Home / Eventos Corporativos e Culturais Rio de Janeiro / Madrugada no Centro – CCBB RJ

Madrugada no Centro – CCBB RJ

madrugada_no_centroMinistério da Cultura apresenta
Banco do Brasil apresenta e patrocina Madrugada no Centro – 2016

De outubro a fevereiro, o CCBB RJ recebe cinco festas temáticas com DJs,
shows ao vivo e intervenções, na sua área externa.

Dia 19 de novembro, tem show da banda Consciência Tranquila,
Baile Black Bom, além das participações de Babu Santana, Da Ghama e Gerson King Combo como convidados especiais.

Dia 17 de dezembro, a pista ferve com a Festa Odara, Lineker e sua banda, e participação especial de Alice Caymmi.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro promove a quarta edição do projeto “Madrugada no Centro”, de outubro de 2016 a fevereiro de 2017. O evento, que tradicionalmente ocorre na área externa do CCBB, recebe cinco festas, sendo uma por mês, e mistura DJs conhecidos do grande público e artistas convidados, compondo um ‘set list’ temático para cada edição. Com produção da Paita Produções Artísticas, os eventos acontecem aos sábados, das 23h às 4h, com entrada gratuita.

A primeira festa, realizada em 11 de outubro, comemorou os 27 anos do CCBB RJ, com o DJ Montano, BossaCucaNova, BNegão, DJ MAM com a Festa Sotaque Carregado e Valéria Houston. O evento aconteceu durante o ‘viradão’ da mostra ‘O triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie’ e da abertura da exposição ‘Mondrian e o movimento De Stijl’.

A segunda noite está marcada para 19 de novembro, com o tema Consciência Negra, com mais um ‘viradão’ da exposição ‘Mondrian e o movimento De Stijl’. Em destaque, uma programação especial com o Baile Black Bom assumindo as picapes e show da banda Consciência Tranquila, com participações especiais de Babu Santana, Da Ghama e Gerson King Combo.

No dia 17 de dezembro, a festa começa com Lineker e banda, flertando com o pop experimental contemporâneo e a nova MPB, num espetáculo intenso, performático e visceral. Como convidada especial, Alice Caymmi. Em seguida, entra a Festa Odara, com seu repertório tropicalista altamente dançante, que vai de Caetano Veloso a Reginaldo Rossi. As duas últimas edições da temporada acontecem nos dias 21 de janeiro e 18 de fevereiro de 2017.

O projeto Madrugada no Centro, que acontece desde 2014, pretende resgatar a tradição boêmia e musical do Centro do Rio, em linha com o movimento de revitalização da região. A programação é um convite para uma viagem à musicalidade carioca.

PROGRAMAÇÃO EM EXECUÇÃO

FESTA 2 – NOVEMBRO
19/11/16
Consciência Negra

Banda Consciência Tranquila + Baile Black Bom + Gerson King Combo + Babu Santana e Da Ghama como convidados especiais.

Banda Consciência Tranquila: Idealizada pelos rappers Antonio Consciência e Sami Brasil, em 2002, a banda traz sucessos marcantes para os amantes da Black Music. Mistura o groove do funk, as melodias do soul, a atitude do hip hop e a musicalidade brasileira, com muita personalidade e conteúdo. Apresentou-se em grandes eventos pelo Brasil, tocou sua música nas rádios e representou o Rio de Janeiro no Programa Superstar. A formação oficial conta com Antonio Consciência (compositor e rapper), Sami Brasil (compositora e rapper), Alan Camargo (voz e arranjos), Carrão Speed (beat box) e Igor Swed (guitarra e arranjos).

Baile Black Bom: Iniciativa da Botacara Produções em parceria com a Banda Consciência Tranquila, o baile acontece mensalmente no Quilombo Pedra do Sal, importante local de resistência negra no Rio de Janeiro. A proposta é resgatar os bailes ‘Black Power’, numa viagem no tempo da ‘black music’, com releituras dos maiores clássicos do gênero desde os anos 70 até hoje, executados pela banda Consciência Tranquila ao vivo, além de DJs aquecendo a pista com o melhor do hip hop, charme, flashback e toda a variedade de expressões artísticas que a ‘black music’ pode oferecer.

Gerson King Combo: Fenômeno dos bailes soul do subúrbio carioca na década de 70, Gerson King Combo ficou conhecido como o James Brown brasileiro. Sua carreira começou com a Banda Veneno do maestro Erlon Chaves e com Wilson Simonal, que o levou para o exterior em suas turnês. Nos EUA, conheceu pessoalmente James Brown. De volta ao Brasil, montou o grupo Gerson Combo Brazilian Soul, com foco no filão black. Com uma voz grave e marcante, destila seu funk/soul, com grooves altamente dançantes. O show traz sucessos de seu repertório como “Mandamentos Black” e outras canções, sempre pregando a paz e a igualdade.

