Home / Empreendedorismo - Como montar um negócio? / Lab Território Criativo – 700 hs de mentoria, gratuita

Lab Território Criativo – 700 hs de mentoria, gratuita

Card (1)

O Instituto Bem Cultural, no âmbito da parceria firmada com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal para desenvolvimento do projeto Território Criativo, lança edital para oferta de aproximadamente 700 horas gratuitas de formação, mentoria e ações de conexão com o mercado para empreendedores da música, audiovisual e moda do Distrito Federal

Território Criativo

Com duração de 2 meses e com escopo para atender 15 empreendimentos nas áreas da Música, Moda e Audiovisual, empreendedores do Distrito Federal recebem iniciativa voltada à gestão de negócios criativos.

Está aberto edital para a seleção de 15 negócios nas áreas da Moda, Música e Audiovisual, sendo cinco de cada, para participação na primeira edição do Laboratório de Empreendedorismo e Negócios do Território Criativo (Lab Território Criativo). Podem se inscrever empreendimentos criativos sediados no Distrito Federal, já formalizados, e que atuem em um dos setores abrangidos pela iniciativa. O edital está publicado no site do Território Criativo, em www.territoriocriativodf.com.br/inscricoes, e os interessados tem até o dia 14 de janeiro para se inscreverem.

700 horas de atendimento coletivo

Com aproximadamente 700 horas de atendimento coletivo e individual de micro e pequenos empreendimentos, o que se objetiva com esta ação do Território Criativo, fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura do DF e o Instituto Bem Cultural, é o desenvolvimento sustentável de negócios, produtos e serviços criativos.

Para tanto, consultores especializados na modelagem, gestão e inovação de negócios e empreendedores com larga experiência nos mercados nacional e internacional desenvolverão uma imersão voltada para o fortalecimento e expansão de empreendimentos criativos locais. Esse processo é composto por 60 horas de curso por setor, 4 horas de palestras transversais, 16 horas de oficina de prototipação para cada área atendida, 30 horas de mentorias para cada empreendimento apoiado e mais a participação dos selecionados em evento para demonstração do seu negócio para uma banca qualificada.

Todo caminho a ser trilhado ao longo do processo será construído e customizado de forma a atender cada um dos negócios selecionados. Portanto, a estruturação global do Laboratório, com seus conteúdos específicos e ementas, bem como a escolha dos facilitadores e mentores, serão detalhados a partir da avaliação dos empreendimentos que participarão desta jornada.

De forma geral, o Lab Território Criativo objetiva aperfeiçoar e expandir os horizontes de jovens e promissores negócios, trabalhando questões comportamentais, sobre seus mercados e tendências, desenvolvimento de competências gerenciais e implementação de estratégias de marketing aplicadas à distribuição de bens e serviços e ao posicionamento de mercado.

O processo tem início com realização de três cursos de 60 horas cada, um para cada setor abrangido pela edição do Laboratório, quando serão oferecidas ferramentas voltadas ao desenvolvimento do comportamento empreendedor, modelagem de negócios, avaliação de cenários de mercado e temas de gestão e marketing aplicados a empreendimentos criativos. Os cursos são complementados com a realização de encontros dos 15 empreendimentos apoiados com grandes nomes do cenário nacional, no formato de palestras que possibilitem a troca de experiência e conhecimento.

Após essa primeira parte do ciclo formativo, os empreendimentos apoiados em cada setor participarão de uma oficina de 16 horas para prototipagem de bens e serviços criativos. Durante a oficina, a proposta é que, por meio de uma metodologia interativa e experimental, o empreendimento possa aperfeiçoar seu portifolio de forma que sua atuação seja mais assertiva com o mercado e o público a que se destina um seus bens e serviços.

A partir deste ponto, o Lab Território Criativo alcança seu ponto de atuação mais individualizada junto aos empreendimentos selecionados. Os negócios apoiados terão acesso a 30 horas de mentoria individualizada, sendo esse processo construído de forma customizada para cada empreendimento, a partir das principais dificuldades e oportunidades observadas durante a primeira etapa do Laboratório.

De forma a concluir a imersão no Laboratório, os empreendimentos apoiados participarão de evento no qual terão oportunidade de apresentarem seus negócios para uma banca qualificada, formada por agentes de mercado e potenciais investidores escolhidos especificamente para cada um dos setores envolvidos. Em formato de pitch presencial, esse dia de apresentação representará o desenvolvimento da iniciativa ao longo de sua participação no Lab Território Criativo e gera a oportunidade real de alavancagem do empreendimento.

Os coordenadores do Laboratório de Empreendedorismo e Negócios do Território Criativo (Lab Território Criativo), André Leão, audiovisual, Fabrício Ofuji, música, e Mábel de Bonis, moda, adiantam algumas dicas para este momento de inscrição, como estar atento aos documentos obrigatórios no edital, testar os anexos antes de enviá-los, soltar a criatividade para desenvolvimento de sua apresentação e exercitar o poder de síntese no preenchimento do formulário de inscrição, de forma a demonstrar segurança acerca do negócio que se pretende desenvolver.

A inscrições do processo de seleção para o Lab Território Criativo estão abertas até o dia 14 de janeiro de 2018. Para obter mais informações e tirar dúvidas sobre o edital e a iniciativa, contate a equipe do projeto por meio do e-mail labterritoriocriativo@gmail.com.

Informações gerais
Laboratório de Empreendedorismo e Negócios do Território Criativo
Programa para dinamização de empreendimentos em atividade no Distrito Federal nas áreas de audiovisual, moda e música.
Inscrições até 14/01 pelo e-mail: labterritoriocriativo@gmail.com
Mais informações: www.territoriocriativodf.com.br
Os coordenadores participaram de “live”, via Facebook, quando comentaram aspectos da ação assim como sobre o programa Território Criativo: http://bit.ly/2CgbOt2
Dúvidas: labterritoriocriativo@gmail.com

Check Also

Modelos de trabalho compartilhado evoluíram para comunidades além dos espaços

Foi uma verdadeira explosão no mundo dos negócios. Os coworkings começaram a se multiplicar no …

Deixe seu comentário