Teatro São Paulo

TEATRO SÃO PAULO

O Inocente no Dops

O Inocente no Dops

Foto: divulgação

Re-estréia Sábado Dia 22 de agosto - Spaço dos Insights - Rua Pintassilgo, 405

Teatro

O INOCENTE NO DOPS

Por José Dantas
Assessoria de Imprensa

Pesquisa e o Espetáculo.
Durante seis meses o Grupo Palavra trabalhou na pesquisa sobre a ditadura Militar no Brasil de 1964 à 1985. Durante a pesquisa descobri-se que nos dias de hoje o assunto não é tratado pelos professores com tanta enfase e que muitos dos contemporâneos daquela época não tem conhecimento (ou fingem não ter) dos acontecimentos politicos e sociais.

Não se tem muitos resgistros e nem é muito comentado a atuação dos argentes de repressão no norte e no nordeste brasileiro. Mas boa parte de uma ditadura é assim, não se registra nenhum acontecimento extraordinário e os resgistros de outros são queimados "as claras". Partindo dessa constatação o Grupo Palavra criou Antonio Figueira Da Anunciação, um nordestino que é a prova viva dos horrores da ditadura.
O texto , apesar de abordar questões serias sobre a ditadura ,se torna cômico para mostrar a esta sociedade doente , a rica historia dessa nação e caracterizar uma época que ficou para traz , mas que a nível político , econômico e cultural nunca será esquecida, ao longo dela será retratado, a busca pela liberdade, felicidade, lembrando onde o ser humano pode chegar.
Antonio, preso em cilada e obrigado a ir para uma cela do DOPS
Pedro Lopes , um homem misterioso, preso por razões políticos
Estes dois personagens irão lavar o espectador para uma emocionante aventura, conduzindo-os ao riso e ao questionamento. Segredos virão a tona, em uma época que não era permitido pensar.
É através da ética destes personagens, e uma pitada de bom humor, que serão retratados assuntos onde a ditadura militar acontecia.

Direção
Roberto Asor
deixou de lado as convenções sobre teatro/palco e imaginou o espetáculo dentro de uma cela do dops encurtando a o espaço cenico o máximo que podia. Deixando seus atores dentro de um ovo onde deveriam disputar o espaço palmo a palmo. A gema desse ovo é uma cadeira, onde na maioria das veses Antonio, personagem interpretado por Tom Martins, é interrogado por Pedro lopes, interpretado por Eder Brito. Ao fundo catres de jornal ao chão. uma Lata é trazida à boca de cena onde são queimados arquivos de ondem secreta para que não se apurem tais crimes.

Pensonagens
Antonio é um símbolo que representa o povo da época, subjugado e reprimido por uma ditadura retrocedente, que baseou-se em boatos , lendas e crendices políticas da época que por incrível que pareçam são proferidas até hoje. Pedro Lopes é um argente do DOICODI infiltrado no dops para prender subversivos, um homem que pode simplesmente ser representado no xadrez pelo cavalo, ja que o mesmo é enviado para local determinado como um míssil afim de atingir o inimigo. Pela primeira vez envolvido na criação dramaturgica de um espetáculo, o autor surpreende na elaboração de uma estrutura complexa de interrogatório, onde a mesma pergunta é feita varias veses tentando ludibriar o interrogado e confundir o espectador.

Estrutura.
o espetáculo é dividido em três partes
.
a primeira trata de dois fugitivos que chamam desesperados por seus companheiros.Hornestino Guimarães, Pedro Pomar, Carlos Lamarca, Vladimir Herzog e logo depois chamam por nomes comuns, Jõao, Maria, Jose, pessoas que a história ignorou, mas que contriubuiram para estatísticas de mortos e desaparecidos.

A seguda parte é a história de um nordestino numa cela do dops onde é sultilmente interrogado.
A terceira e ultima parte, conclui a primeira onde os fugitivos, agora mais descontraídos, falam com muito humor o que aconteceu nos últimos tempos com o fim da ditadura.

O Grupo.
O Grupo Palavra foi criado em Janeiro de 2007
, com o objetivo de criar um espetáculo que falasse sobre politica. desde temas atuais até temas mais recentes.
os Integrantes hoje são Roberto Asor na direção e o corpo de atores é formado por Eder Brito, Carlos Shiavon e Tom Martins.

O INOCENTE NO DOPS
Re-estréia Sábado Dia 22 de agosto
Spaço dos Insights - Rua Pintassilgo, 405
Sábados 21h e Aos Domingos 20h
Temporada até 25 de outubro
R$ 10,00  Preço único promocional. (duração 60 minutos- faixa  etária 14 anos)

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet