Cultura

OFICINAS DE CULTURA

Programação cultural da Cia Articularte

TEATRO PLÍNIO MARCOS – SALA LINNEU DIAS

Ofincias e Palestras

Por Renata Lopes / Arteplural Comunicação

Cia. Articularte convida Rosely Sayão, Luis Alberto de Abreu e Andrea Drigo para oficina e palestras em outubro

Trechos das palestras e flashes da oficina serão transmitidos ao vivo pelo site www.articularte.com.br. A Cia. Articularte oferece, em outubro, Oficina de Canto e duas palestras abertas ao público enfocando teatro e comportamento.A programação integra o projeto de residência de10 meses na Sala Linneu Dias do Teatro Plínio Marcos

Prosseguindo na comemoração dos 10 anos de atividades, a Cia Articularte, contemplada em 2009 com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, oferece em outubro uma oficina de canto e ciclo de palestras. Como convidados, a pesquisadora, compositora e multiinstrumentista Andrea Drigo (oficina O Caminho do Canto, dias 19, 20 e 27), a psicóloga Rosely Sayão (palestra dia 19) e o dramaturgo Luis Alberto de Abreu (palestra dia 27). Os eventos acontecem na Sala Linneu Dias do Teatro Plínio Marcos (Shopping Pompeia Nobre), sede da Cia. Todas as atividades são grátis.

A oficina O Caminho do Canto, ministrada pela convidada Andrea Drigo, é um trabalho de liberação e harmonização da energia pelo canto, apresentando ferramentas técnicas para uma jornada pessoal em busca da afinação interior entre corpo, mente e emoções e do reencontro com a voz original que ecoa em cada ser. Andrea é pesquisadora de canto contemporâneo, multi-instrumentista, regente, diretora musical e compositora. A oficina é gratuita e acontece dias 19 (segunda-feira), 20 e 27 de outubro (terças), das 10h às 13h. São 10 vagas oferecidas para a classe teatral, professores, arte-educadores e interessados.

Integrando a programação de palestras, a psicóloga Rosely Sayão enfoca temas como proibições, prazeres, rumos e necessidades da expressão infantil e juvenil. Além de psicóloga e consultora educacional, Rosely conta com mais de 30 anos de experiência em clínica, supervisão e docência, é colunista do jornal Folha de S.Paulo (caderno Equilíbrio) e autora dos livros Sexo: Prazer em Conhecê-lo (Artes e Ofícios, 1995) e Sexo é Sexo (Companhia das Letras, 1997). A palestra O comportamento infantil e juvenil: presente, futuro e modernidade, também é gratuita e acontece dia 19 de outubro, segunda-feira, das 15h às 17h.

Encerrando as atividades do mês, o dramaturgo Luis Alberto de Abreu enfoca as necessidades e tipos de dramaturgias teatrais que podem ser aplicadas também ao cenário do teatro infanto-juvenil. A palestra A cultura Popular Brasileira no Teatro, ministrada por Luis Alberto de Abreu, enfoca formas do Teatro Popular Brasileiro com suas necessidades e tipos de dramaturgias teatrais e acontece dia 27 de outubro, segunda, das 15h às 17h. Abreu soma 28 anos de carreira como dramaturgo, recebeu 4 prêmios APCA, escreveu e adaptou mais de 40 peças teatrais, além de roteiros para cinema, entre eles o premiado Kenoma (1998), Narradores do Vale de Javé (2000); e Andar às Vozes (2005), em parceria com Eliane Caffé; e roteiros das recentes minisséries de TV Hoje é Dia de Maria (2005) e A Pedra do Reino (2006).

Oficina O Caminho do Canto - com a pesquisadora musical Andrea Drigo.
Dias 19 (segunda), 20 e 27 de outubro (terças), das 10h às 13h. Inscrições com 3 dias de antecedência.

Palestra: O comportamento infantil e juvenil: presente, futuro e modernidade - com a psicóloga Rosely Sayão. Inscrições com 3 dias de antecedência.
Dia 19 de outubro, segunda-feira, das 15h às 17h.

Palestra: A cultura popular brasileira no teatro, com o dramaturgo Luis Alberto de Abreu. Inscrições com 3 dias de antecedência.
Dia 27 de outubro, terça-feira, das 15h às 17h.

Capacidade: 70 vagas. Indicação: a partir de 14 anos. Grátis. Público-alvo: adolescentes, professores, classe teatral, programadores culturais e interessados em geral. Para participar: enviar carta de intenção e breve currículo ao e-mail cruztrip@hotmail.com com cópia para articularte@uol.com.br com até 3 dias de antecedência ao evento. A Cia. Articularte abre as portas da Casa de Bonecos e transmite trechos das palestras, bem como flashes das oficinas de criação e construção de bonecos, via internet, ao vivo, pelo site: www.articularte.com.br.

TEATRO PLÍNIO MARCOS – SALA LINNEU DIAS – Shopping Pompeia Nobre, Rua Clélia, 33, 1º andar – Fone: (11) 3864-3129. Acesso para deficientes físicos. Ar condicionado. Dois estacionamentos no local (R$ 5,00). Capacidade: 70 lugares.

Fernanda Teixeira / Arteplural Comunicação
site - www.artepluralweb.com.br e-mail - fernanda@artepluralweb.com.br