nunnes: wolnunnes@gmail.com  ou 9.8195-7696

Maurício Witczak: mauriciowitczak@gmail.com

 

Programação de 2017:

2 de agosto: Tema: Ditadura(s)

“O último dia de sol”, de Nirton Venâncio. Ano de produção: 1999. Tempo de duração: 18 minutos. Classificação indicativa: livre. Sinopse: Madrugada de 1º de abril de 1964, o dia seguinte ao golpe militar. Numa pequena cidade do interior nordestino, vemos a fuga de um militante político, com a mulher e o filho pequeno.

“Falta de ar”, de Érico Monnerat . Ano de produção : 2010 Tempo de duração: 20 minutos . Classificação indicativa: 16 anos.  Sinopse: Um homem idoso, com graves problemas respiratórios, vive amparado pela filha e em constante disputa com o neto.

A culpa é da foto”, de Joedson Alves, André Dusek e Eraldo Peres.  Ano de produção: 2015.  Tempo de duração: 15 minutos. Classificação indicativa: livre. Sinopse: Depoimentos de fotógrafos que ousaram protestar na rampa do Palácio do Planalto, em uma terça-feira de 1984, em pleno governo militar.

“Dia de folga”, de André Carvalheira. Ano de produção: 2006  Tempo de duração: 13 minutos . Classificação indicativa: 14 anos  Sinopse: Todo trabalhador tem seu dia de folga.

 

Check Also

Transfigurações, fotografias 1968-2012, de Roger Ballen

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, em sua Galeria Principal, representativa mostra com a trajetória artística …

Deixe seu comentário