Teatro Rio

TEATRO RIO DE JANEIRO

O CIRQUINHO DE LUÍSA

O CIRQUINHO DE LUÍSA

Foto: divulgação

Teatro Cândido Mendes

"O CIRQUINHO DE LUÍSA" - Teatro para Bebês

16 de Janeiro de 2010

Por Liliana Rosa

O Cirquinho de Luísa é um espetáculo para bebês que explora como metáfora o ciclo da vida e o nascimento dos seres. O espetáculo estimula o sensorial das crianças de 6 meses a 6 anos de idade. Cada passagem teatral e cada momento da história são apresentados pela atriz através de um caminho poético, do real ao imaginário, do sugestivo ao pragmático e próximo da realidade do bebê. Mais do que um espetáculo teatral, O Cirquinho de Luísa, é um projeto de aprendizagem e partilha, entre bebês e pais, um meio de introdução da criança no mundo da arte.

A linguagem artística e teatral deve ser estimulada cada vez mais cedo e os pais também são convidados a descobrir este mundo mágico dos muito pequenos. Nesse sentido, é procurado um envolvimento que trace caminhos de estímulos e de entretenimento, em que se façam planos sensoriais e em que se criem percursos de aventura e experimentação durante os 30 minutos de espetáculo. No final do espetáculo os bebês têm oportunidade de explorar o espaço cênico.

A estimulação dos sentidos e das emoções favorece a interação entre a criança e mundo. No espetáculo, as inserções de luzes, sons, cores, texturas, movimentos e aromas possibilitam a proliferação de imagens cerebrais em cadeia por meio de associações. São recursos conhecidos por pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas para estimular o desenvolvimento do bebê e a criança até 6 anos. A novidade deste trabalho é a conjugação entre esses recursos e o espetáculo, a comunhão entre terapia e arte. Tendo em conta que a criança até aos seis anos vive, sobretudo da sensorialidade, há toda a vantagem em expor as crianças a esses estímulos.

"O Cirquinho de Luísa" é o primeiro espetáculo de Teatro para Bebês concebido e estreado no Brasil. É um trabalho pioneiro no Brasil, criado e recriado pelos atores e diretores Liliana Rosa e André D'Lucca. A encenação para bebês surgiu na Europa, nos anos 90, e atualmente é bastante difundida na França, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica e Portugal. Essa técnica foi estudada e reinventada pelos artistas após uma minuciosa pesquisa na Europa. Registraram a patente no país na medida em que criaram a sua própria técnica para ser apresentada ao público brasileiro. É um sucesso desde a estréia em 2007, o espetáculo se mantém em cartaz no Rio de Janeiro com lotações sempre esgotadas, já foi assistido por cerca de 6 mil bebês.

Local: Teatro Cândido Mendes
Endereço: Rua Joana Angélica, 63 - Ipanema - Rio de Janeiro - RJ Informações: 2267-7295.
Data: dia 16 de janeiro, sábado, às 15h
Preço: R$ 20,00

Liliana Rosa
E-mail: lilianaprosa@gmail.com
Telefone: 9252-5837