Agenda são Paulo

CUTURA SÃO PAULO

II Festival Ibrasotope

Foto: divulgação

O compositor Valério Vidal da Costa, que abre o Festival no dia 27 com
"Obras Sacras?!"

Música

Por Clarissa Gaiarsa

II Festival Ibrasotope traz a São Paulo representantes da música experimental no país

Apresentações vão de 27 de julho a 01 de agosto de 2010 e contam com shows de artistas consagrados e revelações, além de bate-papos e oficinas gratuitas sobre o gênero musical e seus desdobramentos

De 27 de julho a 2 de agostode 2010 acontece na capital o II Festival Ibrasotope. Com dois convidados apresentando-se por dia, o evento reúne grupos e artistas que atuam no campo da música experimental com o objetivo de traçar um panorama da produção no país.

“Para essa edição do festival priorizamos a diversidade que existe na música experimental no país, em termos técnicos e estéticos. Também procuramos trazer artistas de diversas localidades e realidades diferentes”, diz Henrique Iwao, um dos organizadores do Ibrasotope.

Essa diversidade fica evidente desde o primeiro dia, que traz o compositor Valério Fiel da Costa (paraense radicado na Paraíba), com obras imersivas e meditativas. A segunda apresentação do dia é a dupla  catarinense GHSerpa & Peter Gossweiler, que faz apresentação de música ruidosa extrema.

Além dos shows dos artistas convidados, o Festival terá também terá oficinas e bate-papos,  com entrada gratuita, realizadas no Centro Cultural da Juventude. As oficinas terão um caráter prático e serão abertas tanto a pessoas que já tenham familiaridade com o assunto, quanto a pessoas que  queiram dar seus primeiros passos. Os bate-papos estimularão a reflexão e a circulação de idéias sobre a música experimental.

O Festival

O Ibrasotope é um núcleo de produção e difusão de música experimental localizado em São Paulo. A primeira edição do festival foi realizada em 2008, inteiramente na sede do núcleo em comemoração ao seu primeiro ano de atividades e teve a participação de 15 grupos e artistas. Para esta segunda edição, o festival foi contemplado com o prêmio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Proac. As atividades são abertas a participação do público, de profissionais e interessados na área da música experimental.

Confira a programação no site www.ibrasotope.com.br/festival)

Locais:
Ibrasotope: R. Januário Miraglia, 43
Centro Cultural São Paulo (CCSP): R. Vergueiro, 1000
Centro Cultural da Juventude (CCJ): Av. Dep. Emílio Carlos, 3641
Inscrições oficinas: (11) 3984-2466.

Informações para a imprensa
Idearia - comunicação & criação de conteúdo
11 - 3061.3121