NossaDica.com - Agenda de cultural do Brasil

Exposição - São Paulo

Geórgia Kyriakakis exibe sua recente produção em “Meridianas”, na Funarte SP

Geórgia Kyriakakis exibe sua recente produção em “Meridianas”, na Funarte SP

Foto: divulgação

Por Tiago Santos

A Funarte São Paulo apresenta a partir de 21 de fevereiro de 2013, às 19h, um panorama sobre a atual produção da artista Geórgia Kyriakakis. Intitulada “Meridianas”, a mostra é composta por seis séries de trabalhos que dão continuidade à pesquisa da artista sobre os limites de fragilidade e instabilidade, motivada agora pelo interesse na geografia em seus mais variados aspectos. A mostra conta também com um programa educativo, elaborado por Milene Chiovatto, responsável pelo setor educativo da Pinacoteca do Estado e realizado por Leandro Roman e Daniela Azevedo. O projeto, criado especialmente para a mostra, é dirigido para professores e estudantes de arte, e integra uma programação de palestras para professores, encontros com a artista, videos, publicações nas redes sociais, entre outras ações educativas.

Selecionada pelo Prêmio Funarte Arte Contemporânea 2012, Geórgia Kyriakakis apresenta obras criadas a partir de técnicas híbridas e inovadoras, que misturam livremente linguagens e materiais, como fotografia, escultura e objeto, construídos com madeira, correntes metálicas, pó de metal carbonizado, entre outros

Os trabalhos de Geórgia se interessam pelas vibrações secretas dos objetos, um ânimo invisível, capaz de surpreender e resgatar sentidos e experiências sensoriais abandonados pelo mundo dos aplicativos e tecnologias contemporâneas. Sua produção trabalha o acontecimento e seus efeitos, alterando fragilidade e força, impondo ritmo, tensão e poesia.

“Meridianas” compõe-se pelas séries: “Meridianas” (2012) - obra inédita de titulo homônimo ao da exposição, composta por 2 cadeiras distanciadas e interligadas por uma montanha de matéria lábil.. Nas “Meridianas”, a interação entre corpo e materia, provoca o atravessamento e a interdepêndência de ambos; “Horizontes Elásticos” (2012) - conjunto de cinco fotografias de horizontes marítimos cuja imagem foi captada sem o procedimento, quase automático e natural, de nivelamento da câmera em relação à horizontalidade do nível do mar. “Zona de Controle” (2012) - tríptico composto por 3 fotografias de nuvens carregadas da energia de uma tempestade iminente; “Coordenadas” (2011) - espécie de situ/ação escultórica, composta por 6 mesas de madeira, que são suspensas por finos cabos de aço e niveladas pelo peso de um pó metálico. Sob a regência de um equilibrio delicado e frágil as mesas parecem flutuar, soltas do chão; “Deixa Passar” (2011)- Instalação composta por quatro mesas de madeira que são atravessadas por finíssimas correntes metálicas. O conjunto cria uma espécie de campo/corpo maleável, sensível à presença e à intervenção do sujeito e onde as oposições entre peso e leveza, materialidade e imaterialidade, opacidade e transparência parecem se confundir e se neutralizar; e “Genius Loci” (2011) – registro fotográfico de ação na qual a artista tenta posicionar-se perpendicularmente em relação ao chão de uma via pública íngreme. A inclinação do corpo e o enquadramento da câmera produzem uma espécie de empenamento da paisagem.

INFORMAÇÕES
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012: Geórgia Kyriakakis - “Meridianas”

Abertura: 21 de Fevereiro de 2013, às 19h
Período expositivo: 21 de Fevereiro a 02 de abril 2013
Palestra do educativo/encontro com professores: 28 de fevereiro de 2013 | 15h às 17h
Encontro com a artista: 28 de fevereiro de 2013 | 17h30 às 19h.
Local: Funarte São Paulo - Galeria Flávio de Carvalho
Campos Elíseos: Alameda Nothmann, 1058, tel. (11) 3662-5177. Segunda a domingo 10h às 21h. Entrada Franca.
Realização: Funarte, Ministério da Cultura e Governo