PUBLICIDADE

Agenda Brasil

BELO HORIZONTE - TEATRO

Coletivo Movasse

Fábulas do Agora

Foto: Glenio Campregher

Roteiro Cultural Belo Horizonte

Por Luciana d’Anunciação

Coletivo Movasse

Coletivo Movasse realiza performances na Praça Sete e no Mercado Central

O Coletivo Movasse apresenta duas intervenções urbanas gratuitamente, durante os finais de semana do mês de abril, em dois dos principais pontos turísticos de BH, buscando levar a dança contemporânea para o cotidiano das pessoas e ocupar de maneira inusitada e artística espaços urbanos.

A performance ‘“Um Passo a Mais” poderá ser vista na Praça Sete, às 11 horas, nos dias 09, 16 e 23 de abril. E a intervenção ‘Fábulas do Agora’ será apresentada nos dias 10, 17 e 24 de abril, às 11 horas, no Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744 – Centro). As apresentações são gratuitas e foram viabilizadas através do programa de Subvenção a Eventos de Potencial Turístico da BELOTUR. Outras informações pelo telefone (31) 3292 5235 e no site www.movasse.com.

“Um Passo a Mais”

“Um Passo a Mais” é uma intervenção urbana que acontece nas marquises da cidade. Dois bailarinos dialogam com o público e com o espaço ao som do ruído urbano, interagindo com a arquitetura, despertando curiosidade nos pedestres e chamando a atenção para o fazer artístico no cotidiano da movimentação das cidades.

Ficha Técnica
Criação e Concepção: Carlos Arão e Fábio Dornas
Duração: 30 minutos
Local das apresentações: Marquises e Ruas
Figurino: Victor Leander (Lispector)

Fábulas do Agora

"Fábulas do Agora" acontece em espaços urbanos abertos ao público, preferencialmente centros comerciais. Através de bailarinos-personagens, são produzidas imagens lúdicas que se relacionam com os antigos contos de fadas presentes no inconsciente coletivo de qualquer pessoa.

O formato da apresentação é aberto, no sentido de contar com a capacidade de improvisação dos artistas envolvidos e com a participação direta do público para a construção do mesmo.

Esta intervenção é resultado projeto "Arte Expandida", mais especificamente o "Laboratório de Textualidades Cênicas", uma iniciativa da Fundação Municipal de Cultura. O trabalho foi apresentado formalmente em setembro de 2008 no Mercado Central em Belo Horizonte. E em novembro do mesmo ano, no mercado Ver-o-Peso, em Belém.

Ficha técnica
Criação e concepção: Movasse – Coletivo de Criação em Dança
Bailarinos: Andréa Anhaia, Carlos Arão, Ester França e Fábio Dornas
Curadoria: Nina Caetano e Fernando Mencarelli
Consultoria: Antônio Araújo

Performances gratuitas do Coletivo Movasse

"Um Passo Mais"
Dias 02, 09, 16 e 23 de abril - 11 horas - Praça Sete
"Fábulas do Agora"
Dias 03, 10, 17 e 24 de abril - 11 horas - Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744 – Centro).

COLETIVO MOVASSE

O Movasse é um coletivo de criação que visa manter o trânsito livre de pessoas, informações e ideias. Surge no cenário da dança contemporânea para agregar pensamentos, na tentativa de reunir e praticar ideias sobre o movimento. 

Tendo na sua raiz a diversidade, não há o receio de cair ou fugir de tendências, ou até mesmo de encontrar uma determinada linguagem. Contudo, visa proporcionar um lugar de reflexão e porto seguro para a realização de propostas artísticas inusitadas. 

Sediado em Belo Horizonte (MG), mas com os olhos voltados para a cultura brasileira, seus idealizadores são Carlos Arão (PB), Andréa Anhaia (PE), Ester França e Fábio Dornas (ambos de MG). Bailarinos com diferentes formações, informações e influências, mas unidos por uma afinidade artística: o movimento. Dessa forma, MOVASSE é um espaço aberto para diferentes formas de pensar a dança, além de ser um lugar de discussão, debate, pesquisas teórica e corporal. 

É voltado para aqueles que querem aprender, ensinar ou doar para a dança contemporânea algo de próprio, sem determinismos e fugindo de rótulos pré-estabelecidos. Abre discussões, não fecha caminhos. Desmistificando o corpo e trazendo a dança para o mais perto e possível para as pessoas. 

Em sua trajetória, o Movasse conta uma apresentação da coreografia “Não me Fales de Freddy Krueger” em San Sebastian, na Espanha (2010) e com participações em alguns dos mais importantes eventos dedicados a cultura e a dança, em diversos pontos do Brasil.

www.movasse.com 

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet