CULTURA RIO

República da Poesia

Por Hayla Leite / Assessoria de Imprensa

Homenagem a Manuel Bandeira no Casarão Ameno Resedá

O Casarão Ameno Resedá, em parceria com o grupo Os Goliardos, apresenta a República da Poesia, uma homenagem ao poeta Manuel Bandeira, que acontece gratuitamente no dia 23 de maio, às 20h.  Idealizado pelo grupo Os Goliardos e pelo professor Carlos Lessa, o projeto República da Poesia compreende de três momentos, na mesma noite, e acontecerá uma vez por mês, durante três meses. Neste mês de maio, no primeiro momento, uma homenagem ao poeta Manuel Bandeira, através de um recital dramatizado de seus poemas. Em seguida, uma palestra com o professor André Gardel, autor do livro: Um encontro entre Manuel Bandeira e Sinhô. No terceiro momento, uma roda de poesia com os poetas do grupo Os Goliardos e outros que estiverem presentes que quiserem participar.

A elaboração do projeto "República da Poesia” surge com a proposição de articular a imaginação poética junto a um público acostumado ou não a ouvir poesia. Para Jenesis Genuncio, diretor do grupo Os Goliardos, “essa oportunidade singular de troca de experiências é a tônica do projeto. Um cruzamento de vozes para captar uma cidade em permanente mutação, uma espécie de 'Ágora', onde sentimentos, emoções, expectativas e informações vão  compondo novos cantos e sendo reelaborados mensalmente, nesses encontros poéticos”.

Trata-se de evidenciar trabalhos dos criadores culturais, fazendo ecoar a voz dos poetas da cidade, nascidos aqui ou não, abrindo caminhos para superações, para avanços coletivos que delineiem a paisagem cultural e revelem estilos de época, nos quais entretenimento e cultura sejam uma coisa só. 

O Casarão Ameno Resedá é um espaço dedicado a shows com o objetivo de ser um ponto de referência cultural na cidade e reúne três conceitos básicos: alegria, música e gastronomia. O nome do espaço é uma homenagem a um dos mais importantes ranchos de carnaval do início do século passado e tem espaço para shows de até 250 lugares. O Casarão possui uma  grade fixa (de quinta a sábado) formada por seis grupos instrumentais com participações de seis grandes cantores da atualidade que realizarão bailes nos quais serão tocados clássicos do nosso repertório instrumental e shows nos domingos, segundas e terças-feiras com grandes nomes da nossa música. 

INFORMAÇÕES 
Datas: 23 de maio de 2012 | Horário: Quarta, às 20h
Ingresso: Evento gratuito

LOCAL
Casarão Ameno Resedá

Rua Bento Lisboa, 4. Catete RJ, esquina com Rua Pedro Américo 277 - Telefone: (21) 2556-2427 www.casaraoamenoreseda.com.br