NossaDica.com - Agenda de cultural do Brasil

Dicas - Agenda de Shows Rio

Monobloco

Monobloco

Monobloco | Foto: divulgação

Por Astrolábio Comunicação - Bianca Senna / Sabrina Schemberg

O grupo carioca Monobloco, conhecido por unir diversos ritmos e estilos musicais ao samba, estará pela primeira vez no palco do Citibank Hall, em única apresentação, no próximo dia 14 de novembro.

Idealizado em 2000 pelos integrantes da banda Pedro Luís e A Parede – C.A, Ferrari, Celso Alvim, Pedro Luís, Mário Moura e Sidon Silva – o grupo carioca Monobloco surgiu após uma oficina de percussão no SESC Vila Mariana, em São Paulo. De lá para cá, nunca mais parou. Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o grupo cresceu tanto que há alguns anos os fundadores criaram a versão Monobloco Show (são 17 integrantes), que se apresenta o ano inteiro em todo o país e no exterior, com uma média de dez shows por mês. Em 2010, o grupo completou 10 anos de carreira e lançou o CD/DVD ao vivo Monobloco 10.

Na voz dos cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli, Alexandre Momo e Pedro Quental, o repertório vai das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo forró de Luiz Gonzaga, até canções de Paralamas do Sucesso, O Rappa e Cidade Negra. Nos shows, o Monobloco leva também músicas como “Samba de Arerê”, de Arlindo Cruz, Xande de Pilares e Mauro Júnior, “Eu Também Quero Beijar”, de Pepeu Gomes, “Do Seu Lado”, de Nando Reis, e "Girassol”, de Pedro Luís e Cidade Negra, entre outros.

Mas a mistura inusitada não se limita apenas à variedade musical. Acontece também na bateria, com a presença de um baixo e uma guitarra em meio aos tradicionais instrumentos de escola de samba: cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô.

Graças ao Monobloco Show, o grupo tem levado sua batucada inovadora não só para os quatro cantos do Brasil, como mundo afora. Ao todo, o grupo já atingiu a marca de mais de 600 apresentações, passando por cidades como São Paulo, Brasília, Salvador, Recife, Manaus, Belo Horizonte, entre outras. Só em 2011, foram mais de 100 shows. Em 2009, participou dos dois principais festivais de música da Oceania: Sydney Festival (Austrália) e Jambalaya Festival Rotorua (Nova Zelândia).

Em 2011, o Monobloco apresentou-se no palco Sunset, na quarta edição carioca do Rock in Rio. Ao lado do guitarrista Pepeu Gomes e do cantor espanhol Macaco, fez uma verdadeira multidão dançar. Em fevereiro deste ano, o grupo lançou o Monobox pela Som Livre. A coletânea reúne três CDs com os principais sucessos, além do DVD Monobloco 10. O grupo também está planejando a gravação de um novo CD para ser lançado no carnaval de 2013.

Além da oficina realizada durante todo o ano na Sala Baden Powell, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o Monobloco também já ministrou oficinas de percussão para crianças e adultos na Alemanha, Dinamarca, Escócia, França, Japão, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia e Portugal.

Carnaval – Seguindo a tradição, o Monobloco encerra o carnaval carioca com o desfile oficial no Centro do Rio de Janeiro, no domingo após as festas. Como sempre, a bateria é composta pelos alunos formados nas oficinas de percussão, que de 2006 para cá já formou 900 instrumentistas. Em 2011, o bloco saiu com 160 ritmistas e arrastou mais de 400 mil foliões pela Av. Rio Branco, durante cerca de três horas de show. Em 2012, o Monobloco desfilou com 170 ritmistas e levou um número de recorde de 500 mil pessoas ao Centro do Rio.

Para esquentar, o Monobloco faz quatro ensaios na Fundição Progresso, festa que se tornou obrigatória no calendário do pré-carnaval carioca e reúne cerca de cinco mil pessoas por noite. O repertório traz sempre novidades e demonstra a capacidade do grupo de se reinventar.

Componentes do Monobloco Show:

Pedro Luís (voz), Celso Alvim (caixa), C.A. Ferrari (repique), Mário Moura (surdo), Sidon Silva (tamborim), Fábio Allman (voz), Alessandro (cavaco), André Schmidt (agogô), Biguli (voz), Cachaça (cavaco), Carlinhos (cavaco), Caco Chagas (surdo), Fábio Groove (tamborim), Fred Castilho (caixa), Gabriel Lopes (surdo), Gui Rodrigues (caixa), Igor Araújo (chocalho/ baixo), Júnior Teixeira (tamborim), Leo Saad (agogô), Marcos Feijão (caixa), Maurão (surdo), Momo (voz/guitarra), Pedro Quental (voz), Pitito (caixa).

DJ Tartaruga

A abertura do show do Monobloco no Citibank Hall será feita pelo DJ Tartaruga, revelado em 2009 e presença assídua nas principais festas do Rio de Janeiro desde então. Seu set “Mixturado” tem feito sucesso nas pistas de todo Brasil, com hits de várias gerações e estilos.

Dentre os eventos em que já se apresentou estão o Festival de Verão do Rio de Janeiro, São Paulo Fashion Week, Miss Rio de Janeiro, Miss Brasil, Miss Universo e na gravação do DVD da cantora Claudia Leitte.

INFORMAÇÕES
Data: 14 de novembro de 2012 | Quarta, às 23h
Ingressos: de R$ 35,00 a 200,00
Duração: Aproximadamente 1h40.
Classificação etária: Proibida a entrada de menores de 18 anos.
Citibank Hall: diariamente, das 12h às 20h

LOCAL: Citibank Hall/RJ (Capacidade: 8.432 lugares)
Av. Ayrton Senna, 3000 - Shopping Via Parque - Barra da Tijuca
Site: www.ticketsforfun.com.br