GASTRONOMIA - RIO DE JANEIRO

Guimas - 30 anos de tradição na Gávea

'Risoto de camarão com lentilha rosa'

Foto: 'Risoto de camarão com lentilha rosa'

Rio de Janeiro - Roteiro Gastronômico

Por Bruna Amorim - Daniella Cavalcanti Assessoria de Imprensa

Guimas - 30 anos de tradição na Gávea

No dia 10 de dezembro de 1981 abria, numa charmosa rua da Gávea, o restaurante Guimas. Fruto de um encontro de quatro amigos, os casais Chico e Tintim Mascarenhas e Ricardo e Priscilla Guimarães, que resolveram, há 30 anos, criar um restaurante aconchegante a reboque de uma cozinha com alma de botequim, aliando simplicidade, boa comida, serviço e ambiente descontraídos, nasceu então o Guiminha, como é carinhosamente chamado por seus clientes cativos.

Durante um almoço na serra de Petrópolis, Chico Mascarenhas, que sempre gostou de cozinhar para os amigos, preparou o seu tradicional filé mignon. Ricardo Guimarães ficou encantado com o que experimentou e convidou o amigo, e suas respectivas esposas, para uma aventura: abrir um restaurante, mesmo não tendo nenhum deles experiência no ramo. Surgia o Guimas (‘Gui’ de Guimarães e ‘Mas’ de Mascarenhas), esta aconchegante tradicional casa, no melhor estilo bistrô carioca, que mantém até hoje uma cozinha internacional, frequentada por vizinhos, amigos, profissionais liberais, clientela que se perpetua a cada ano, promovendo um encontro de gerações. Continue lendo - Gastronomia Rio

“Uma extensão da sala da nossa casa”, como costuma dizer Chico Mascarenhas.

O restaurante desde o início assumiu o despojamento, como as mesas com giz de cera para desenhar em toalhas de papel, que no decorrer desses 30 anos acabaram decorando as paredes da casa, uma de suas marcas registradas. Funcionários fiéis, alguns desde os primeiros anos de estrada, assim como seus clientes e amigos.

“Nenhuma empresa consegue ser melhor que as pessoas que trabalham nela”, frase que Ricardo Guimarães costumava dizer para seus clientes e funcionários.

Vamos às comemorações

“Um lugar de muita alegria e afeto”, completa Tintim Mascarenhas.

Para comemorar a data, os três sócios (Ricardo, infelizmente, nós está mais no grupo. Um câncer o levou há dois anos) resolveram reeditar alguns dos pratos que fizeram parte da história do Guimas. Os balzaquianos da vez, que mudam a cada dois meses, são o “Risoto de camarão com lentilha vermelha” e o “Filé do Chico” (Filé mignon com molho de vinho, champignon e creme de leite servido c/ batata palha e arroz), primeiro prato do cardápio do restaurante.

Nos últimos meses estiveram no cardápio o “Filé de Peixe Guimas” (Cherne com mamão gratinado com gorgonzola) e a “Galinha do Beto”, que foi um dos primeiros cozinheiros da casa. Beto foi quem criou para o restaurante pratos como o “Filé Boursin”, feito de improviso uma noite a pedido do ator Walmor Chagas, e o “Pato da Fazenda”, que estão no cardápio há 30 anos e são um sucesso entre os clientes, assim como a “Truta com espinafre”.

Nas sobremesas, destaque para o “Pudim Guimas” e o “Doce de Leite da Dada”, receitas cedidas pela amiga Bebel Bernardes, no cardápio desde a abertura. Entre os drinks, o restaurante ficou conhecido pela sua Caipivodka de Lima e o famoso Bullshot.

Entre os pratos mais novos e uma ótima pedida para o verão que se aproxima, o “Trio Tartar” (salmão, atum e tomate) e a “Salada Morna” (com camarão, quinoa, champignon, shitake, alho poró e molho oriental) são excelentes pedidas.

GUIMAS - Rua José Roberto Macedo Soares, nº5 - Gáve Reservas: 2259-7996. Capacidade: 25 mesas/50 lugares. Funcionamento: diariamente, do meio-dia à 1h. Cartões: American Express, Master, Visa, Diners e Débito. Manobrista próprio. www.restauranteguimas.com.br

Fomos assim.
Fomos quatro, somos três.
Fomos muitos, somos poucos.
Fomos vários, somos um.
Fomos jovens, somos jovens.
Fomos um conto, somos uma história.

Somos trinta anos!

Parceiros sólidos e cúmplices,
dos encontros e desencontros,
perdas, ganhos, sabores e desejos,
experiências de todos vocês

Priscilla, Tintim e Chico

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet