Home / Agenda Cultural de São Paulo / Cannabis é tema de maratona de startups em São Paulo

Cannabis é tema de maratona de startups em São Paulo

Uma competição de startups vai agitar São Paulo e quebrar estigmas. É a Maratona Ignition, um programa de pré-aceleração de negócios e empresas, que já movimentou Brasília por duas vezes acontecerá pela primeira vez fora do DF. O local escolhido foi São Paulo, uma cidade cosmopolita e aberta a novas ideias para discutir algo inovador: o mercado canábico e o empreendedorismo do segmento. O evento será no dia 28 de outubro e as inscrições seguem abertas até o dia 14 de outubro.

Maratona Ignition – Edição Lifestyle terá duas etapas: seleção e imersão de conteúdo. Até 10 projetos serão selecionados para participar de um dia inteiro de atividades de mentoria, networking e prototipagem. Ao final do programa, uma das equipes será premiada com aporte para sair de fato do papel. A premiação inclui espaço físico de trabalho, exposição de produtos em lojas colaborativas e consultoria de especialistas da área.

“Esse mercado é uma tendência e empreendedores que querem investir nesse ramo precisam de orientação. A Maratona é o ponta pé inicial. Ao mesmo tempo que estruturam melhor o negócio, recebem orientações de aplicabilidade. O projeto que melhor se desenvolver, mostrando que será autossuficiente, autossustentável, capaz de ser rentável, será considerado o vencedor”, explica Fernando Santiago, criador da 55Lab.Co e empreendedor.

As inscrições podem ser feitas no site ht

tps://www.sympla.com.br/maratona-ignition—lifestyle-sao-paulo__184954, onde também estão as regras e como será o processo de seleção. É necessário: um pitch (apresentação clara e concisa), um vídeo de no máximo um minuto em meio explicando o projeto e uma descrição rápida em slideshare, que deve conter os seguintes pontos: problema, solução, público-alvo, monetização e escalabilidade.

A inscrição do projeto não garante a participação no evento. Serão selecionados até 10 times para o Maratona Ignition – Edição Lifestyle. Cada equipe poderá ter no máximo cinco integrantes. A divulgação dos projetos selecionados para participar da será realizada dia 16 de outubro.

Edições anteriores

O Maratona Ignition se iniciou no ano passado com o tema “impacto social”. Participaram ideias que se mostrassem rentáveis, porém tivessem algum tipo de ação positiva na sociedade. A vencedora foi a startup Be.Cause, que produz camisetas através de recursos ecologicamente corretos, com total sustentabilidade, e empregando ex-presidiários, dando oportunidade a estas pessoas que vêem as portas se fecharem após o cumprimento de suas penas. Outro ponto bacana é que a cada coleção, uma cauda é abraçada e 20% das vendas é destinado a ela.

 

Este ano, a proposta trouxe o debate a respeito da cannabis. Negócios legalizados que usem a planta como base para sua economia se envolveram no evento, com uma procura até mesmo surpreendente. Desde negócios de saúde e pesquisa até mesmo ideias envolvendo ecologia e sustentabilidade.

 

Oportunidade para empreender

A proposta da Maratona Ignition é elevar o nível do mercado ao abrir os olhos de empreendedores para o que está acontecendo no mundo hoje. “A competição é uma forma não só de desenvolver uma empresa, mas também uma oportunidade de reunir pessoas que acreditam nesse tipo de modelo de negócio e querem ser vanguardistas”, reflete Santiago.

A cannabis ainda está ligada a um estilo de vida estigmatizado. O assunto é pouco debatido por receio da associação da imagem ao segmento. No entanto, em termos mercadológicos, principalmente no mercado externo onde o princípio ativo é negócio, é setor oferece possibilidades de crescimento, além profusão de serviços e produtos, gerando bilhões de dólares e empregos para o segmento.

Nessa vertente, cresce o empreendedorismo de lifestyle do segmento canábico, que inclui produtos e serviços que vão além consumo da maconha. A planta é usada na produção de roupas e cosméticos. Calvin Klein, Ralph Lauren e Giorgio Armani já produziram peças com cannabis como matéria prima. A fibra é superior ao algodão em relação à resistência, respirabilidade da pele, função antibacteriana e sustentabilidade, uma vez que quase dispensa uso de agrotóxicos.

A ideia vencedora sairá da Maratona Ignition com um prêmio de R$20.000,00 para o projeto sair do papel, ou seja, o valor é pago em serviços imprescindíveis para sua implementação. O vencedor receberá mentoria, consultorias empresariais e jurídicas, além de um espaço para exposição do produto na 55Lab.Store e horas nas estações de trabalho do local.

Serviço

Maratona Ignition – edição Lifestyle SP

Inscrição: até 14 de outubro

Divulgação dos selecionados: 16 de outubro

Dia do evento: 28 de outubro, das 9 às 23h

Informações: http://55lab.co

Facebook.com/55lab.co

Instagram: @55lab.co

Check Also

Entrada Franca São Paulo – Orquestra Humanação Popular

Entrada Franca São Paulo No próximo domingo, dia 25/06 – às 14h00, no espaço São …

Deixe seu comentário