300x250_zanox_Oferta da Semana
 JPG Oferta da Semana 300x250 VI

SÃO PAULO - TEATRO

Caleidoscópio

Caleidoscópio - Um Espetáculo de Improvisação Teatral

Foto: Adilson Felix

Roteiro de teatro - São Paulo

Flavia Fusco

Caleidoscópio - Um Espetáculo de Improvisação Teatral

Até 29 de novembro de 2011, no Teatro Eva Herz

Criado pela Cia do Quintal, pioneira, e hoje referência na linguagem do improviso no Brasil, Caleidoscópio - Um Espetáculo de Improvisação Teatral mistura humor e poesia.

Histórias da plateia são o ponto de partida para os atores, que se debruçam sobre o desafio de construir cenas de longa duração, ao calor do momento, tendo o público como testemunha. A trilha sonora também é criada ao vivo.

Esse tipo de espetáculo chamado de “longform” (formato largo)  é comum em vários países do mundo, mas praticamente inexistente aqui no Brasil.

"Com Caleidoscópio experimentamos um formato mais ousado, mais arriscado. Tentamos durante uma hora criar cenas que o público nem perceba que estão sendo improvisadas ali, na hora", conta Marcio Ballas, também apresentador do programa É Tudo Improviso na Band e um dos diretores do Jogando no Quintal, espetáculo já visto por mais de 250 mil pessoas.

Teatro Eva Herz (168 lugares) - Livraria Cultura | Conjunto Nacional. Avenida Paulista, 2.073 - Bela Vista - São Paulo/SP. Temporada: todas as terças-feiras. Até 29 de novembro de 2011, às 21h. | Preço: R$ 40,00 (meia-entrada para estudantes, idosos e aposentados) | Recomendação: 14 anos | Duração: 70 minutos. | Bilheteria: 11 3170-4059. Horário: Terça a Sábado, das 14h às 21h. | Domingo, das 12h às 19h.Espetáculo estreou em março de 2009 Call center da Ingresso.com: 4003-2330.

Sobre a Cia do Quintal

A Cia do Quintal, formada hoje por 16 integrantes, dedica-se à pesquisa, treinamento, produção, disseminação e divulgação da improvisação teatral no Brasil. É uma das únicas no mundo a combinar as linguagens do palhaço e da improvisação.

A Cia surgiu em 2001 com a criação do espetáculo Jogando no Quintal, já visto por mais de 250 mil pessoas e hoje o principal responsável por desenvolver e divulgar novos formatos de jogos e espetáculos de improvisação.

Além de fonte de inspiração para diversos grupos de improvisação em São Paulo, a Cia do Quintal colocou o Brasil no cenário internacional da improvisação por meio do intercâmbio com diversas companhias (da Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e Espanha) e da promoção de três festivais internacionais.

Seus integrantes também participaram de vários festivais internacionais e sagraram-se campeões mundiais no torneio de improvisação realizado no Festival Internacional de Teatro de Bogotá, em 2008.

Há cinco anos, a companhia mantém em São Paulo, com pioneirismo e seriedade, o Quintal de Criação, um centro de pesquisa e treinamento que se tornou referência nacional e internacional na linguagem da improvisação. O Quintal de Criação é hoje a principal matriz de formação na linguagem da improvisação para atores e leigos. Em seu “Quintal”, além do treinamento e desenvolvimento de pesquisa de linguagem, já foram ministrados inúmeros workshops com expoentes nacionais e internacionais da improvisação.