Teatro São Paulo

TEATRO

“Escapino: todo mundo conhece um!”

“Escapino: todo mundo conhece um!”

Foto: divulgação

Teatro Sílvio Romero

Teatro

Por Simone de la Rosa

“Escapino: todo mundo conhece um!”

Teatro Sílvio Romero - 8 de maio a 11 de julho de 2010

Espetáculo faz sua temporada no Teatro Silvio Romero, aos sábados, às 21h e domingos, às 19h.. “Escapino: todo mundo conhece um!” é uma comédia ambientada no século 17, adaptada da obra de Molière
“Les fourberies de Scapin”.

A adaptação e direção é de Mario de la Rosa, que também protagoniza a história na pele de Escapino, um criado bom de papo que elabora mil artimanhas para tirar dinheiro de dois velhos avarentos.

O destaque desta adaptação está na inversão de personagens, inserindo figuras femininas onde originalmente predominavam as masculinas, aproveitando ao máximo as qualidades do texto original e seus jogos de cena.

Duas moças ingênuas, apaixonadas e dispostas a tudo – tudo mesmo –para não abrir mão de seus amores. Dois pais controladores, avarentos. Junte a este contexto uma criada atrapalhada e um ladino pronto a dar nó na própria Lei de Gérson. Este é o pano de fundo de Escapino: todo mundo conhece um!, adaptação do diretor e ator Mario de la Rosa do original francês Les fourberies de Scapin, da obra de Molière. A montagem ficará em cartaz no Teatro Silvio Romero, no Tatuapé, em São Paulo.

O enredo gira em torno das armações de duas amigas que, na ausência dos pais, caem de amores por rapazes desconhecidos. Enquanto uma delas jura que vai fugir com seu amor, a outra chega a se casar em segredo. Ou quase totalmente em segredo: Escapino – o personagem central interpretado pelo diretor Mario de la Rosa – e a criada Nerina –  interpretada pelo ator Elber Marques – serão os cúmplices e os mentores das moçoilas na arte de ludibriar os velhos pais e salvarem seus romances.

Ambientada no século 17, a peça faz rir sem cerimônia, mostrando que um texto de Molière pode ser cômico o bastante para o transportarmos aos nossos dias. E qualquer semelhança com a realidade passa longe de ser mera coincidência.

Adaptação: Mario de la Rosa
Direção: Yunes Chami e Mario de la Rosa
Elenco: Mario de la Rosa, Yunes Chami, Bernardo Galegale, Elber Marques, Ellen Regina e Vanessa Santos

Local: Teatro Sílvio Romero (www.teatrosilvioromero.com.br)
Endereço: Rua Coelho Lisboa, 334 (Shopping Sílvio Romero) – Tatuapé /SP - Tel. (11) 2093-2464
Temporada: 8 de maio a 11 de julho (sábados e domingos)
Horário: sábados às 21h e domingos às 19h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia)
Duração: 1h15
Classificação: 12 anos
Venda de ingressos pela Internet: www.ingresso.com.br
Patrocínio: ESPP Concursos (www.esppconcursos.com.br ) e IBFC (www.ibfc.org.br)

Assessoria de Imprensa: Simone de la Rosa