Home / Agenda Cultural de Brasília / Lenine acompanhado da Orquestra À Base de Corda na CAIXA Cultural Brasília

Lenine acompanhado da Orquestra À Base de Corda na CAIXA Cultural Brasília

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 10 a 13 de agosto, concerto de

 

Lenine acompanhado da Orquestra À Base de Corda

Espetáculo traz no repertório versões orquestradas pela curitibana Orquestra À Base de Corda para sucessos da carreira do cantautor Lenine, bem como canções de seu mais recente álbum, “Carbono”. O projeto já foi apresentado em Curitiba com grande sucesso de bilheteria

 

Foto: Léo de Freitas

 

Lenine estreou em 2005 seu primeiro show sinfônico com a Orquestra Nacional de Île de France, no Theatro Zenith, em Paris, evento que coroou o “Ano do Brasil na França”, trazendo suas composições com novos arranjos feitos pelo maestro Ruriá Duprat.  Ao ver sua obra “vestida de roupa de domingo”, Lenine decidiu que, de alguma maneira, incluiria novos concertos como aquele em suas futuras turnês.

 

A partir de então, Lenine dividiu o palco com talentos da música instrumental, seja com orquestras eruditas, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica do Mato Grosso, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica de Heliópolis, entre outras; ou com orquestras contemporâneas como a Rumpilezz, do maestro Letieres Leite, e A Martin Fondse Orchestra, da Holanda, com quem excursionou o Brasil e a Europa com o espetáculo “The Bridge”.

 

Por outro lado, a Orquestra À Base de Corda, dedicada à música popular, “Desde 2003 tem tocado com convidados, tanto instrumentistas quanto compositores”, lembra seu diretor artístico e maestro, João Egashira. A partir de então, o grupo já se apresentou ao lado de grandes nome como Dominguinhos, Zeca Baleiro, Diogo Nogueira, Roberto Corrêa, Letieres Leite e Paulinho Moska. “A Orquestra tem caráter autoral, quase todos nossos músicos compõem, no entanto, para esta sequência de concertos, fomos além das composições próprias do grupo e homenageamos outros compositores”, diz o maestro.

 

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, a Orquestra À Base de Corda se dedica à pesquisa e à divulgação da música brasileira, com uma formação instrumental ímpar – desde 2001 conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. Naipe de instrumentos que irá revisitar os mais de 30 anos de carreira e Lenine, em especial o repertório do disco “Carbono”, considerado o trabalho mais “pernambucano” de sua discografia, pela presença marcante do frevo, do maracatu e das referências à cultura afro-brasileira.

O repertório do show inclui músicas de várias fases da carreira de Lenine, como “Lavadeira do rio” (Lenine/ Braulio Tavares), “Leão do Norte” (Lenine / Paulo César Pinheiro), “Silêncio das estrelas” e “Paciência” (Lenine / Dudu Falcão). De Carbono, estão garantidas “O Universo na cabeça do alfinete” e “À meia noite dos tambores silenciosos”, gravados com A Martin Fondse Orchestra e Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz.

 

 

 

 

Serviço:

 

Show: Lenine e a Orquestra À Base de Corda”

Local: CAIXA Cultural Brasília, Teatro da CAIXA

Endereço: SBS Quadra 4 Lotes 3/4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa.

Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes).

Temporada: Dias 10, 11, 12 e 13 de agosto de 2017.

Dias e horários: quinta e sexta, às 20h, sábado, às 18h, e domingo, às 19h.

Duração: 80 minutos

Ingressos: R$ 20,00 e 10,00 (meia entrada para estudantes, professores, maiores de 60 anos, funcionários e clientes CAIXA e doadores de livro).

Bilheteria: De terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h.

A venda de ingressos começa no dia 5 de agosto, sábado, somente na bilheteria do Teatro.

Informações: 3206-6456

Classificação indicativa: Livre

 

Sites: www.lenine.com.br/  e www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/musica/grupos/orquestra-a-base-de-corda

 

Produção executiva: Banalíssima Arte, Clodoaldo Costa

Produção Brasília: Elias Oliveira

 

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal.

 

 

Orquestra À Base de Corda

Mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, a Orquestra À Base de Corda foi criada por Roberto Gnattali em 1998. Dedicada à pesquisa e à divulgação da música brasileira, a Orquestra possui formação instrumental ímpar – desde 2001 conta com violino, bandolim, cavaquinho, viola caipira, violão, violão 7 cordas, contrabaixo, piano e percussão – o que confere ao grupo sonoridade bastante particular. Seu repertório procura abranger diversos períodos da história da música popular brasileira e inclui composições de seus integrantes. Os arranjos são especialmente elaborados por músicos da orquestra e por nomes como Paulo Bellinati, Maurício Carrilho, Leandro Braga, Dante Ozzetti, Jayme Vignoli, Mario Manga, André Abujamra, Paulo Aragão, Josimar Carneiro. Já teve como convidados Zeca Baleiro, Paulinho da Viola, Lenine, Mônica Salmaso, Roberto Corrêa, Ceumar, Pedro Amorim, Dominguinhos, Joel Nascimento, Andréa Ernest Dias, Caíto Marcondes, Maurício Carrilho, Zé Renato, Ná Ozzetti, Renato Borghetti, André Abujamra, Carlos Malta e Dimos Goudarolis. Entre suas apresentações mais importantes estão às realizadas nas Oficinas de Música de Curitiba (2001 a 2016), no 8º Festival Brasil Instrumental de Tatuí e no Acorde Brasileiro em Porto Alegre. Em 2008 lançou seu primeiro CD, intitulado Antiqüera, ao lado do violeiro Roberto Corrêa, tendo sido indicado para o Prêmio Rival. Em 2009, ao lado de Roberto Corrêa, participou da gravação do programa Instrumental SESC Brasil, em São Paulo.

 

João Egashira – Direção Artística

João Egashira é natural de Santo André, onde deu seus primeiros passos na música. Ainda na infância mudou-se para Curitiba, onde continuou desenvolvendo seus estudos musicais. Dedica-se principalmente à pesquisa e performance em Música Brasileira, tendo realizado diversos projetos, muitos deles em colaboração com artistas como Roberto Corrêa, Paula Santoro, André Abujamra, Consuelo de Paula, Nicolas Krassik, entre outros. Dirige a Orquestra À Base de Corda de Curitiba desde 2001, grupo com o qual já apresentou ao lado de nomes como Paulinho da Viola, Dominguinhos, Zeca Baleiro e Renato Borghetti. É mestre em música pela UFPR e atuou como professor em instituições como a PUC – PR e Conservatório de MPB de Curitiba. Ministrou aulas também nos festivais de Antonina, Londrina e na Oficina de Música de Curitiba. Atualmente é um dos diretores artísticos da Oficina de Música de Curitiba.

Check Also

Espetáculo infantil “Pelo Mundo com Mawaca”, na CAIXA Cultural Brasília

Grupo MAWACA na CAIXA Cultural Brasília Curtíssima e imperdível temporada do espetáculo “Pelo Mundo com …

Deixe seu comentário