Cultura Rio

CULTURA RIO DE JANEIRO - EXPOSIÇÃO

INEXTRICABLE

Mariana Varela

Avenida Pasteur, 453, Urca - Visitação: 11 de julho a 5 de setembro de 2009

Exposição

RS Comunicação & Eventos

A Galeria do Ateliê inaugura INEXTRICABLE

Desenhos de Mariana Varela Inauguração dia 10 de julho, 19h

A Galeria do Ateliê da Imagem Espaço Cultural (avenida Pasteur, 453, Urca) inaugura dia 10 de julho, às 19h, INEXTRICABLE, primeira exposição no Brasil da artista visual Mariana Varela. Curadoria de Maria Iovino.
Entrada franca.

A multiplicidade paisagística da obra da colombiana Mariana Varela nasceu da ampliação, por segmentos, de uma pequena fotografia de uma plantação bananeira publicada em um jornal colombiano, depois de um desastre causado pela guerra, entre tantos protagonizados por esta zona oprimida do país.

A artista multiplicou cada segmento mínimo da fotografia em imagens pintadas sobre suportes frágeis e transparentes nos quais devolve a esta paisagem o ar, a magnitude e a respiração, formando uma instalação que faz explodir o impedimento do tempo e do recorte fotográfico com a ativação do movimento.

Cada vibração mínima registrada no espaço que recebe estas obras faz mover as imagens, entrecruzando-as e reorganizando-as da mesma maneira como o vento recompõe a natureza com a direção e a força que marcam as correntes.

Mariana Varela vive e trabalha em Bogotá, Colômbia. Recebeu bolsas do governo colombiano para estudar em Paris e Roma e ganhou diversos prêmios como o 1o. lugar no II Salão de Arte Bidimensional da Fundação Gilberto Alzate Avendaño de Bogotá e a Bolsa Pollock-Krasner Foundation de New York, Estados Unidos.

Participou de várias exposições coletivas na Colômbia, Guatemala, Cuba e Venezuela. Dentre suas exposições individuais destacam-se as realizadas nos Museus de Arte Moderna das cidades de Cartagena e Pereira, no Museu de Arte da Universidade Nacional, na Sala Darío Echandía do Banco da República de Ibagué, na Sala de Arte da Câmara de Comércio de Bogotá e em diversas galerias de arte da Colômbia.

INEXTRICABLE é sua primeira exposição no Brasil.

Galeria do Ateliê da Imagem Espaço Cultural
INEXTRICABLE
Exposição de 500 desenhos de Mariana Varela
Avenida Pasteur, 453, Urca.
Inauguração dia 10 de julho, às 19h
Visitação: 11 de julho a 5 de setembro de 2009
Horário: seg a sex de 10h às 21h | sab de 10h às 17h
Avenida Pasteur 453 Urca
Telefone: 21- 2541-3314
www.ateliedaimagem.com.br/galeria
Assessoria de Imprensa
RS Comunicação & Eventos
Eli Rocha e Liliane Schwob
21- 2547-4953 e 91794763