Artistas

MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

TOM JOBIM

TOM JOBIM

Foto: Divulgação

Discografia de Tom Jobim na Biscoito Fino

TOM JOBIM

Apresentação

• Senão o maior, Antonio Carlos Jobim é um dos maiores nomes da música brasileira em todos os tempos. Nascido no bairro da Tijuca (Rio de Janeiro), em 1927, e falecido em 1994 (nos EUA), Tom Jobim era pianista, arranjador, violonista, cantor, maestro e compositor de alguns dos maiores clássicos de nossa música, como Chega de Saudade, Águas de Março, Garota de Ipanema e Se Todos Fossem Iguais a Você.

Quando jovem, estudou arquitetura e chegou a trabalhar em um escritório, mas logo trocou a carreira de arquiteto pela de músico. Tocava em bares em Copacabana no início dos anos 50, quando foi contratado como arranjador pela gravadora Continental. Incerteza (parceria com Newton Mendonça) foi a primeira música de Tom a ser gravada, por Mauricy Moura. O primeiro sucesso foi Tereza da Praia (Tom e Billy Blanco), nas vozes de Lúcio Alves e Dick Farney.

Em 1965, musicou a peça Orfeu da Conceição com Vinicius de Moraes, que se tornaria um de seus parceiros mais constantes, e com quem compôs o antológico disco Canção do Amor Demais (1958). Considerado o marco inaugural da bossa nova, este disco trazia Elizeth Cardoso na voz e João Gilberto no violão. Reconhecido internacionalmente como um dos compositores mais sofisticados do século passado, Jobim gravou com nomes como Frank Sinatra, Elis Regina e João Gilberto. Garota de Ipanema é uma das músicas mais regravadas e executadas em todos os tempos e suas composições fizeram ou fazem parte dos repertórios de Ella Fitzgerald, Herbie Mann, Chico Buarque, Caetano Veloso, Stan Getz e Maria Bethânia, entre outros.

Em 2004, a Biscoito Fino lança, em parceria com a Jobim Music, o selo Jobim Biscoito Fino, pelo qual foi lançado o CD Antonio Carlos Jobim em Minas ao Vivo Piano e Voz. Outros lançamentos virão.

Garota de Ipanema