PUBLICIDADE

Teatro Infantil

Teatro Infantil - Rio de Janeiro

Ilha da Utopia - A Tempestade

Ilha da Utopia - A Tempestade

Foto: divulgação / Nelson Nereu

Peça infantil sobre a preservação da natureza - Teatro Ipanema

Espetáculo Infantil

Por Mariana Benjamin

Ilha da Utopia - A Tempestade

8 de janeiro a 27 de fevereiro de 2011

Montagem inspirada em obra de Shakespeare conta com a presença de bailarinos
do Theatro Municipal

"Ilha da Utopia – A Tempestade", espetáculo infantil escrito por Girassol San Martim e dirigido por Marcus Jardym, estreia dia 8 de janeiro no Teatro Ipanema. Livremente inspirado em “A Tempestade”, de William Shakespeare, o texto trata de questões atuais como a importância da preservação da natureza, a problemática da poluição e da extinção dos animais. Para criar a atmosfera fantástica de Utopia, bailarinos dançam e brincam com panos, cordas e outros objetos. Mar, céu, terra, entre outros, ganham, então, criativas formas de representação, dentro do clima lúdico e mágico da Ilha de Utopia.

O espetáculo conta a história de Miranda (Girassol San Martim), filha de Próspero (Marcelo Moreira). Após um naufrágio, os dois vão parar em uma ilha encantada e mágica, chamada Utopia. O lugar é protegido por seres fantásticos, responsáveis por manter a natureza preservada e o meio-ambiente em equilíbrio. Após crescer e aprender os ensinamentos de Utopia, cabe a Miranda enfrentar as aventuras e responsabilidades que o destino lhe reserva.

A preservação do meio-ambiente é, inclusive, um dos grandes destaques do espetáculo. “A peça mostra às crianças o prazer, a diversão e a beleza que a natureza pode nos oferecer. Na situação em que estamos, é muito importante que a próxima geração crie uma consciência ecológica para alcançarmos o desenvolvimento sustentável que tanto buscamos”, revela Girassol San Martim, autora, protagonista e produtora da peça. Na história, Miranda aprende lições de ecologia e soluções para os problemas ambientais, incentivando as crianças para que façam o mesmo no seu dia-a-dia.

Ainda segundo a atriz, outro ponto alto da montagem é o universo mágico criado pelas coreografias de Camille Almeida para o espetáculo. “O jogo de cores, formas e luzes da montagem passam exatamente a sensação de encantamento que Utopia deve ter”, revela a Girassol. No espetáculo, bailarinos do corpo de baile do Theatro Municipal dançam ao lado de jovens de cerca de 18 anos provenientes do projeto social Solar Meninos de Luz, realizado nas comunidades do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho. “É uma oportunidade não só de aprendizado para esses jovens dançarinos, mas também uma chance de trabalhar naquilo que desenvolvem nas oficinas, palestras e cursos oferecidos pelo projeto”, explica a produtora. A ONG Solar Meninos de Luz, coordenada por Iolanda Maltaroli, foi fundada em 1991 e ajuda mais de quatro mil pessoas oferecendo educação e atividades complementares de esporte e cultura para as comunidades beneficiadas.

Texto: Girassol San Martin | Direção: Marcos Jardim

Local: Teatro Ipanema (260 lugares).
Endereeço: Rua  Prudente de Moraes,824 - Ipanema-RJ
Horário(s): sábado e domingo às 17h
Data(s): 8 de janeiro a 27 de fevereiro de 2011
Preço(s): R$30,00 (inteira)  e R$15,00 ( meia)
Classificação: 2 anos
Duração: 50 Minutos