NUTRIÇÃO - DICAS DE ALIMENTAÇÃO

Dicas de como se alimentar nas festas de fim de ano

DICAS DE COMO SE ALIMENTAR NAS FESTAS DE FIM DE ANO

Foto: divulgação

Nutricão - Alimentação saudável

Por Regina Corrêa / Nutricionista

Ceia de Fim de Ano

Como se alimentar nas festas de fim de ano

• Fim-de-ano se aproximando é sinônimo de muitas festas e comemorações. Normalmente os alimentos consumidos nessas reuniões são extremamente calóricos, ricos em gorduras, doces, sobremesas e bebidas calóricas. Realmente esse não é o momento ideal para se iniciar um regime alimentar mas sempre é hora de começar uma re-educação alimentar. De que forma?

• Na véspera de Natal e no Reveillon normalmente comemos muita variedade de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.

• Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos.

• O ideal é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possível combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc), pois promovem a sensação de saciedade.

• Nas preparações dos alimentos substitua os produtos convencionais por lights (p.ex.: maionese, creme de leite, margarina, etc).

• Dê preferência as preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras.

• Para as sobremesas abuse nas frutas e nos sucos. Utilize as frutas da época pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego.

• Tire o foco da comida. O mais importante é estar com as pessoas, se confraternizar e até planejar em grupo uma mudança de padrão alimentar para o próximo ano. Combinem para que nos próximos eventos as preparações sejam mais saudáveis.

• Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu ... coma devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!

No mais divirta-se, tenha um excelente Natal e Ano Novo cheio de realizações!
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ... MENTE E CORPO EQUILIBRADOS!

Dica de bebida refrescante - Mate gelado com laranja

Ingredientes

Mate gelado com laranja 1 de xícara de chá de mate gelado
suco de 1 laranja (pode ser pêra, seleta, natal)
adoçante a gosto

Preparo

Bata tudo no liquidificador junto com dois cubos de gelo e sirva em seguida. Decore com rodelas bem fininhas de laranja.

Rende 1 porção de 60 calorias cada

 

 

Regina Corrêa – Nutricionista Clínica
Programa personalizado de orientação nutricional e re-educação alimentar
para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Atendimento: Contato Regina Corrêa