Warning: include(inc_lomadee/dinamico-lomadee-160x600.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/ndwsdica/public_html/camera-erudita.php on line 30

Warning: include(): Failed opening 'inc_lomadee/dinamico-lomadee-160x600.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/altphp54/lib/php') in /home/ndwsdica/public_html/camera-erudita.php on line 30

Warning: include(inc_lomadee/dinamico-lomadee-160x600.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/ndwsdica/public_html/camera-erudita.php on line 50

Warning: include(): Failed opening 'inc_lomadee/dinamico-lomadee-160x600.php' for inclusion (include_path='.:/usr/local/altphp54/lib/php') in /home/ndwsdica/public_html/camera-erudita.php on line 50

Cultura - Rio de Janeiro

Camerata Erudita - Maestro Israel Menezes (foto)

Camerata Erudita - Maestro Israel Menezes

Foto: divulgação / Maestro Israel Menezes

Por Cristina Aguilera

Música Clássica

Grupo 'Camerata Erudita' faz concerto gratuito de obras de Bach, Elgar, Grieg, Claudio Santoro, Guerra-Peixe e Betholven Cunha na Oficina Cultural Oswald de Andrade

20 de fevereiro de 2012 - Sexta

Dia 20 de abril de 2012, a partir das 20h30, o grupo paulistano Camerata Erudita faz concerto gratuito de obras de compositores nacionais e internacionais, com regência do maestro carioca convidado Israel Menezes. A orquestra, que é dirigida pelo maestro Miguel Forte, contará ainda com a participação especial do violinista solista Ricardo Takahashi.

Meia hora antes do concerto, às 20h00, o maestro convidado fará comentários a respeito das obras executadas, os compositores, períodos e características de cada obra escolhida. O atual repertório é composto por seis obras: Concerto para Violino em Lá Menor, de Bach, Serenata para Orquestra de Cordas, de Elgar, Erstes Begegnen, de Grieg, Mini Concerto Grosso, de Claudio Santoro, Mourão, de Guerra-Peixa, Macaíba, de Betholven Cunha.

Camerata Erudita

A Camerata Erudita é uma orquestra de câmara criada e idealizada pelo maestro Miguel Forte. Seu grande atrativo consiste na execução e divulgação da chamada “música de câmara”, originalmente escrita para pequenos espaços. Seu maestro e seus integrantes viram nesse trabalho a oportunidade de escolher seu repertório e disseminar o conhecimento adquirido em diferentes trabalhos profissionais na área musical. Composta por quinze integrantes, a grande maioria, jovens participantes de companhias de óperas, grupos de câmara e orquestras sinfônicas de São Paulo a Camerata Erudita vem se destacando pelo critério na escolha de seu repertório e também pela busca da excelência na execução dos mesmos, valendo-se sempre de grandes nomes da música nacional para transmitirem seus conhecimentos, buscando assim formar sua própria identidade.

Miguel Forte, maestro e idealizador da Camerata Erudita, iniciou seus estudos com Walter Novaes e tem em seu currículo estudos de regência coral com Jorge Sarmientos, João Wilson Faustini e Mara Campos, violoncelo com Heloisa Meireles e Ricardo Fukuda, regência orquestral com Paulo Maron e Sergio Chenee, atua ainda como chefe de naipe dos violoncelos da Orquestra do NUO - Núcleo Universitário de Ópera.

Maestro Israel Menezes - Bacharel em Regência e Mestrado pela UFRJ onde foi professor substituto por 4 anos, com cursos de extensão em Regência na Inglaterra na Ernst Read Music Association (ERMA), tem atuado como Maestro convidado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, produzindo obras em primeira audição mundial, e levando por diversas vezes programa inteiros de compositores brasileiros com orquestras estrangeiras. Tem Regido orquestras na França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Egito e Armênia. É Fundador e Regente Titular da Orquestra Rio Camerata (www.orc.art.br) desde 1986 e da Orquestra de Câmara do CSVP, Niterói-RJ. É membro titular da Academia Nacional de Música e em Julho de 2011 foi Laureado em São Paulo pela associação Brasileira de Artes, Cultura e Educação com a “Comenda Carlos Gomes”.

Ricardo Takahashi - Iniciou seus estudos aos 5 anos de idade e obteve sua formação musical com o prof. Tosio Takeda, posteriormente com o professor Ayrton Pinto na UNESP e aperfeiçoamento com o prof. Ilan Gronnish (Alemanha). Participou de master classes com os violinistas Viktor Danchenko, Jerrold Rubenstein, Glenn Dicterow, Ole Bohn entre outros.

Foi professor do Conservatório do Brooklin e da Instituição Magda Tagliaferro e atualmente leciona na Escola Municipal de Música e Instituto Fukuda. Integrou a Orquestra Experimental de Repertório na qual foi finalista do concurso Jovens Solistas. Vencedor do concurso da World Jeunesse Musicalis obteve uma das três vagas destinada a América Latina.

Integrou a Orquestra de Câmara Villa Lobos, Orquestra Jazz Sinfônica, Bachianas Chamber Orquestra, Orquestra Sinfônica do Mato Grosso, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (chefe de naipe). Atualmente integra a Orquestra Bachianas Sesi SP (chefe de naipe) e a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo desde 94. Em 2001 participou com a OSUSP da turnê realizada na Alemanha e Suíça. De 2009 a 2011 se apresentou junto a Orquestra Bachianas no Lincoln Center em NY, sendo que na última ocasião atuou como solista no Broward Center (Fortlauderdale) e Avery Fisher Hall- Lincoln Center (New York).

Como camerista atuou no Spoletto Festival - EUA, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Festival Internacional de Cordas - Tatuí, Oficina de Música de Curitiba e como solista no Festival Eleazar de Carvalho. Em 2009 realizou um concerto juntamente com o Quarteto de Leipzig em sua turnê ao Brasil. Atua no Quarteto Camargo Guarnieri desde 2008, e realizou no ano seguinte a gravação da obra completa dos quartetos de cordas do autor. Atua também no Neymar Quarteto, tendo gravado o CD “Intervalo” selecionado pelo PAC a realizar a produção e gravação de disco inédito.

INFORMAÇÕES - Programa Música do Mundo: Swiss College Dixie Band - Jazz Dixieland
Data: 20 de abril de 2012
Horário: Sexta, às 20h30
Preço: Entrada franca
Classificação etária: livre

LOCAL - Oficina Cultural Oswald de Andrade (Lotação 90 lugares)
Rua Tres Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP. Telefone: 11 3222 2662 www.canalaberto.com.br