Teatro São Paulo

TEATRO SÃO PULO

MEMÓRIA DA CANA

MEMÓRIA DA CANA

Foto: Shima

Espaço dos Fofos Encenam

Os Fofos reestreiam Memória da Cana em mostra de repertório

6 de fevereiro a 11 de abril de 2010

Por Lígia Azevedo / Arteplural Comunicação

Eleito como um dos melhores de 2009 pelo Guia da Folha e Veja SP e com várias indicações nos prêmios Shell, APCA e CPT, Memória da Cana abre a programação da mostra com as cinco peças do repertório do grupo

Enquanto preparam seu novo espetáculo, baseado em pesquisa sobre o circo, o grupo Os Fofos Encenam faz durante todo este ano uma mostra de repertório com seus cinco espetáculos. Para quem não conseguiu assistir ou quer conferir de novo, Memória da Cana, mais recente encenação do grupo, abre a programação - reestreia dia 6 de fevereiro sábado, às 21h -, e faz temporada até 11 de abril no Espaço dos Fofos. (Nos dias 27, 28 e 29 de março, o espetáculo estará participando da Mostra Oficial do Festival de Curitiba, portanto não haverá sessões.)

Sucesso de público e de crítica, Memória da Cana foi classificado entre os 3 Melhores espetáculos de 2009 pelo Guia da Folha e entre os 10 melhores espetáculos pela Veja SP, e arrebatou listas de indicações nos principais prêmios de Teatro: foi vencedor do Prêmio APCA de Melhor Espetáculo de 2009, recebeu indicações ao Prêmio Shell em 4 categorias – direção, cenário, figurinos e iluminação; e foi indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro em 3 categorias – direção, elenco e projeto visual.

Sob direção de Newton Moreno, o quinto espetáculo do grupo é uma livre adaptação de Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. O diretor dá continuidade ao movimento de retorno às origens pernambucanas também presente em Agreste, Assombrações do Recife Velho e As Centenárias e traz o enredo rodrigueano ao ambiente do engenho pernambucano estudado por Gilberto Freyre em Casa Grande e Senzala. Além das obras de Rodrigues e Freyre, a peça se baseia ainda em memórias familiares dos próprios atores.

O cenário é uma casa-grande freyriana com uma sala central e, ao redor dela, estão os seis quartos dos membros da família, que servem também de plateia. Da perspectiva do ambiente de cada personagem, imerso aos objetos e cheiros que lhe são característicos, o público assiste a um eclodir de conflitos familiares e relações incestuosas.

Jonas, o patriarca da família, é apaixonado pela filha Glória, e ela por ele. Para satisfazer esse desejo, ele adquire o hábito de trazer adolescentes em casa para tirar sua virgindade, contando, para isso, com a ajuda da cunhada Rute, que também é apaixonada por ele. A mãe, D. Senhorinha, assiste a tudo e se mantém impassível. Os conflitos eclodem quando os filhos retornam para o lar: Glória, expulsa do colégio interno por se envolver com uma garota; Guilherme, apaixonado pela irmã, castra-se e abandona o seminário à procura de Glória; Edmundo, expulso de casa pelo pai, abandona a mulher com quem se casou, recentemente, por uma paixão velada pela mãe.

A mostra de repertório dos Fofos Encenam segue com Ferro em Brasa, de 15 de maio a 26 de julho; Deus sabia de tudo..., de 4 de junho a 23 de julho; Assombrações do Recife Velho, de 7 de agosto a 11 de outubro; e A Mulher do Trem, de 22 de outubro a 13 de dezembro.

Sobre o grupo
A formação de Os Fofos Encenam aconteceu em 1992, no curso de Artes Cênicas da Unicamp, com atividades de pesquisa direcionadas ao riso e às raízes do cômico dentro da grade curricular da faculdade. No ano 2000, Os Fofos se reencontraram para a montagem de Deus Sabia de Tudo..., de Newton Moreno, espetáculo que marcou a transformação do grupo em companhia profissional de teatro de repertório.

Esse espetáculo, contemplado com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro e encenado no interior de um casarão antigo da Bela Vista, foi indicado ao Prêmio Shell nas categorias Melhor Direção, Melhor Iluminação e Melhor Trilha Musical, além de ganhar Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Espetáculo, Direção e Ator em Comédia. Dando continuidade à pesquisa sobre universo do circo-teatro, Os Fofos Encenam estrearam em outubro de 2006 o drama trágico Ferro em Brasa, de Antonio Sampaio. Contemplado com o Prêmio Myriam Muniz - FUNARTE - Petrobrás, o espetáculo recebeu ainda indicação ao Prêmio Shell na Categoria Especial pela pesquisa em Circo-Teatro e Melhor Atriz, com Cris Rocha. O grupo conquistou em 2007 o patrocínio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e inaugurou sede própria no galpão da Rua Adoniran Barbosa.

Os Fofos Encenam são Alex Gruli (ator), Carlos Ataíde (ator), Carol Badra (atriz / produtora / figurinista), Cris Rocha (atriz), Eduardo Reyes (ator / produtor / iluminador / designer gráfico), Emerson Mostacco (Diretor de produção / Administrador), Erica Montanheiro (atriz), Fernando Esteves (diretor musical e pianista), Fernando Neves (ator e diretor), José Roberto Jardim (ator), Kátia Daher (atriz / produtora), Leopoldo Pacheco (cenógrafo / figurinista / consultor artístico / maquiador), Luciana Lyra (atriz / preparadora corporal), Marcelo Andrade (ator / cenógrafo / cenotécnico), Maria Stella Tobar (atriz), Newton Moreno (diretor / dramaturgo), Paulo de Pontes (ator), Silvia Poggetti (atriz), Viviane Madureira (preparadora corporal) e Zé Valdir (contra-regra / diretor de palco / operador de luz).

Texto original: Nelson Rodrigues. Direção e Adaptação: Newton Moreno. Elenco de atores-criadores: Carlos Ataíde, Kátia Daher, Luciana Lyra, Paulo de Pontes, Marcelo Andrade e Viviane Madureira. Direção de Produção: Emerson Mostacco. Figurino e Maquiagem: Leopoldo Pacheco. Desenho de Luz: Eduardo Reyes. Direção Musical: Fernando Esteves. Cenário: Marcelo Andrade e Newton Moreno.
 
Local:  Espaço dos Fofos Encenam  (70 pessoas) -  informações - (11) 3101.6640
Endereço: Rua Adoniran Barbosa, 151 -  (travessa da Rua Jaceguai)
Bairro: Bela Vista.
Horário(s): Sábados às 21h; domingos às 19h e segundas às 20h.
Data(s): 6 de fevereiro a 11 de abril de 2010.
Preço(s): R$ 40,00 (sábado) e R$ 30,00 (domingo e segunda).
Classificação: 16 anos
Duração: 90 Minutos
Tem acesso para deficientes. Aceita Cartão de Débito e Crédito (Visa, Mastercard).
Compra de Ingressos pelos site: www.osfofosencenam.com.br e www.ingressos.com.

Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável - Fernanda Teixeira
ARTEPLURAL Comunicação
fernanda@artepluralweb.com.br www.artepluralweb.com.br
arteplural@artepluralweb.com.br

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet