Teatro Infantil

TEATRO INFANTIL SÃO PAULO

CALDEIRÃO DE HISTÓRIAS

CALDEIRÃO DE HISTÓRIAS

Foto: divulgação

Teatro de Bonecos

O infantil CALDEIRÃO DE HISTÓRIAS, da Cia Articularte, faz pré-estreias abertas ao público

Estreia dia 20 de fevereiro, sábado, às 16h - Grátis

Por Fernanda Teixeira / Arteplural Comunicação

Espetáculo de Teatro de Sombras e Bonecos (técnica marote boca - tamanho humano), Caldeirão de Histórias - criado a partir de histórias, memórias e causos contados por moradores da Zona Oeste da cidade de São Paulo - estreia dia 20 de fevereiro, na Casa do Pequeno Cidadão (Rua Aliança Liberal, 84 - Alto da Lapa) – ao todo serão 10 apresentações em 10 garagens diferentes. A peça é resultado do trabalho da Cia Articularte no Projeto Teatro Garagem, que foi desenvolvido durante 10 meses de 2009 em garagens de casas da zona Oeste. Nesses encontros, o grupo apresentava a peça A Cuca Fofa de Tarsila (Prêmio Panamco 2000) e depois estendia no chão um tapete repleto de objetos. A partir desses objetos, os integrantes da Cia. Articularte instigavam esses públicos (crianças, jovens e adultos) a contarem suas histórias de vida.

Criação coletiva, com direção geral de Dario Uzam, bonecos de Surley Valério e Cia. Articularte, o espetáculo Caldeirão de Histórias conta com os manipuladores Cida Lima, Manfrini Fabretti, Claudia Campos e Jussara Bracco. Em 45 minutos, o espetáculo - indicado para crianças a partir de 04 anos, com ótimo acompanhamento de adultos – reúne histórias "muito interessantes, envolvendo curiosidade, ingenuidade e até contos de medo", informa o diretor da Cia Articularte.

Dario conta que o retorno de conteúdo do Teatro Garagem foi ótimo. "As pessoas se divertiam e também se emocionavam contando seus casos. Como a história (contada pela mãe) de uma menina muito curiosa, que tirou um peixinho do aquário e colocou-o no tapete. "Quando a mãe chegou em casa, o peixe estava morto no tapete da sala e a menina do lado dele contou que resolveu retirá-lo do aquário porque ele estava cansado. Quando tirou o peixinho, ele ficou muito feliz, pulou, pulou e depois...dormiu...”, diz Dario.

Outro caso envolve a emoção de uma mulher que sempre herdava as roupas da família, ou seja, o vestido de menina era feito (e ficava lindo) com o tecido das calças velhas do pai ou avô. "A gente ouviu, ainda, muita história curiosa. Em uma delas, quando o bairro do Sumaré ainda era um morro, tinha uma noiva que faleceu em circunstâncias misteriosas. Ela virou um fantasma e aparecia depois da meia noite, pedindo aos homens que encontrava tirarem a sua grinalda”, relata Dario.

Contemplada em 2009 com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, a Cia Articularte também desenvolveu no ano passado dentro do mesmo projeto, Teatro de Residência, na Sala Linneu Dias do Teatro Plínio Marcos, representando, gratuitamente, todas as 08 peças de seu repertório, realizando 50 sessões.

Sobre a Cia. Articularte
A companhia está completando 10 anos de atividades teatrais em 2009. Procurando trabalhar sempre com compromisso cultural em suas pesquisas e espetáculos, a companhia conta hoje com diversas conquistas, entre elas o Prêmio Panamco 2000, Categoria Especial - Criação de Bonecos para o espetáculo A Cuca Fofa de Tarsila. Participou do Projeto Viagem Teatral - SESI (2000), da Caravana Paulista de Teatro/2000, da Secretaria do Estado da Educação. Em 2002, participou do Festival Nacional de Curitiba/Fringe com as peças: A Cuca Fofa de Tarsila e O Trenzinho Villa- Lobos, que também fez parte da Mostra Infantil de Bonecos (SESI); e do XI e XII Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, em Curitiba, de caráter internacional. Prêmios Funarte Petrobrás para a produção da montagem "Era uma vez eu", texto de Luis Alberto de Abreu (autor da minissérie televisiva "Hoje é Dia de Maria").

Pré-estreias
Dia 20 de fevereiro, sábado, às 16 - Associação Nossa Turma (Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Vl. Leopoldina) ESTREIA – dia 20 de fevereiro, sábado, às 16 horas - Casa do Pequeno Cidadão
(Rua Aliança Liberal, 84 - Alto da Lapa)

Próximas apresentações:
Dia 21 de fevereiro – domingo, às 16h30h - Garagem do Sr. Tarcisio (divisa com Cajamar).
Dia 27 de fevereiro – sábado, às 17 horas - Garagem do Paulo e da Matilde (Perus).
Dia 06 de março – Sábado, às 17 horas - Associação dos Amigos de Bairro (Raposo Tavares).
Dia 07 de março – Domingo, às 17 horas - Garagem da Maestrina Renata (Av. Pio XI - Lapa).

CALDEIRÃO DE HISTÓRIAS
Direção geral: Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério e Cia. Articularte.
Manipuladores: Cida Lima, Manfrini Fabretti, Claudia Campos e Jussara Bracco.
Produção: Cia. Articularte.
Duração: 45 minutos.
Preço: Grátis.
Indicação: para crianças a partir de 05 anos
Site: www.articularte.com.br

Assessoria de Imprensa
ARTEPLURAL Comunicação
Jornalista responsável - Fernanda Teixeira
site - www.artepluralweb.com.br

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet