Rio - Teatro

TEATRO - RIO DE JANEIRO

O QUE EU GOSTARIA DE DIZER

O QUE EU GOSTARIA DE DIZER

Foto: divulgação

CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Teatro na CAIXA Cultural

Por Assessoria de Imprensa CAIXA Cultural

Espetáculo “O QUE EU GOSTARIA DE DIZER” em nova temporada na CAIXA Cultural Rio de Janeiro

De 1º a 25 de julho de 2010

No elenco estão Luís Melo, Bianca Ramoneda e Márcio Vito

A Companhia Brasileira de Teatro está de volta à cidade e apresenta a montagem do espetáculo “O Que Eu Gostaria de Dizer”, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, de 1º a 25 de julho (de quinta a domingo). O elenco é formado por Luís Melo, Bianca Ramoneda e Márcio Vito. Direção de Marcio Abreu.

Pontuada por toques de ironia e humor, a peça trata do drama da fragilidade humana. O próprio caráter frágil da existência física e o tênue limite das relações entre pessoas compõem uma discussão contemporânea e arrebatadora.

No palco, um casal (vivido por Bianca Ramoneda e Márcio Vito), à beira de uma ruptura, expõe suas diferenças. Enquanto isso, numa interposição quase cinematográfica de realidades, Luís Melo vive um homem experiente que se comunica mais diretamente com o público, revelando as angústias da condição humana e a passagem do tempo.

A partir deste núcleo, a dramaturgia foi criada com livres inspirações na obra “O homem ou é tonto ou é mulher”, do escritor português Gonçalo Tavares, e em textos produzidos num processo colaborativo entre diretor e atores. Eles e a companhia foram co-produtores e também co-autores. O diálogo é também a essência do processo de criação deste trabalho.

"O que eu gostaria de dizer” é um encontro feliz entre a companhia, o elenco e o público. A montagem teve sua estreia nacional no Rio de Janeiro, em 2008, e agora volta para reencontrar o público carioca, após dois anos de turnê, com patrocínio da CAIXA.

O trabalho teve uma mostra de processo no Festival de Curitiba de 2008. Na época, com o nome provisório de “Deserto”, ganhou o palco do “Novelas Curitibanas”. Estas seções de “working progress” tiveram boa repercussão, contribuindo para o amadurecimento do espetáculo.

 PARCERIAS

O projeto também contou com parceiros ilustres. Coube ao músico Pedro Luís compor a trilha, juntamente com Antônio Saraiva. A música, importante elemento do espetáculo, foi toda criada originalmente para a montagem.

O cenário, assinado por Fernando Marés, incorpora esculturas cenográficas de Cláudio Alvarez. São estruturas como a de casas, que expõem o cotidiano dos personagens e levam o público para dentro de seus detalhes.

COMPANHIA BRASILEIRA DE TEATRO

A Companhia Brasileira de Teatro, que conta com patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, foi criada por Marcio Abreu, em 1999, em Curitiba, contando também com Giovana Soar e Nadja Naira. Desde então, vem desenvolvendo um trabalho voltado para a pesquisa teatral, a criação de espetáculos e a formação de público. Algumas vertentes e linhas de atuação são identificadas na sua trajetória, como a criação de dramaturgia original; releitura de clássicos; encenação, tradução e edição de dramaturgia contemporânea inédita. Entre seus trabalhos, está a recente temporada bem-sucedida no Rio de Janeiro com o espetáculo “Vida”.

Espetáculo “O QUE EU GOSTARIA DE DIZER”
Duração: 60 minutos
CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço:
Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 2544 4080
Datas: De 1º a 25 de julho de 2010 (De quinta a domingo)
Horários: De quinta-feira a sábado, às 20h. Domingos às 19h.
Ingressos: R$ 10,00 (Inteira) e 5,00 (Meia)
Classificação: 12 anos
Bilheteria: de terça a domingo, de 10h às 20h
Lotação máxima do teatro: 226 lugares (mais 04 para cadeirantes)
Acesso para portadores de necessidades especiais.

FICHA TÉCNICA:
Elenco: Luís Melo, Bianca Ramoneda e Márcio Vito.
Direção: Marcio Abreu
Dramaturgia: Bianca Ramoneda, Luis Melo, Marcio Abreu, Márcio Vito
Preparação de atores: Rossella Terranova
Direção musical: Pedro Luís
Produção Executiva: Cássia Damasceno
Correalização: Companhia Brasileira de Teatro, Bianca Ramoneda, Luís Melo e Márcio Vito
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Assessoria de Imprensa CAIXA Cultural Rio de Janeiro
Telefones: (21) 2202-3096/ 2202-3086 | E-mail: cultura.rj@caixa.gov.br
Programação completa: www.caixa.gov.br/caixacultural

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet