Receba as dicas do site pelo Fedd de Rss             

EVENTOS - SÃO PAULO

Dia E - Dia do Espanhol língua e cultura hispânica em São Paulo

Por Natascha Zacheo Becária / Instituto Cervantes de São Paulo

23 de junho de 2012 Das 10h às 21h
Dia de comemorações terá música, gastronomia e oficinas de espanhol

O Instituto Cervantes realiza no dia 23 de junho, no seu espaço na Av. Paulista, a quarta edição do Dia E – Dia do Espanhol, uma festa para celebrar a presença da cultura hispânica em São Paulo, uma união de todos os povos que tem o espanhol, como língua materna.

O evento terá diversas atividades gratuitas durante 11 horas, das 10h às 21h, entre números musicais e apresentações de dança em um palco externo voltado para a Av. Paulista, programação infantil, feira de artesanato e oficinas de espanhol com professores do Instituto.

O Dia do Espanhol é realizado simultaneamente em 78 cidades nos 44 países do mundo onde o Instituto Cervantes está presente.

O crescimento da importância da língua espanhola no Brasil – o idioma foi oficialmente adotado como segunda língua estrangeira no currículo escolar em 2011–, torna ainda mais importante a existência de um espaço onde seja possível ter contato com as mais diversas expressões da cultura em espanhol.

Neste espírito, a edição paulistana do evento celebra o idioma como instrumento de comunicação intercultural e comercial, reunindo manifestações artísticas de toda a América Latina, do Brasil e da Espanha.

Este ano o Instituto Cervantes reforça seu objetivo de integração desta cultura abrindo suas portas e seu espaço na Av. Paulista. As atividades serão realizadas em diversos espaços como: Espaço Cultural, Biblioteca, auditório, salas e um palco será montado no exterior, acessível para todo o público que passar pela avenida neste dia.

Principais atrações

Em sua quarta edição, o Dia do Espanhol trará apresentações musicais de grupos brasileiros, espanhóis e latinos, que vão de música e dança tradicional galega, flamenca e boliviana, mariachis até o rock e o pop, com muita salsa, mambo, para dançar o dia inteiro. Alguns grupos de destaque que se apresentam este ano: Ruben Vera e seus Mariachis às 12h; Banda La Sabrosura e Peru Latin Show com muito Reggaeton às 13h30 e às 14h30; Luis Hernandez com o melhor do Pop Latino às 17h; aula e apresentação de Flamenco com Tânia Ferreira; Kantuta Bolívia e Banda Nueva Expresión às 18h30.

No auditório do Instituto Cervantes teremos das 11h às 18h apresentações dos países da América Latina por seus Consulados, curiosidades e belezas que instigarão o público a conhecer um pouco mais sobre estes países durante o dia. O Instituto Cervantes preparou também os cursos express que serão ministrados por seus professores onde o público poderá aprender como preparar um verdadeiro mate argentino ou algumas receitas da avó, ou praticar o canto com o Karaokê, tudo isso sempre em espanhol!

Atividades infantis como cuenta cuentos em nossa biblioteca, e apresentações de circo no palco externo como Manic Freak que rompendo com as estruturas tradicionais do circo utiliza o cenário como ponto de interatuação com o público; e Muruya apresentação de uma dançarina de tango desastrada que sonha aprender os passos da tradicional dança argentina às 16h.

Durante todo o dia, funcionará no Espaço Cultural do Instituto uma feira de artesanato hispânico, livrarias especializadas em publicações em espanhol e venda de produtos. Além de deliciosa gastronomia a preços populares dos restaurantes Paellas Pepe, La Mexicana e Kamide Buffet.

O público que passar pelo Instituto neste dia também poderá fazer o nosso teste de nível de espanhol e concorrer a bolsas de estudos!

O Dia do Espanhol será encerrado com a apresentação do espetáculo El Baúl gitano da Cia. Radiophônica de Theatro às 20h30. Este trabalho, concebido em certa variante de linguagem que une o movimento da dança flamenca à ação teatral, tem por base sete textos do poeta e dramaturgo Federico García Lorca, considerado a máxima expressão da literatura espanhola contemporânea, e um dos grandes nomes da literatura mundial.

Conheça programação completa: www.saopaulo.cervantes.es

INFORMAÇÕES
Data: 23 de junho 2012, das 10h às 21h
Preços: Entrada Franca | Classificação etária: livre

LOCAL - Instituto Cervantes de São Paulo
Av. Paulista, 2439 – próximo ao metro Consolação (linha verde) ou Paulista (linha amarela)
Tel.: 3897-9609