160_600_Telefonia
 160x600 Natal

Agenda Cultural São Paulo - Exposição

"Encontros: Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi"

Foto: Nobuo Mitsunashi - Instalação - Selva do Norte

Por TSantos Assessoria

Galeria Deco exibe obras inéditas de Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi em paralelo a contemporâneos brasileiros

15 de outubro a 13 de novembro de 2011

Pinturas inéditas de Tomie Ohtake e instalação do renomado artista japonês Nobuo Mitsunashi são exibidas ao lado de trabalhos de Sandra Cinto, Albano Afonso, Felipe Barbosa, Rosana Ricalde, Futoshi Yoshizawa e Lia Chaia, entre outros.

A Galeria Deco encerra a comemoração dos seus 30 anos com as exposições “Encontros: Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi” e “Olhares Oblíquos”, que ocorrem simultaneamente entre 28 de março, às 19h, e 29 de abril de 2012. A primeira mostra é composta por série de pinturas inéditas da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake e instalação, também inédita no Brasil, do renomado artista japonês Nobuo Mitsunashi.
Paralelamente, o segundo andar da galeria é ocupado pela coletiva “Olhares oblíquos”, que reúne obras dos artistas Albano Afonso, Felipe Barbosa, Rosana Ricalde e Sandra Cinto, entre outros, com a intenção de contextualizar a produção contemporânea do Brasil e do Japão.

O trabalho de Mitsunashi é uma obra de redefinição - "um reset", como define o próprio artista. Ele exibe uma instalação site-especific - um caiaque de 5 metros, criado a partir de elementos naturais como chumbo, madeira, argila, papel e fibras orgânicas, que visa novos sentidos diante da atual situação do Japão. Nobuo Mitsunashi já mostrou suas obras na 21a Bienal de São Paulo, em 1991; em uma individual na Pinacoteca do Estado, em 2002; no Instituto Tomie Ohtake, em 2005; e na Galeria Deco, em 2002, 2004 e 2006.

Tomie Ohtake apresenta 4 telas inéditas, criadas entre 2011 e 2012, que apresentam equilíbrio entre sombra e movimentos vivos silenciosos, que afloram-se na sutil e delicada diferenciação cromática da cor azul. São pinturas de natureza abstrata, sóbrias e de grande refinamento plástico-visual.

Olhares Oblíquos

“Olhares Oblíquos”, que ocorre no segundo andar da galeria, é mostra coletiva que apresenta um panorama da arte contemporânea brasileira, incluindo produção de artistas nipo-brasileiros. A mostra tem intuito de traçar paralelos com a atual produção japonesa. Participam obras de Albano Afonso, Adrianne Gallinari, Cris Bierrenbach, Felipe Barbosa, Futoshi Yoshizawa, Kako, Lia Chaia, Mazu, Roberto Okinaka, Rosana Ricalde, Sandra Cinto e Takashi Fukushima.

Galeria Deco 30 Anos

Referência internacional quando o assunto é arte contemporânea japonesa e nipo-brasileira, a Galeria Deco, inaugurada em 17 de dezembro de 1981 por Hideko Suzuki Taguchi e René Sadayuki Taguchi, é conhecida no meio artístico por exibir, quase que exclusivamente, obras de artistas japoneses e nipo-brasileiros.

Com apoio da da Pola Art Fundation - conceituada instituição cultural do Japão, e da JBAC - Japan Brazil Art Center, a galeria realizou entre setembro de 2011 e abril de 2012, uma série de oito exposições, que exibiram um panorama da recente produção japonesa ao lado de artistas brasileiros de destaque nos últimos anos. Nessas exposições foram exibidas obras dos japoneses Koutaro Isobe, Kiji Maru, Futoshi Yoshizawa, Tomoo Nagai, Ryota Unno, Yo onishi, Manabu Hangai; e dos brasileiros Albano Afonso, Claudio Matsuno, Felipe Barbosa, James Kudo, Sandra Cinto, Sara Carone, Sidney Philocrean, Rafael Pagatini, Thais Ueda, entre outros.

Nesses 30 anos, a Galeria Deco realizou mais de 125 exposições, inclusive de renomados artistas, como Yayoi Kusama, Takashi Murakami e Nobuo Mitsunashi.

A Galeria Deco representa os artistas Yayoi Kusama, Nobuo Mitsunashi, Nobuhiko Suzuki, Yasuo Ogawa, Futoshi Yoshizawa, Miyuki Abe, Yasushi Taniguchi, Takafumi Kijima, Ryota Unno, Yo Onishi, Tomoo Nagai, Manabu Hangai, Koutaro Isobe, Sachiko Koshikoku, Kimi Nii e Shizue.

INFORMAÇÕES - Exposição: "Encontros: Tomie Ohtake e Nobuo Mitsunashi"
Data: 29 de março a 29 de abril de 2012
Horário: Diariamente, das 10h, às 19h.
Preço: Entrada gratuita.
Classificação etária: Livre

INFORMAÇÕES - Exposição: “Olhares Oblíquos”
Data: 29 de março a 29 de abril de 2012
Horário: Diariamente, das 10h, às 19h.
Preço: Entrada gratuita.
Classificação etária: Livre

LOCAL - Galeria Deco
Rua dos Franceses, 153, Bela Vista. Tel. (11) 3289-7067.

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet