Home / Agenda Cultural Porto Alegre / Cubo1 Cia de Arte Apresenta Masterclass Internacional De Dança Contemporânea Com Héctor Böhâmia Wültrich (Alemanha)

Cubo1 Cia de Arte Apresenta Masterclass Internacional De Dança Contemporânea Com Héctor Böhâmia Wültrich (Alemanha)

screen

Masterclass Internacional de Dança. A Cubo1 Cia de Arte traz à Porto Alegre o coreógrafo Héctor Böhâmia Wültrich (Frankfurt/Alemanha) para ministrar uma Masterclass de Dança Contemporânea nos dias 06, 07 e 08 de Março na Zathus Espaço de Dança.

Masterclass Internacional de Dança

As aulas serão estruturadas em barra, centro e dinâmicas de deslocamentos, todos focados na linguagem contemporânea, finalizando a cada dia com um trabalho de composição. Serão oferecidas propostas precisas sobre como uma montagem com bailarinos pode ser abordada a partir da expressividade e do preparo dos corpos. As aulas são direcionadas para bailarinos de nível intermediário e avançado e para isso será feita uma seleção que está com inscrições abertas de 04 à 28 de Fevereiro. Os selecionados serão conhecidos no dia 01 de Março.

Héctor Böhâmia Wültrich

Sobre Héctor Böhâmia Wültrich: o coreógrafo levanta a prática cênica coreográfica como um espaço de ensaio e experimentação, um território libertado das condições do mundo real habitual contendo o potencial de alterar e distorcer o existente. Suas obras são plataformas para entrelaçar temas, estéticas e observações do mundo real. Ele começou seus estudos de balé em sua cidade natal aos 10 anos de idade com os professores Ilse Wiedmann, Wasil Tupin e Iris Scaccheri, sendo este o mais influente em seu trabalho posterior.

Ele é mestre, coreógrafo, músico e roteirista, fundador do Böhâmia Danse Quartett desde a sua criação em 1996.
Depois de passar pela famosa Juilliard School de Nova Iorque, concentra-se no estudo do processo coreográfico em compositores do século XX, particularmente-Luigi Nono, John Cage e Karlheinz Stockhausen. Da América do Norte, ele viaja pelas cidades europeias, como Praga, Paris, Londres e Berlim, onde ele se aproxima do Conjunto Berliner em uma abordagem de referências expressionistas de suas ideias, o que lhe permite construir um estilo pessoal que o identifique até hoje.

Paralelamente a sua atividade como mestre na Böhâmia Danse Quartett, assume a posição de coreógrafo residente no Ballet do Teatro Nacional de Mohamed V Ar-Ribat (Marrocos), criando obras que lhe oferecem notoriedade internacional como Der kaukasische Kreidekreis de Bertolt Brecht, Streichtquartett NR4 Giacinto Scelsi, Catulli e Carmina Burana de Carl Orff, 90+ Elliot Carter, fin du Temps QuarTour por Olivier Messiaen, Toccata e Variações e Bolero de Maurice Ravel entre outros. Ao longo destes 30 anos, colaborou para produções nas óperas de Bratislava, Hamburgo, Helsínquia, Bruxelas, Oslo, Buscar, Lyon, Quioto, Varsóvia, Dublin, Roma, São Francisco, Belgrado, Viena e Seul. Desde meados de 1990, ele vive e trabalha em Frankfurt, Alemanha.

SERVIÇO
Porto Alegre
Dança Contemporânea nos dias 06, 07 e 08 de Março na Zathus Espaço de Dança.

Sobre veronica prokopp

divulgação de espetáculo de dança

Check Also

“Vincent” – Espetáculo de Dança Contemporânea inspirado em Van Gogh

“Vincent” é um espetáculo de dança contemporânea criado pela Cubo1 Cia de Arte que explora …

Deixe seu comentário