Teatro Rio

TEATRO RIO DE JANEIRO

O Amante do Girassol

O Amante do Girassol Foto: divulgação / Jackeline Nigri

Foto: divulgação / Jackeline Nigri

Teatro Glauce Rocha - Av. Rio Branco, 179 – Centro

Performance cênico-musical

Por Renata Bordallo Ciranda Assessoria de Comunicação

O Amante do Girassol

Após bem sucedida temporada no CCJF, o espetáculo “O Amante do Girassol”, com Daniel Lobo e João Carlos Assis Brasil, reestreia dia 14 de maio, no Teatro Glauce Rocha

14 de maio a 12 de junho de 2010

Depois de uma bem sucedida temporada no Teatro do Centro Cultural Justiça Federal, o espetáculo “O Amante do Girassol”, com o ator Daniel Lobo e o pianista João Carlos Assis Brasil, que também assina a direção musical, reestreia no próximo dia 14 de maio (6ª feira), no Teatro Glauce Rocha, no Centro, RJ. Nos dias 12 e 13 de maio (4ª e 5ª feira), haverá ensaios abertos ao público, com preços promocionais. Em parceria com o diretor Xarlô, o ator criou uma dramaturgia para encenar textos de sua autoria, que trazem citações de nomes como Barão de Itararé, Caetano Veloso, Clarice Lispector, Cora Coralina, Elisa Lucinda, Fauzi Arap, entre outros.

A performance de Daniel e João arrebatou o público, que lotou praticamente todas as noites da primeira temporada. Dentre os fãs da montagem poética e musical, Ana Botafogo, 1ª bailarina do Theatro Municipal, elogiou a montagem: “Daniel Lobo nos transmite carinho, amor e paixão. É um espetáculo de sensibilidade e muita delicadeza, além de enorme vigor físico do ator. Fiquei emocionada com a sua entrega que, aliada ao talento de João Carlos Assis Brasil, nos faz vivenciar o que é arte”.

Os textos de “O Amante do Girassol” falam de experiências pessoais de Daniel, mas que invariavelmente reverberam nas vivências de cada um. Em cena, o ator fala com delicadeza do cotidiano, em situações que vão da amizade entre um menino e seu avô aos encontros e desencontros da vida e das relações amorosas. “Sou um ator em busca da palavra. Sinto-me num labirinto de sensações. Sigo no encalço das reminiscências da infância e adolescência, tentando recriar o que absorvi da vida até o momento. Revelar o brilho que há no cotidiano, a beleza das coisas simples. Transformar o discurso pessoal em arte, a vida em poesia. Este é meu desafio”, revela Daniel.

Premiado internacionalmente, o pianista João Carlos Assis Brasil concebeu uma trilha sonora inédita e contemporânea para o espetáculo. Em cena todo o tempo, Assis Brasil é um verdadeiro personagem que dialoga com o ator através da música. Acostumado com participações em teatro, o pianista ressalta a sua mais nova experiência nos palcos: “Para mim é um espetáculo mágico que vai fundo nas emoções, em que a palavra se entrelaça perfeitamente com o som”, diz Assis Brasil, um dos maiores pianistas brasileiros da atualidade, que já participou de diversas montagens teatrais, ao lado de Camila Amado, Marco Nanini, Marília Pêra, Rubens Correa, entre outros. O pianista também já dividiu a cena com grandes nomes da MBP, como Alaíde Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso e Zizi Possi.

Daniel Lobo tem em seu currículo os Prêmios Minc/Troféu Mambembe-RJ e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), por sua atuação em “O Menino detrás das Nuvens” (1998/1999). O ator esteve ainda na premiada peça “Alice Através do Espelho”, com a Armazém Companhia de Teatro, e nas novelas “Esperança” e “Um anjo caiu do céu”, ambas da TV Globo. Na década de 80, também interpretou o personagem Pedrinho na série infantil “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

Ficha Técnica -“O Amante do Girassol”, com Daniel Lobo e João Carlos Assis Brasil (ao piano)
Concepção original e Roteiro: Daniel Lobo (em colaboração com Xarlô)
Textos de Daniel Lobo (com citações de Barão de Itararé, Caetano Veloso, Clarice Lispector, Cora Coralina, Elisa Lucinda, Fauzi Arap, Luiz Gayotto e Xarlô) Direção cênica e figurino: Xarlô
Direção Musical: João Carlos Assis Brasil

Ensaios abertos ao público: 12 e 13 de maio (4ª e 5ª feira). Preço único: 10,00

Estreia: 14 de Maio de 2010 (6ª feira)
Temporada: De 14 de maio a 12 de junho de 2010 (de 4ª a sábado).
Local: Teatro Glauce Rocha - Av. Rio Branco, 179 – Centro – RJ (em frente ao Metrô Carioca)
Telefone para Informações: (21) 2220-0259
Horário: 19 horas
Duração: 70 minutos
Preços dos Ingressos: De 4ª a 6a feira: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia-entrada). Quem comprar o ingresso no valor inteiro, ganha o CD do espetáculo. Sábados: R$10,00 (valor promocional e não acumulativo). Usuários do Metrô Rio têm 50% de desconto, mediante apresentação do cartão pré-pago
Formas de pagamento: Dinheiro ou Cheque
Horário de funcionamento da bilheteria: De quarta a sábado, a partir das 14 horas
Capacidade da sala: 278 lugares
Classificação etária: 14 anos
Acesso para portadores de necessidades especiais em cadeira de rodas.

Assessoria de Imprensa: Ciranda Assessoria de Comunicação
Renata Bordallo