Cultura Rio

CULTURA RIO

MÚSICA NO MUSEU - CONCERTOS GRÁTIS

O PROJETO ENCERRA TEMPORADA 2009 E VOLTA EM 8 DE JANEIRO DE 2010 COM UMA PROGRAMAÇÃO CHEIA DE NOVIDADES

Por Sergio da Costa e Silva - Diretor de Música no Museu

Música no Museu fecha 2009 realizando 532 concertos gratuitos, novo record. Trata-se da maior série de música clássica do Brasil (recebemos do RankBrasil, a versão brasileira do Guinness Book este record quando realizamos 507 concertos em 2008).

Dentro da série, concertos de Salvador a Manaus, SP e Rio de Janeiro e no ano fizemos o IV RioHarpFestival, (encerrado com Michel Legrand e Catherine Michel) o I Pianestival (festival internacional de pianistas amadores), o I Festival Internacional de Flauta, Oboé e Fagote, a Mostra de Música Antiga. Na versão internacional, concertos em cidades de Portugal, Espanha, Inglaterra, USA, Marrocos tudo em torno de Villa-Lobos nos 50 anos de sua morte.

Destaques para o III Encontro de Empreendedorismo na Área Musical, as aulas gratuitas de música clássica, o II Concurso Jovens Músicos-Música no Museu ganho por um pianista de 14 anos além do prêmio de U$93 mil dado, pela segunda vez, pela James Madison University agora a um saxofonista. Ednaldo Borba, que recebeu ano passado, tem sido brilhante e já faz parte da Orquestra da Universidade, um marco para um estudante de lá. Só os melhores chegam a esta Orquestra o que mostra o acerto da escolha do nosso júri.

Música no Museu, nos seus 12 anos já registra um publico de 250.000 espectadores e neste incorpora mais 50.000 espectadores (532 concertos x 100- publico médio). No nosso site www.musicanomuseu.com.br tem mais de 100.000 acessos além de dar todas as informações sobre o projeto.

As capas dos programas mensais foram feitas por artistas plasticos: Carlos Bracher, Isabela Francisco, Ziraldo, Yara Tupinambá, Mazeredo, Miguel Paiva, Malena Barretto entre outros. No inicio de 2010 faremos uma exposição itinerante nos museus da Série e depois doaremos para a Sala Musica no Museu em um destes espaços. Ganhamos a Ordem do Mérito Cultural 2008, o Golfinho de Ouro, o Premio Cultura Viva, da UNESCO, o prêmio Urbanidades, do IAB, entre outros prêmios. Visite o Site: www.musicanomuseu.com.br

O Projeto

Música no Museu, é a versão brasileira do que acontece nos museus de maior expressão no mundo: Metropolitan, MoMA, Guggenhein (Nova Iorque), Louvre, Picasso, Montmartre (Paris), Gulbenkian (Lisboa), Prado (Madrid) etc. que, a par de suas atividades principais nas artes plásticas, dedicam amplos espaços à música. A música como elo entre as artes plásticas e os seus próprios cenários dos museus trazem um ganho considerável a sua densidade cultura razendo-lhes um ganho considerável na sua densidade cultural.

Todos os concertos são gratuitos e neles busca-se privilegiar a música de boa qualidade, sem distinção de procedência, escola ou época - da música medieval aos clássicos europeus, dos românticos aos impressionistas, dos modernos aos contemporâneos brasileiros, de Bach, Beethoven, Mozart e Debussy a Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Astor Piazzolla e Gershwin, todos, aliás, já passaram pelos palcos de Música no Museu, na interpretação dos melhores solistas grupos brasileiros e alguns internacionais.

Formatação do Projeto:
O projeto divide-se em 5 temporadas anuais

• Concertos de Verão (janeiro/março).
• Concertos de Outono (abril/junho).
•Concertos de Inverno (julho/setembro).
• Concertos de Primavera (setembro/novembro).
• Grandes Concertos de Natal (dezembro) .

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet