Artigos

MARKETING DE VAREJO

Merchandising no varejo farmacêutico: Otimizando seu ponto de vendas

Sebastião Mascarenhas

Foto: Sebastião Mascarenhas

Gerente Geral da Rede de Drogarias ponto saúde

Por Sebastião Mascarenhas

Marketing de Varejo

Merchandising no varejo farmacêutico: Otimizando seu ponto de venda

Ao longo dos 20 anos de minha experiência profissional e acadêmica desenvolvida em empresas como: Unilever, Bayer S/A, Distribuidora Prosper Medicamentos e atualmente Gerente Geral da Rede de Drogarias Ponto Saúde, percebo o quanto o varejo farmacêutico pode otimizar seus pontos de vendas, ou seja, gerenciar seus espaços seja ele com produtos mais rentáveis ou com geradores de tráfegos (Produtos que atraem clientes a loja).O merchandising bem aplicado torna-se um influenciador de demanda fantástico, haja vista, 85% das compras serem por impulso. Mediante esse grau de oportunidade o foco é conquistar o consumidor no momento exato, esse processo bem explorado e elaborado agrega um dos conceitos do merchandising que é “Vender sem abrir a boca”. Como isso acontece ? É simples, Devemos expor produtos com visibilidade,“Tudo o que não é bem exposto não é visto, se não é visto não é comprado”, uma outra alternativa bastante interessante é utilizar estratégias com gerenciamento de categorias, posicionando os produtos de forma que o nosso Shopper (consumidores), circulem no PDV com visão de comprar o que veio destinado e levar outras necessidades que não estavam em seu planejamento, essa mecânica é automaticamente impulsionado na atmosfera de compras gerada por exposições, materiais de propaganda aliados a campanha de vendas, promoções, etc...

Precisamos também ficar atentos ao consumidor contemporâneo que apresenta mais expertise e menos tolerância a erros, levando-o a exigir bem mais da área de vendas. 83% da percepção visual refletida nos sentidos humanos são pela visão e isso o merchandising explora muito bem.

O varejo precisa adotar ferramentas onde os consumidores identifiquem com clareza seus benefícios, que atenda suas necessidades e ofereça soluções para seus problemas, essas são as palavras MÁGICAS para qualquer estratégia. Criar esse momento é de fundamental importância, onde teremos respostas de imediato nas vendas, na fidelização dos clientes e na maximização dos resultados.

“A melhor maneira de manter os clientes é descobrir constantemente como dar a eles mais por menos”

Sebastião Mascarenhas
Gerente Geral da Rede de Drogarias ponto saúde
Prof. de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá, Candido Mendes (AVM) e
MBA da Universidade Gama Filho.
Prof.: sebastiao@pontosaude.com
Contato para palestra: 21 - 8844 5437

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet