300x250 Natal
300x250_zanox_Oferta da Semana
 300x250_zanox_Oferta da Semana
 lazer/300x250.gif


CULTURA SÃO PAULO

Seminário #Procultura

Por Muda Cultural

Chegou a hora de mudar a Lei de Incentivo à Cultura

19 de maio de 2012 - Muda Cultural

O novo texto do Projeto de Lei que revoga a Lei Rouanet e cria o Procultura já está pronto para ser avaliado e discutido com a sociedade, a partir do Senado Federal. O Projeto de Lei proposto pelo Deputado Pedro Eugênio (PT/SE) será apresentado em primeira mão para os participantes do Seminário #Procultura. Um dia inteiro de análise e diálogo sobre a eficácia do projeto como política pública, aprofundando seus aspectos legais e suas repercussões sobre os meios de produção e os novos movimentos de mercado.

Com presença de lideranças culturais de todo o Brasil, organizações parceiras, governo e especialistas, além de alguns dos principais agentes envolvidos com a construção do Projeto de Lei, o evento dissecará a proposta que pretende colocar o financiamento à cultura na Era da Economia Criativa.

Será o maior debate sobre financiamento à cultura do Brasil, reunindo os principais agentes do setor cultural, interessados nos avanços do sistema de financiamento à cultura no país. Um dia inteiro com palestras, depoimentos e análises do projeto de lei que tramita no Congresso.

O seminário pretende ampliar a visão sobre as necessidades e demandas dos produtores de cultura e da sociedade brasileira em relação ao principal mecanismo de financiamento do país, discutindo alternativas para o desenvolvimento do setor e da consolidação da classe criativa.

O Seminário #Procultura é uma realização conjunta do Cemec e do site Cultura e Mercado e conta com a parceria da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-Nacional), Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV), Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) e Cooperativa Paulista de Dança (CPD).

PROGRAMAÇÃO

9h às 9h30 ‐ Abertura: Leonardo Brant | Desafios para o financiamento à cultura no Brasil | O novo cenário da cultura brasileira e a necessidade de ampliar e aprofundar o debate sobre financiamento.

9h30 às 10h30 ‐ Palestra: Henilton Menezes | A construção do Procultura | A nova Lei Rouanet, seus caminhos e descaminhos.

10h30 às 11h ‐ Intervalo para o café

11h às 13h ‐ Palestra: Deputado Pedro Eugênio e Secretário-Executivo do Ministério da Cultura Vitor Ortiz | Procultura na íntegra | O novo texto do Projeto de Lei, em detalhes. Todos as mudanças no PL, com comentadas pelo relator do texto atual.

13h às 14h30 - Almoço livre

14h30 às 16h - Aquário 1: Eduardo Saron, Fábio Cesnik, José Luiz Herencia e Marta Porto | Debate interativo | Participação do público no palco e interatividade no Telão, pela hashtag #Procultura.

16h às 16h30 ‐ Intervalo para o café

16h30 às 18h - Aquário 2: Henilton Menezes, Leonardo Brant, Odilon Wagner e Teixeira Coelho | Debate interativo | Participação do público no palco e interatividade no Telão, pela hashtag #Procultura.

18h às 19h - Depoimentos: Ana Helena Curti, André Isnard Leonardi, Daniela Pfiffer (ABPI-TV), Edna Ligieri, João Batista Pimentel (CBC), Katia de Marco (ABGC), Kluk Neto e Marco Aurélio Ribeiro (ADB) | Todos os lados da discussão | Manifestações de até 5 minutos, para ser gravado e disponibilizado no TVCeM, a webTV do Cultura e Mercado.

Ao fazer sua inscrição mencione que foi uma indicação da Muda Cultural e
você receberá 30% de desconto.

Por Natascha Zacheo / Instituto Cervantes de São Paulo

Poéticas da Experiência
Ruy Krygier, Daniel Joglar e Déborah Pruden
04 a 26 de maio de 2012

Como parte do ciclo do Instituto Cervantes “Máquinas Urbanas”, chega de Buenos Aires a Mostra “Poéticas da Experiência”, misturando as vivências de três jovens artistas argentinos na grande Buenos Aires.

Estas Poéticas da experiência têm a sua origem na longa amizade desses três artistas. Suas obras, que transcorrem em diferentes campos (pintura, vídeo, instalação), convivem e dialogam de forma análoga às regras que regem a amizade artística entre eles.

Em certas paisagens da obra Michel Onfray “La escultura de si” (“A escultura de si”) encontramos ideias afins ao conceito que os reúne: “… A aliança dos amigos é o lugar privilegiado a partir do qual construir uma política diversa, rebelde e insubmissa, ali, onde são possíveis as minorias e onde deslumbram soberanas as individualidades, insuspeitados os estilos, onde estalam presenças bárbaras, outras formas de vida. A amizade é esse laço sobre o qual forjar uma existência vulcânica e uma alma tranqüila.”

Daniel Joglar cria instalações sobre a parede, mesas ou penduradas no teto. A partir de objetos encontrados em lojas de artigos escolares e em escritórios, os conjuntos de Joglar unem-se por meio de uma lógica intuitiva dos materiais e da proximidade visual. Seu objetivo é criar situações em constante mudança de significado de um momento a outro. Poético, humorístico e mágico, o trabalho de Joglar é nostálgico e otimista, simplesmente impossível e inesperadamente complexo.

Déborah Pruden. “Minha pintura, se falasse, preferiria não se definir, contudo podem ser descobertas nela certas emulações das tradições da abstração geométrica e expressionista de meados do século 20 e de artistas esquecidos nas margens da história. Minhas pinturas não costumam redundar na matéria, abstenho-me de “agregar”, já que me distancio da obra e, em vez de forçar um possível acabamento, confio na ação imaterial, tenho a intuição de que essa parte supostamente faltante está em algum lado complementando de maneira mais eficaz que se estivesse colocada, destacada.”

Ruy Krygier narra, em seus elaborados vídeos, histórias disparatadas e complexas, com situações não carentes de humor, sarcasmo e ironia. Verdadeiros produtos acabados de um artista atento às características bizarras de algumas cenas cotidianas, vários deles foram editados na câmera, nos quais o artista é autor, diretor e protagonista múltiple.

INFORMAÇÕES 
Datas: 04 a 26 de maio de 2012
Horários: Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h | Sábados, das 9h às 15h.
Preços:  Gratuito
Classificação etária: Livre

LOCAL
Espaço Cultural Instituto Cervantes

Av. Paulista, 2439 - Metrô Consolação | Telefone. 11 3897-9609 www.culturaspcervantes.info

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet