JPG Oferta da Semana 300x250 VI

EVENTOS - RIO DE JANEIRO

Seresta Moderna

Seresta Moderna

Foto Claudio Machado

Festividade - II Festival da Terceira Idade - Campus da UERJ

Por Luiz Rocha

14 a 17 de junho de 2011 - UERJ, das 14h às 20h30, entrada franca

Programação dos shows

A programação artística do projeto Festividade reúne artistas e grupos musicais apresentando diversos gêneros da Música Popular Brasileira:

Dia 14/06 as 19:00 – Concha Acústica da UERJ
Grupo de forró “Maria Filó”, com participação da cantora Kríss Alan, tem como referências a cultura tradicional nordestina, resgatando obras de mestres como Luiz Gonzaga, Marinês, Dominguinhos, Sivuca, entre outros.

Dia 15/06 as 19:00 – Concha Acústica da UERJ
Grupo de marchas com a “Banda Carnavalesca” com participação do cantor Declar,  apresenta sucessos carnavalescos de marchinhas, sambas enredo, entre outros.

Dia 16/06 as 19:00 – Concha Acústica da UERJ
Grupo de bossa-nova e jazz  “Zé Carlos Bigorna Quarteto” com participação da cantora Babara Mendes, apresentando Tom Jobim, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Moacir Santos, Carlos Lyra, entre outros.

Dia 17/06 as 19:00 – Concha Acústica da UERJ
A história da MPB de 1916 aos dias de hoje é contada no espetáculo que traça o caminho dos grandes sucessos da nossa música com seus maiores clássicos, história e casos deliciosamente contadas e cantadas pelo grupo “Seresta Moderna” com participação da cantora Cláudia Telles.
Vale conferir!

OFICINAS

Dia 14/06 das 15:30 as 17:00 - Teatro Odylo Costa Filho
Conversando sobre Memória com a Dra. Tania Guerreiro  terá por objetivo discutir os fatores que interferem no desempenho cognitivo e apresentar estratégias para uma memória eficaz. Recentes pesquisas demonstram que a plasticidade neural é sensível à estimulação cognitiva ao longo de todo o curso de vida, e que o treinamento pode melhorar o desempenho da memória de pessoas de todas as idades. Segundo Dra. Tania Guerreiro: “É possível conquistar uma vida longa mantendo a mente afiada.”
Apresentação: Dra. Tânia Guerreiro

Dia 15/06 das 15:30 as 17:00 - Teatro Odylo Costa Filho
Mulheres Ciganas:  Suas Trovas e Poesias  Tem como objetivo trabalhar a memória, os movimentos e a comunicação entre os idosos, por meio de uma apresentação de dança que mostra as trovas, uma característica da música do povo cigano, com seus movimentos livres, e a beleza dos seus trajes com o variado de suas cores. É um espetáculo que enaltece os costumes da cultura cigana. Coordenação: Theca de Castro

Dia 16/06 das 15:30 as 17:00 - Teatro Odylo Costa Filho
Grupo da Oficina de Dança Sênior na Terceira Idade – Criado pela alemã Ilse Tutt, em 1971, baseada e adaptada do folclore e de danças populares de diversos povos. A apresentação será uma atividade física de alegria contagiante, que estimula a interação com o público, a identificação com a vida, a viajar pelo mundo através das músicas e a trabalhar os aspectos socioafetivos através das coreografias embaladas por ritmos como a polca, valsa, marcha, quadrilha, country, dance, tango, samba e outros. Seu objetivo é estimular a comunicação social, integrar as pessoas no convívio de um grupo maior, fortalecer a musculatura corporal, melhorar cognitivamente os sistemas corporais e resgatar a auto-estima e a vontade de viver. Coordenação: Hélida Lopes         

Dia 17/06 das 15:30 as 17:00 - Teatro Odylo Costa Filho
Oficina de Cinema e Psicomotricidade – A Era de Ouro da Rádio Nacional –Tem como objetivo fazer surgir através das imagens do cinema, a memória corporal e afetiva dos idosos.  Trabalhar e analisar cenas de filmes e o que elas afetam os corpos. Pretende mostrar também os grandes mitos imortais do cinema, como Grande Otelo, Oscarito e Chaplin, tudo isto através da interpretação dos próprios idosos. Coordenação: Cristie Campello

PALESTRAS

Dia 14/06 das 14:00 as 15:00
Tema: Novo Brasil: Desafios de um Pais de População Envelhecida – Palestrante: Renato Peixoto Veras, médico, professor do Instituto de Medicina Social e Diretor da UnATI. Sua área de pesquisa é “Saúde Coletiva e Envelhecimento Humano”, em que tem vários livros e artigos publicados nas principais revistas científicas do Brasil e do exterior. É pesquisador nível 1 do CNPq e consultor de algumas agências e órgãos nacionais e internacionais.

Dia 14/06 das 17:30 as 18:15
Tema: SEBRAE – Empreendedorismo na Terceira Idade Palestrante: Maria das Graças Cruz da Silva Guedes

Dia 15/06 das 14:00 as 15:00
Tema: A Arte de Viver na Maturidade – Palestrante: Célia Pereira Caldas. Professora-adjunta da UERJ, onde atua na graduação em Enfermagem e no Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas. É membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e pesquisadora associada ao Gerontology Institute - Jönköping University (Suécia). Dia 17 (5ª-feira), às 18h15, – Auditório 33/3º Andar da UERJ.

Dia 15/06 das 17:30 as 18:15
Tema: Redescobrindo a Sexualidade – Palestrante: Dra. Teresa Carvalho -  Psicóloga / Sexóloga

Dia 16/06 das 14:00 as 15:00
Tema: Cuidados da Saúde para Viver Mais e Melhor na Terceira Idade Palestrante: Ivone Renor 

Dia 16/06 das 17:30 as 18:15
Tema: Postura e Exercícios Laborais Palestrante: Prof. Calixto

Dia 17/06 das 14:00 as 15:00
Tema: Qualidade de Vida Palestrante: Dr. Claudio Domenico  -  cardiologista da Clínica São Vicente e Doutor em cardiologia pela UFRJ

Dia 17/06 das 17:30 as 18:15
Tema: Prevenção de Doenças Oculares na Terceira Idade Palestrante: Dra. Marilena Braga

Saiba mais sobre as palestras, oficinas e shows