Home / Cultura e Diversão Agenda Brasília / O Festival Ferrock Ecologia está de volta em Abril

O Festival Ferrock Ecologia está de volta em Abril

Plebe Rude encerra a edição 2017 do Ferrock.

Com 31 anos de história no Distrito Federal, o Ferrock Ecologia é um dos mais antigos festivais de rock do Brasil. No dia 15 de abril, a partir das 14h, o Ferrock movimenta a cidade de Ceilândia com uma série de shows que integram a 2ª parte do evento iniciado em dezembro de 2016.

O Ferrock Ecologia chega carregado de consciência política e reúne bandas autorais que traduzem o momento histórico  atual por meio de seus trabalhos. Quem abre a programação é a Baratas de Chernobyl, formada pelo baixista Márcio Villas Boas, o guitarrista Maurício Andrade, o baterista Ney Corrêa e pelo vocalista Elvis Rutherford, que derrama suas letras repletas de verdades sobre o cotidiano humano. Na sequência, punk rock furioso carregado de protesto com a banda Vozes da Anarquia.

A Caligo, que reúne músicos de diferentes bandas locais, traz composições que navegam entre o Doom e o Stoner Metal, com influências de bandas como Black Sabbath, Cathedral, Saint Vitus e Pentagram, misturadas a poemas de Augusto dos Anjos.

De São Paulo, a D.E.R., provoca com o retrato da realidade da periferia paulista. Formada na década de 1990, por músicos da Extrema Zona Sul, a D.E.R. faz um tributo ao punk surgido na metrópole pós ditadura militar. A banda desembarca por aqui com o show da turnê “Rancor”, seu mais recente projeto, que acaba de ser lançado.

De volta à música autoral produzida no DF, a Elffus mostra seu Hard Rock já conhecido na cena local pelas performances vigorosas e cheias de energia. Com vocais rasgados e letras contundentes que falam de guerra, sexo, miséria, política e religião, a Elffus passeia pelo Blues, Heavy Metal, Punk, Funk e Thrash Metal.

Plebe Rude de volta a Brasília

Quem encerra a noite é a Plebe Rude, formada por Philippe Seabra (guitarra e voz), André X (baixo), Clemente Nascimento (guitarra e voz) e Marcelo Capucci (bateria). A banda que nasceu  em Brasília está na estrada desde a década de 80, época em que a cidade revelou nacionalmente grandes talentos musicais e era considerada a capital do rock no Brasil.

Seus temas apontam para as incertezas políticas do país, desde os estertores da ditadura até a atualidade, e para o comportamento do ser humano em meio às dificuldades da vida. A Plebe surgiu da Turma da Colina num momento em que a polícia invadia a Universidade de Brasília para bater em estudantes e professores, em que a censura proibia canções e vetava sua execução pública. Isso na área da música popular, sem contar a perseguição ao teatro e à imprensa.

Sem fazer concessões, a Plebe Rude vendeu 500 mil cópias de seus seis discos, tocou no rádio e se apresentou na televisão. Em 2011 lançaram o CD/DVD “Rachando Concreto: Ao Vivo em Brasília” com um resumo da carreira bem sucedida. Também em 2011, concorreu ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro.

Ferrock Festival

O Ferrock Festival é uma mistura de música, lazer, consciência socioambiental e combate a violência. Criado por jovens ceilandenses, amantes do rock n’roll, oriundos de movimentos estudantis, associações de moradores e igrejas, o festival, assim como o Centro Cultural Ferrock, são hoje uma referência quando se fala em ações culturais também voltadas ao desenvolvimento social.

O Ferrock Ecologia é um evento gratuito mediante doação de 1Kg de alimento não perecível, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal, Novacap, Administração de Ceilânida e Regional de Ensino de Ceilândia.

Serviço
Festival Ferrock Ecologia – 2ª Parte
Data: 15 de abril de 2017
Horário: a partir das 14h
Local: Praça do Trabalhador – QNM 13, Área Especial (ao lado da Adm. Regional), Ceilândia Sul
Evento gratuito, mediante doação de 1Kg de alimento não perecível

Avalie

Check Also

Festival Internacional Brasil Stop Motion na CAIXA Cultural Brasília

A CAIXA Cultural Brasília realiza a primeira edição do Festival Internacional Brasil Stop Motion na …

%d blogueiros gostam disto: