JPG Oferta da Semana 300x250 VI
show/300x250.gif
beleza3_300x250.gif

EVENTO GASTRONÔMICO

Festa do Peixe em Angra dos Reis

Festa do Peixe

Foto: divulgação

Roteiro gatronomia Rio de Janeiro

Por Liz Boggiss | BGS Comunica (Assessoria de Imprensa)

Alta gastronomia, muita música e manifestações religiosas
para os visitantes

23 a 26 de junho de 2011

Águas cristalinas, belas paisagens, monumentos históricos e rica gastronomia a base de peixes da região é a pedida para o feriadão de Corpus Christi. Esse pedaço do paraíso, que é Angra dos Reis, estará em festa entre os dias 23 e 26 de junho, e, em comemoração aos feriados, o público vai poder apreciar os acepipes em pequenos restaurantes montados na Praça Zumbi dos Palmares (centro da cidade), ao som do que há de melhor da música brasileira. Com a parceria da Prefeitura de Angra dos Reis por meio da Fundação de Cultura de Angra dos Reis - Cultuar, da Secretaria Municipal de Atividades Econômicas e da TurisAngra, a Festa do Peixe passou a constar no calendário oficial de eventos da cidade.

O evento começa às 14h e vai até às 2h, em um espaço de 5.000m2, ao lado do Mercado de Peixes, onde haverá vários representantes do que há de melhor da gastronomia local, num ambiente agradável e entrada gratuita. Nas opções gastronômicas, estão, dentre vários pratos à base de peixe e frutos do mar, o tradicional Peixe com Banana, além das delícias preparadas com produtos dos maricultores do município.

Outra atração da festa é o aquário de 13 mil litros de água com peixes da região (como o bijupirá - foto) e vieiras, e que será doado ao município após o evento. Para os shows musicais já estão confirmadas as presenças de Victor Biglione, Zezé Motta, Beto Guedes e Nilse de Carvalho com seu samba de raiz.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo), é comemorada desde a chegada dos portugueses e, em Angra dos Reis, o feriado reúne milhares de fiéis de diversos distritos, atraídos pelas manifestações religiosas e de arte popular. Além de missas e procissão, a Rua do Comércio fica enfeitada com o tradicional tapete colorido, confeccionado com areia, serragem, pó de café, sal e outros acessórios como tampinhas de garrafas, flores e folhas. O que vale é a criatividade dos voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade, para enfeitar o caminho por onde irá passar a procissão com o Santíssimo Sacramento.

Como em outras cidades brasileiras, as práticas antigas e tradicionais fazem parte dos costumes locais. Uma das mais ricas manifestações culturais e religiosas, a Festa do Divino de Angra dos Reis acontece de 10 a 12 de junho, nas ruas e igrejas. População e turistas já podem visitar a exposição paralela na Casa Larangeira, das 9h às 17h, com as tradicionais indumentárias usadas pelos personagens da festa, como a do Menino Imperador e a dos participantes das danças dos Coquinhos, Velhos, Marujos, Lanceiros e Jardineiras.

Além desses, já são consagrados pelo público outros eventos promovidos pela Cultuar, como Noites Angrenses na Praça do Porto; o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande; o Encontro Nacional de Teatro de Rua; o projeto Cultura Itinerante e o Polo Cultural, que abrange os vários distritos do município. Tem também o Arte na Praça; o Cesta Cultural e, o FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra), que é o principal evento teatral do Brasil, com sua próxima edição em outubro.

Mudar as vestes do conceito atual de cultura de Angra dos Reis é o objetivo do novo presidente da Cultuar, Paulo Mattos, e para incrementar, foi aprovado o Fundo Municipal de Cultura, que vai receber 2% da receita líquida do município no próximo ano, para ser usado com os projetos culturais; além da Lei do Incentivo à Cultura. “No momento estamos preparando uma cartilha para os empresários saberem como incentivar a nossa cultura”, diz Mattos. Um novo desafio para a Fundação será transformar o antigo prédio da Câmara em Arquivo Público Municipal. “Certamente esse e os demais projetos vão atrair turistas e oferecer cada vez mais cultura, atividades e diversão aos moradores da cidade”, conclui Mattos.

Aguardamos a sua visita na Festa do Peixe! Venha com vontade de saborear as iguarias dos mares de Angra dos Reis e aproveitar os dias iluminados de outono para conhecer um pouco mais de suas belezas naturais e riquezas culturais.

 Serviço:

Festa do Peixe de Angra dos Reis
Dias 23 a 26 de junho de 2011, das 14h à 02h
Praça Zumbi dos Palmares, Centro, Angra dos Reis

www.festadopeixedeangra.com.br
Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet