PUBLICIDADE

Agenda Brasil

SALVADOR - MÚSICA

NEOJIBA

Foto: divulgação

Dicas culturais de Salvador

Por Lívia Santana (Frente & Verso Comunicação Integrada)

Música

Sobre o Neojibá

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. Para isso tem como foco a construção ética e pedagógica da infância e da juventude, mediante a instrução e a prática orquestral, capacitação em ensino musical e a reparação de instrumentos musicais. Além de ser uma iniciativa de cunho artístico-cultural, o Neojibá é uma importante ação de formação e capacitação de crianças e adolescentes, com foco na transmissão e multiplicação do conhecimento e na integração social.

Por Lívia Santana (Frente & Verso Comunicação Integrada)

Música

Concerto da Orquestra Juvenil da Bahia Abre Temporada do Neojiba

YOBA abre temporada 2011 no TCA, no dia 24 de março, e anuncia turnês internacionais

Concerto da Orquestra Juvenil da Bahia Abre Temporada do Neojiba

A Orquestra Juvenil da Bahia (YOBA), formada pelos melhores músicos do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) realiza concerto de abertura da temporada 2011 no dia 24 de março. A orquestra conta com cerca de 100 jovens músicos que se apresentarão na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 20h, sob a regência e solo do maestro e pianista Ricardo Castro, executando peças de Ludwig Van Beethoven, Franz Liszt e Richard Wagner. “Abriremos a temporada com um programa especial em torno de Franz Liszt, comemorando na ocasião os 200 anos de nascimento deste grande compositor e pianista húngaro. Anunciaremos também muitas novidades para a temporada 2011”, antecipa o maestro e diretor do NEOJIBA, Ricardo Castro.

Entre os destaques de 2011, vale mencionar o convite recebido pela Juvenil da Bahia para voltar a Londres, no mês de maio, para um concerto com o pianista chinês Lang Lang, no Southbank Centre. Com apenas 28 anos, Lang Lang já é um dos maiores pianistas da atualidade, citado pela revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do mundo. Em 2008, se apresentou na abertura das Olimpíadas, em Pequim, e foi nomeado pela Recording Academy como Embaixador Cultural da China. Mais recentemente foi escolhido como embaixador mundial para a Expo Xangai 2010.

Após se apresentar no Queen Elizabeth Hall durante a primeira turnê pela Europa realizada em julho do ano passado, a Juvenil da Bahia fará sua estreia no palco do Royal Festival Hall para uma plateia estimada em 3 mil pessoas. O público soteropolitano terá a oportunidade de assistir uma prévia do programa que será executado na Inglaterra no 2º concerto de Temporada 2011, que será realizado no Teatro Castro Alves, no dia 11 de maio, às 20h.

Ainda em 2011, a YOBA realizará importantes concertos em Festivais na Alemanha e na Suíça e voltará à São Paulo, desta vez, como convidada da prestigiada série Mozarteum Brasileiro. Além destas ações, as orquestras e grupos do NEOJIBA também realizarão vários concertos na capital e no interior do Estado. “Será mais um ano importante, marcado por ações que visam tanto a expansão do programa para o interior do Estado, com formação de novos núcleos orquestrais, quanto o fortalecimento da imagem do NEOJIBA no Brasil e exterior”, conclui o maestro Ricardo Castro.

Teatro Castro Alves
Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande. Telefone: (71) 3535-0600
Sala Principal, às 21h. Ingressos: R$ 10,00

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet