JPG Oferta da Semana 300x250 VI

TEATRO - RIO DE JANEIRO

Folias Metafísicas

Folias Metafísicas

Foto: Guga Melgar

Roteiro de teatro

Por Mônica Loureiro

Espetáculo será apresentado em quatro parques cariocas de 08 de outubro a 18 de dezembro de 2011

A Natureza integrada ao espetáculo, a intensidade da interpretação de Sandra Bonadeus, a poesia de Geraldo Carneiro e a música de Egberto Gismonti. É com elementos desse porte que Folias Metafísicas estreia no Rio de Janeiro numa temporada atípica e inovadora. A partir do dia 8 de outubro, o monólogo que tem patrocínio da Oi e da Prefeitura do Rio e apoio cultural do Oi Futuro, vai ocupar espaços até então não convencionais para peças teatrais. Começa pelo Parque da Catacumba, na Lagoa, aos sábados e domingos às 11h, e segue, nos meses seguintes, para os parques da Cidade (Gávea), das Ruínas (Santa Teresa) e da Chacrinha (Copacabana). Todos com entrada franca.

Dirigido por Fransérgio Araújo, o espetáculo vivenciado pela atriz Sandra Bonadeus aborda com lirismo e intensidade temas universais ligados à existência humana, como o amor, a morte, a solidão, a criação e a arte. Neste solo, o personagem é inspirado no verso ‘sou um animal em surto de poesia’, do poema Insurreição (2002) e não resiste à tentação de zombar da vida em todos os seus aspectos e, ao mesmo tempo, festejá-la intensamente. “É uma conversa poética, não é um recital. Nessa montagem, a Natureza é o principal cenário, o que possibilita um diálogo real, uma radicalização da busca do poeta pela vida”, diz Sandra.

Fransérgio explica que Folias Metafísicas é um espetáculo dirigido de forma simples. “Ele propicia a existência do encontro e da união entre a atriz e a natureza. É um monólogo que se propõe ao diálogo com as leis dinâmicas da existência. Saímos do espaço convencional do teatro para alcançar aquilo que o teatro grego e medieval já faziam há tempos: a atuação ao ar livre diante de uma natureza exuberante”, explica o diretor.

A peça é resultado de experiências de interação e investigação criativa entre as linguagens da poesia e do teatro e tem como um dos destaques a música-tema “Palhaço na Caravela”, composta por Egberto Gismonti e gravada pela Orquestra de Sopros da Pró-Arte. Com isto, Folias Metafísicas apresenta, agora no teatro, uma importante parceria da MPB contemporânea – a poesia de Geraldo Carneiro somada à música de Gismonti.

Quilombos

Folias Metafísicas foi encenado em outubro de 2010 em quatro comunidades quilombolas do Rio de Janeiro. Em Campinho da Independência (Paraty); Ilha da Marambaia (Mangaratiba), Santa Rita do Bracuí (Angra dos Reis) e São José da Serra (Valença), os moradores assistiram ao espetáculo e também puderam participar de oficinas de teatro ministradas por Fransérgio. “Foi um verdadeiro diálogo cultural com um público que, em sua maioria, nunca havia assistido um espetáculo teatral”, lembra Sandra.

FOLIAS METAFÍSICAS – Monólogo com dramaturgia e interpretação de Sandra Bonadeus baseado em poesia de Geraldo Carneiro. Direção de Fransérgio Araújo. Duração: 50 minutos.

FOLIAS METAFÍSICAS – Monólogo com dramaturgia e interpretação de Sandra Bonadeus baseado em poesia de Geraldo Carneiro. Direção de Fransérgio Araújo. Duração: 50 minutos.

De 8 a 30 outubro Parque da Catacumba (Avenida Epitácio Pessoa, nº 3.000, Lagoa - Tel: 2259-4891). Sábados e domingos, às 11h. Entrada franca. Lotação limitada, distribuição de senhas meia hora antes do espetáculo. Até 30/10.

De 5 a 27 novembro (sáb/dom), às 11h: Parque da Cidade (Estrada de Santa Marinha s/nº, Gávea)

Dias 3, 10 e 17 dezembro,, às 17h: Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169,
Santa Teresa – tel: 2224-3922)

Dias 4, 11 e 18 dezembro, às 11h : Parque da Chacrinha (Rua Guimarães Natal s/nº,
Copacabana - tel: 2542-3247)


Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet