Teatro São Paulo

TEATRO SÃO PAULO

DE MENTIRA

Rosi Campos

Foto: Rosi Campos

Teatro Casarão do Belvedere

Teatro

Por Cintia Ferreira / Atrative Press Comunicação e Mídia

"DE MENTIRA " de Ricardo Gamba
Direção: Rosi Campos e Sérgio Milagre

09 de outubro a 11 de dezembro de 2009

Estreia no teatro Casarão de Belvedere (região central da capital paulista) dia 09 de outubro o espetáculo “De Mentira” com o Núcleo Larutan de Pesquisa Teatral. A peça retrata situações cotidianas onde a mentira se torna ferramenta fundamental para uma sobrevivência. Extrapolando o campo da ficção, neste processo a mentira será abordada ainda do ponto de vista psicológico, como um meio para sentir e pensar o mundo, de diferentes maneiras. A imaginação, que nos leva a um estado de alheamento benéfico, necessário para que desempenhemos os mais diversos papéis no decorrer da vida, pode seguir por outra via, transformando a mentira em algo irreversível, perverso, patológico.

No espetáculo, cinco atores interpretam personagens com uma vida aparentemente comum, para trazer à tona diversos tipos de mentiras e perfis de mentirosos.
"O tema é pode ser muito polêmico e por vezes se tornar pejorativo, mas o maior número das pessoas mente por alguma necessidade, sempre por algum motivo, seja para não se prejudicar, para não magoar alguém, ou até mesmo por uma simples brincadeira. Mas na mentira pode se esconder o grito de uma sobrevivência precária", fala o autor Ricardo Gamba.  A identificação do público é imediata. Claro, todo mundo já mentiu um dia... Aliás, qual foi a pior mentira que você já contou?

DE MENTIRA - CONCEPÇÃO DRAMATÚRGICA
A própria opção pelo processo colaborativo de criação implica adotar uma forma fragmentária. Desse modo a peça mostrará diversos pontos de vista, ao invés de seguir apenas o fio condutor proposto pelo dramaturgo ou pelo diretor. Porque não haverá uma única perspectiva, mas inúmeras, a unidade de ação não será obedecida: a qualquer momento a mentira pode ser evidenciada, rompendo-se a ilusão. A forma fragmentária é portanto apropriada para tratar do assunto, ambos (forma e conteúdo) complementando-se como um espelho de frente para outro, em que a imagem se desdobra indefinidamente sem que se saiba onde começa a verdade e onde acaba a mentira.

Ficha Técnica Resumida
Elenco: Aldi Lima, Alberes Farias, Cíntia Cordeiro, Helena Bento e Ricardo Gamba
Direção: Rosi Campos e Sergio Milagre
Dramaturgia: Ricardo Gamba
Assessoria de Imprensa: Atrative Press Comunicação e Mídia

Teatro: Casarão do Belvedere
Rua Pedroso, 267. Bela Vista - Metrô São Joaquim
Tel.: (+55.11) 3266-5272
Sextas às 21h30
Bilheteria: de terça a sexta, das 14h às 20h;
Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15,00 meia 
Duração: 60 minutos,
Recomendação: 14 anos
Estréia 09 de outubro, sexta, às 21h30
Curta Temporada: 09 de outubro a 11 de dezembro de 2009