Dança São Paulo

DANÇA

P.U.L.T.S. apresenta Primeiros Versos

P.U.L.T.S. apresenta Primeiros Versos

Foto: Paulo Ferrão

Entrada Franca

Dança Contemporânea

Por Lígia Azevedo / Arteplural Comunicação

P.U.L.T.S. apresenta Primeiros Versos em sessões gratuitas a partir de 25 de outubro

O grupo une dança contemporânea, videoarte, música e poesia, e faz em cena um grande baile para falar das relações humanas, da necessidade do outro, dos encontros e desencontros da vida e da perda de contato com a natureza. As apresentações acontecem na Galeria Olido, Centro Cultural Rio Verde, Sala Crisantempo e Tucarena

Compondo a segunda parte da trilogia iniciada com Índice dos Primeiros Versos, o grupo P.U.L.T.S. apresenta Primeiros Versos, espetáculo contemplado na quinta edição do Fomento à Dança, que estreia dia 25 de outubro, domingo, às 19 horas e faz sessões de 29 de outubro a 01 de novembro, quinta a domingo, na Galeria Olido. O espetáculo depois faz apresentações no Centro Cultural Rio Verde (dias 4, 5, 11 e 12 de novembro, às quartas e quintas, às 20 horas), na Sala Crisantempo (dias 6 e 7 de novembro às 23 horas  e 13 e 14 de novembro às 21 horas, sextas e sábados) e participa do projeto  Encontros de Dança do Tucarena (dia 17 de novembro, terça, às 20 horas).

Primeiros Versos une dança contemporânea, música, poesia e videoarte. No palco, estão quatro casais de bailarinos e dois músicos. Todas as apresentações são gratuitas. A direção, concepção artística e coreografia são de Marcelo Bucoff. A obra nasceu a partir da pesquisa para Índice dos Primeiros Versos pautada pela proposta de pesquisar a imagem poética e as questões humanas, unindo diversas linguagens artísticas.

 O conteúdo foi tamanho, que o grupo decidiu montar a Trilogia Poética, formada pelo espetáculo atual, Primeiros Versos, Índice dos Primeiros Versos, de 2008 (que circulou este ano por  cidades do Interior do Estado, no projeto Viagem Teatral do SESI-SP, contabilizando 6.000 espectadores), e Últimos Versos, previsto para estrear no ano que vem. Em continuidade à temática do espetáculo anterior - fecundação, nascimento e infância -, Primeiros Versos retrata a idade adulta. Já Últimos Versos retratará a velhice e a finitude.

 Diante da constatação de que a relação dos seres humanos com o natural é cada vez mais tênue, em Primeiros Versos o grupo propôs questionar esse caminho de afastamento do estado natural e trazer à cena questões sobre sociedade contemporânea e suas conseqüências nos indivíduos, como a necessidade do outro, a massificação de culturas e individualidades e a perda de identidade.

Na primeira parte do espetáculo, embaladas ao som de um piano, os personagens fazem um prólogo no qual narram histórias inspiradas em experiências pessoais, sobre solidão, a procura pelo outro, a dificuldade de aproximação e relações que nos traumatizam ou nos transformam. Este prólogo prepara os intérpretes e o público para uma segunda parte: o grande baile, onde acontecem as relações, os encontros e desencontros, corpos que buscam contato, encostam-se, escoram-se.

O cenário é um salão de baile: a caixa preta do teatro tem um pequeno palco de madeira montado sobre o próprio palco da sala, microfones, pedestais e globo de luz. Trajados a rigor, os bailarinos se dividem em casais que dançam embalados por uma música contínua, que vai se transformando em ritmo e instrumentos – ora valsas, ora referências a músicas populares, ora sons de uma caixa de música. No palco, microfones captam ruídos produzidos em cena, além do músico Rafael Agra interagindo ao vivo com a trilha sonora original.

A coreografia busca a representação de estados emocionais expondo os intérpretes a experimentações reais, utilizando-se de uma pesquisa de linguagem original com referências em danças de baile e artes marciais.

Preparação Corporal e Artística
O processo de preparação corporal e artística durou 10 meses. Nesse tempo, o elenco teve aulas de Yoga, Aikido, Capoeira, Dança Contemporânea e Improvisação.

Apresentações:

Dias 25, 29, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, quinta a sábado às 20h e domingo às 19h – Galeria Olido - Sala Paissandu. Capacidade: 136 lugares. Av. São João, 473 - Centro  - 2ª andar. Tel: 3397.0171.

Dias 04, 05, 11 e 12 de novembro, às quartas e quintas, às 20h – Centro Cultural Rio Verde. Capacidade: 30 lugares. R. Belmiro Braga, 119 - Vila Madalena. Tel: 3459.5321.

Dias 06 e 07 de novembro às 23h e 13 e 14 de novembro às 21h, sextas e sábados – Sala Crisantempo - Teatro. Capacidade: 100 lugares. R. Fidalga, 521 - Vila Madalena. Tel: 3819.2287

 Dia 17 de novembro, terça, às 20h – Tucarena - Sala de Ensaio. Capacidade: 40 pessoas. R. Monte Alegre, 1024. Tel: 3670 8455

Primeiros Versos – Com P.U.L.T.S. - Teatro Coreográfico. Concepção, coreografia e direção - Marcelo Bucoff. Intérpretes-criadores - Clarissa Sacchelli, Gabriela D´Elia, Jorge Lima, Natalia Yukie, Maira Barbosa, Mariana Costa, Paula Ferrão e Renata Aspesi. Vídeo - Eduardo Garcia. Cenário e Figurino – Carolina Bertier. Iluminação - Raquel Balekian. Trilha sonora - Rafael Agra. Direção de produção - Andrea Pedro. Duração - 60 minutos. Indicação – Recomendado para maiores de 16 anos.
Ingressos - Entrada Franca (retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo).

Assessoria de Imprensa
ARTEPLURAL Comunicação
Jornalista responsável - Fernanda Teixeira
MTb-SP: 21.718 - tel. (11) 3885-3671 / 9948-5355
fernanda@artepluralweb.com.br www.artepluralweb.com.br
adriana@artepluralweb.com.br

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet