Cultura e Diversão Brasília – Espetáculo de Teatro 5 Minutos

Para comemorar seus 20 anos de palco, a atriz brasiliense Anna França convida destacados nomes da cena teatral brasiliense para montagem de seu primeiro monólogo

Um solo poético que transita pela dramaturgia aberta e pela performance, em uma estética lírica e experimental.

A partir de um diálogo criativo e potente entre três artistas do Distrito Federal, com significativa trajetória, 5 MINUTOS fricciona linguagens do fazer artístico, com o singular objetivo de explorar novas vertentes para o trabalho cênico. “Vejo nas parcerias entre artistas locais e no experimentalismo estético, um caminho para aprimorar nosso trabalho enquanto criadores teatrais”, defende Anna França, atriz do espetáculo e que assina a idealização e coordenação do projeto.

Para a montagem do espetáculo, que celebra seus 20 anos de carreira como atriz, Anna França convidou o dramaturgo Jonathan Andrade para, ao lado de Rachel Mendes, assinar a direção do monólogo. “Jonathan abraçou o projeto com generosidade e potencializou a experimentação de novas linguagens estéticas. Já a Rachel, grande parceira e que me incentivou para a construção desta montagem, é uma profissional experiente e me dirigiu em diversos outros trabalhos”, conta Anna França.

5 MINUTOS desvela uma estética composta a partir de elementos biográficos da intérprete, da busca pelo contato com o espectador e da construção de uma rede de encontros e de afetos. A montagem almeja verticalizar o trabalho da intérprete, com a criação de uma encenação focada no corpo da atriz, em suas memórias e na potência mítica das ações, imagens e textos, em diálogo com o espectador.

A dramaturgia expõe questões éticas da contemporaneidade, partilha e agrega afetos e cria paisagens narrativas de perda, solidão, esperança, amor e saudade. O espetáculo provoca o ser humano em sua tentativa de reinvenção de si e da realidade que o cerca. “5 MINUTOS é uma tentativa de oxigenar a vida, um respiro de simplicidade diante do desenfreado cotidiano atual”, comenta Anna.

“Neste monólogo temos uma Anna França desconhecida do público. Não é uma comédia. O texto é denso, fala da vida e do mundo. São questões cotidianas em sua profundidade e a atriz/ persona se desvela, se revela, se renova e se refaz. Anna França é forte, chora, ri…”, avisa a diretora Rachel Mendes.

Além de cumprir temporadas nos teatros Goldoni, no Plano-Piloto, e H2O, no Recanto das Emas, a atriz realiza três performances em espaços públicos do Plano Piloto, Taguatinga e Guará. A itinerância do espetáculo pelo Distrito Federal contempla ainda duas apresentações gratuitas para alunos do EJA – Ensino para Jovens e Adultos, seguidas de bate-papo. O espetáculo foi selecionado pelo Laboratório da Cena da Funarte 2015. O projeto conta com patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal.

Ficha técnica:
Atuação: Anna França
Direção: Jonathan Andrade e Rachel Mendes
Dramaturgia: Jonathan Andrade
Iluminação: Dalton Camargos
Sonoplastia: Cesar Lignelli
Produção: Carvalhedo Produções e Guinada Produções
Direção de Produção: Tatiana Carvalhedo
Produção Executiva: Guilherme Angelim e Rogério Almeida
Designer gráfico: Jana Ferreira
Fotografia: Diego Bresani (Estúdio Carbono)
Registro Videográfico e Edição: Vinícius Fernandes
Realização: Grupo Depois da Cinco

Serviço:
Espetáculo: 5 MINUTOS

Temporadas:
Teatro H2O, Recanto das Emas (Qd. 101, Conj. 12 Loja 07). Dias 22, 23 e 24 de setembro. Às 21h. Informações: 3028.2118
Teatro Goldoni (EQS 208/209 It A – Asa Sul). Dias 30 de setembro, e 1º e 2 de outubro. 30/09 e 01/10, às 21h, e 02/10, às 20h. Informações: 3244-3333.
Ingressos: R$ 20,00 (inteira); e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, portadores de necessidades especiais, maiores de 60 anos e professores).
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: 14 anos.

Uma sessão em cada um dos teatros por onde o espetáculo irá passar contará com tradução para Libras e áudio descrição.

Check Also

“Brasília em Plano Aberto” no CCBB Brasília

FAC e Banco do Brasil apresentam: Brasília em Plano Aberto   Segue em cartaz no …

Deixe seu comentário