Babu Santana: Intérprete de Tim Maia na cinebiografia do músico lançada em 2014, chamou a atenção pela desenvoltura com que trabalhou o repertório do Síndico. Babu Santana começou a carreira no teatro, no grupo “Nós do Morro”, participando de diversas montagens. Seu talento atraiu diretores de cinema e televisão, e em 2001, foi convidado para atuar em longas metragens como “Uma onda no ar”, que lhe rendeu seu primeiro prêmio de melhor ator coadjuvante, e “Cidade de Deus”. No mesmo ano, estreou na TV Globo em “Malhação”. Desde então, atuou em mais de 32 filmes e mais de 18 novelas e seriados da TV Globo.

Da Ghama: Ex-integrante do “Cidade Negra”, fez história como compositor, cantor, guitarrista e fundador do grupo de reggae mais famoso do Brasil. Apreciador da diversidade musical, em “Violas e Canções”, seu primeiro álbum solo, investiu em novas sonoridades, como o samba-bossa e o pop, sem abandonar o reggae. Como compositor, recebeu o prêmio “Melhores do Reggae 2012”, no Expresso Brasil, em São Paulo. Em seu novo disco “Baixafrikabrasil”, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2016, aborda questões sociais. Seu som é uma homenagem às matrizes africanas e a todos os cantores, compositores e bandas brasileiras que vem fazendo a história do reggae no Brasil ao longo dos últimos 30 anos.

FESTA 3 – DEZEMBRO
17/12/2016
DIVERSIDADES
Lineker e banda, com participação especial de Alice Caymmi + Festa Odara

Lineker e banda: O cantor e multiartista Lineker apresenta ao público o show de seu mais recente álbum, Lineker, lançado em novembro de 2016. Produzido pelo próprio cantor em parceria com o pianista e produtor musical Chicão, o disco é o primeiro trabalho autoral de Lineker, que assina oito das 11 faixas inéditas. Acompanhado de sua banda, o artista flerta de forma intensa com o pop experimental contemporâneo e a nova MPB, e ainda traz para o palco toda sua bagagem de bailarino e performer, em um espetáculo intenso, performático e visceral. Suas canções passeiam por temas diversos, como desejos, amores, desconstruções de gênero, sexualidade, refletindo tensões políticas e sociais. Além do repertório de seu novo disco, o show traz canções de seus álbuns anteriores, “eLe” e “Verão”.

Alice Caymmi: Expoente da terceira geração da família Caymmi, Alice é um dos grandes nomes da moderna música brasileira. Seu recente disco, Rainha dos raios, é uma verdadeira descarga eletrizante de criatividade no universo pop. Com uma personalidade incandescente, já chamou a atenção até de Björk, que manifestou publicamente em rede social o encantamento pela abordagem de sua Unravel (Björk e Guy Sigsworth) no primeiro álbum de Alice Caymmi.

Festa Odara: Reunindo música brasileira da melhor qualidade, foi criada há nove anos em São Paulo para celebrar o movimento tropicalista. Com direção artística de Rodrigo Faria, acontece também no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Brasília, levando DJs, VJ e/ou bandas como atrações. Em março de 2014, criou sua banda oficial, a Odara. O trabalho de pesquisa musical, tanto dos DJs residentes, Rubens Ca e Johnny Harp, como da banda Odara, não é só de garimpar os grandes clássicos dançantes da música brasileira, como também de revelar o talento de novos artistas, confrontando gerações ao melhor estilo tropicalista. O repertório vai de Caetano Veloso, Os Mutantes, Zé Keti, Luiz Gonzaga, Rita Lee, Raul Seixas a Bonde do Rolê, Robertinho do Recife, Wando, Reginaldo Rossi, entre outros. Foi eleita a melhor festa paulista de 2014, através de voto popular, segundo a enquete do Guia Folha, guia cultural do jornal Folha de S. Paulo.

Madrugada no Centro – CCBB RJ
Horário: 23h às 4h
End.: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Tel.: (21) 3808-2000
Programação completa: www.facebook.com/madrugadanocentro
Capacidade: até 800 pessoas
Ingressos: Entrada gratuita por ordem de chegada. Sujeito à lotação do espaço.

Abertura dos portões: 22h
Produção: Paita Produções Artísticas

Avalie

Check Also

Cultura Inglesa realiza storytelling para crianças nos dias 11 e 12 de março

Cultura Inglesa realiza storytelling nos dias 11 e 12 de março As apresentações acontecem nas …

Diexe seu comentário