Teatro Rio

TEATRO RIO DE JANEIRO

“CARMEN, O IT BRASILEIRO”

Carmen, o it brasileiro

Foto: divulgação

Teatro João Caetano

“Carmen, o it Brasileiro”

Musical de Fátima Valença Direção Antonio DeBonis

Com Andrea Veiga Nedira Campos, Ana Carolina Machado, Luiz Avellar e Marcelo Nogueira

De 07 de janeiro a 7 de fevereiro de 2010

Por Daniella Cavalcanti Assessoria de Imprensa

O espetáculo, uma homenagem a Carmen Miranda no ano do seu centenário, resgata a história dessa grande artista, durante a década de 30, quando, ainda no Brasil, começou a construir essa imagem tão forte que até hoje nos remete a um mundo onde nosso imaginário se perde ao tentar desvendá-la.

“It”: pronome da língua inglesa muito utilizado nos anos 30 para dizer que algo ou alguém tinha “um quê, um certo traço, ou alguma coisa que fascina, que encanta, que atrai, um charme, magnetismo”*. Nesta época, Maria do Carmo Miranda da Cunha não era só Carmen Miranda, mas também a “cantora do It”.

Através de textos assinados por Fátima Valença, a montagem, sob direção de Antônio De Bonis e direção musical de Alexandre Elias (indicado ao Shell de Teatro 2009), vai mostrar como a imagem da “pequena notável” se formou. A abordagem sai do lugar comum no conceito e na forma. O ponto de partida não é a imagem já conhecida pelo grande público, mas sim a sua origem. Canções “Tico Tico no Fubá”, “Chuá Chuá”, ”T’aí – P’rá você gostar de mim” e “Jura”, são alguns dos sucessos que compõem a trilha sonora do espetáculo.

A atriz Andréa Veiga, acompanhada por quatro atores (Nedira Campos, Ana Carolina Machado, Luiz Avellar e Marcelo Nogueira) e seis músicos (que representarão o Bando da Lua), conta no palco a trajetória fascinante de um período pouco explorado da carreira deste ícone da cultura popular brasileira, que cresceu na Cidade Maravilhosa e conquistou os palcos do mundo inteiro.

Carmen Miranda é uma referência da cultura brasileira mundo afora. E não só seu talento e sua forma irreverente e sensual de interpretar canções influenciam gerações atuais; mais de 70 anos depois, a moda que ela ditou, com seus chapéus exuberantes, balangandãs, babados, plataformas e decotes, ainda é fonte de inspiração. Carmen captou a alma e a essência da identidade cultural brasileira. O musical procura imortalizar parte fundamental da formação cultural e da história do nosso país.

Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/no – Centro)
Temporada: 07 de janeiro a 07 de fevereiro Informações: 2332-9257/2332-9166 Horários: Quinta, Sexta e sábado às 20h e Domingo às 19h Ingressos: Quinta e Domingo – R$20,00/ Sexta e Sábado – R$30,00 Bilheteria: de terça a domingo, das 14h às 18h Capacidade: 1.222 lugares. Duração: 1h40 ou 100 minutos Classificação indicativa: 12 anos