Cultura Rio

Ciclo de Leituras

Rio de Janeiro

Ponte de Versos

Por Sheila Gomes / Armazém Comunicação

Realizado há mais de 10 anos, “Ponte de Versos” ganha edição especial na Travessa 1, 26 de abril, segunda-feira, a partir das 17h

Encontro reúne poetas de várias vertentes para leitura de poesias na livraria da travessa do Ouvidor, no Centro do Rio

Se há um gênero literário que não para de conquistar novos adeptos no Rio de Janeiro é sem dúvida a poesia, com círculos de leitura no Leblon, na Barra, em Copacabana e até em Niterói. O Centro da cidade também entrou na roda e na segunda-feira, dia 26 de abril, será realizada uma edição especial do “Ponte de Versos” na Travessa 1, primeira loja da rede Livraria da Travessa, na travessa do Ouvidor, 17. O evento promete reunir cerca de 25 poetas, entre eles Mano Melo, Tavinho Paes, a atriz Cláudia Alencar e o grupo Organismo, formado pelos cantores e poetas Línox, Roberto Pontes e Shala Andirá.

A “Ponte de Versos” teve início em julho de 1999 na livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico. Ao longo deste período, publicou duas antologias com alguns dos cerca de 200 poetas que já se apresentaram no evento. Fundada por Sady Bianchin, atualmente a “Ponte de Versos” é coordenada por Thereza Christina Motta, também poeta e editora da Ibis Libris.

A Travessa 1 e seu novo perfil que privilegia as editoras pequenas e independentes vem mostrando-se um ótimo lugar para reunir poetas e amantes do gênero no Centro do Rio. Além dos acima citados, também confirmaram presença nesta “Ponte de Versos” Sérgio Gerônimo, Tanussi Cardoso, Jorge Ventura, Paula Cajaty, Juliana Hollanda, Ida Vicenzia, Pedro Lago, Rosália Milsztajn, Cristina Terra, Gustavo Jobim, Conceição Rios, Karla Sabah, Sérgio Medeiros, Cyana Leahy, Maria Luiza Wilson, Maria Thereza Dantas, Bayard Tonelli, Márcia Cavendish Wanderley, Daniel Novik, Celi Luz e Heloísa Igreja.

Novo perfil Travessa 1

No final de 2009, a rede de lojas Livraria da Travessa adotou novo perfil em sua loja original, na travessa do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro. Oferecendo títulos de editoras independentes e universitárias, a Travessa 1 demonstra o reconhecimento da força dos chamados Long Sellers, Forever Sellers ou Slow Sellers (que vendem a longo prazo, sempre ou aos poucos).

O projeto é um investimento da Livraria da Travessa e de dois aliados de peso: a LIBRE (Liga Brasileira de Editoras) e a ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). As duas associações reúnem mais de 200 pequenas e médias editoras, efetivamente agentes e defensoras do conceito de bibliodiversidade estampado na fachada da loja, que nada mais é do que diversidade editorial.

EVENTO “PONTE DE VERSOS”
Data: segunda-feira, 26 de abril de 2010, a partir das 17h
Local: TRAVESSA 1
Endereço: Travessa do Ouvidor, 17 – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: 2505-0400

Sheila Gomes
Assessoria de Imprensa – Armazém Comunicação

www.armazemcomunica.com.br / www.twitter.com/armazemcomunica