JPG Oferta da Semana 300x250 VI
show/300x250.gif
beleza3_300x250.gif
                        

CULTURA RIO - OI FUTURO

Festival Visões Periféricas - Mostra "Sons do Mundo"

Ensaio de capoeira - Festival Visões Periféricas - Mostra Sons do Mundo

Foto: Ensaio de capoeira / divulgação

Roteiro de cultural Rio de Janeiro

Por Joca Vidal

Mostra "Sons do Mundo", dentro do Festival Visões Periféricas, conta histórias de pessoas e lugares a partir de suas relações com os sons que produzem ou escutam.

19 a 26 de outubro de 2011

Um instrumento, uma música, um barulho ou mesmo o silêncio. Na Mostra "Sons do Mundo", que reúne filmes de até 30min e que terá exibição em sala de cinema, as histórias de pessoas e suas relações com os sons são o tema principal.

"Sons do Mundo" é uma das 13 mostras da 5ª edição do Festival Visões Periféricas, que expõe o potencial cultural das periferias do Brasil e que acontecerá entre os dias 19 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro. O Festival conta com a exibição de 106 filmes, sendo mais de 30 inéditos, nas salas do Oi Futuro, em Ipanema, e do Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, e parte da programação será exibida nas comunidades cariocas do Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, Tabajaras, Babilônia e Santa Marta. A abertura será transmitida simultaneamente ao público na Praça General Osório, em Ipanema, num cinema montado a céu aberto.

O documentário “Fado Vadio” (18min, BR-PT, 2011), de Pedro Adib, é um dos filmes da "Sons do Mundo". O título é uma expressão da cultura da cidade de Lisboa que designa um tipo de fado improvisado, cantado nas “tascas” e casas noturnas de forma espontânea por fadistas que se apresentam sem um roteiro ou uma programação prévia. Outro curta da Mostra, "O Samba da Ilha, na Ilha" (doc, 19min, BA-PE, 2010), de Naiara Soares e Quercia Oliveira, retrata as diferenças entre a manifestação cultural do samba realizado na Ilha do Massangano, Petrolina-PE, durante os festejos de Reis; e o produto cultural Samba de Véio, internacionalmente conhecido. “Luthier do PVC” (doc,15min, RJ, 2010), de Marcos Homem e Lucas Müller, foi gravado em Tamoios, distrito de Cabo Frio (RJ), e conta a história de Jhonny, um luthier de canos de PVC adquiridos em obras de construção ou lixos da cidade, que através de seu talento manual e aguçada percepção auditiva dá “vida” à música regional e planta sementes através dessa luteria inédita no país.

Serviço:
Evento: Festival Visões Periféricas 2011 (5ª edição) - Audiovisual, Educação e Tecnologias
Local: Oi Futuro e Centro Cultural da Justiça Federal
Endereços: Oi Futuro - Rua Visconde de Pirajá, 54 Ipanema (metrô Gal. Osório)  
CCJF - Av. Rio Branco, 241 (metrô Cinelândia) - Rio de Janeiro
Data: 19 a 26 de outubro de 2011
Horários: Oi Futuro - 16 às 21h | CCJF - 14:30 às 20:30h
Capacidade: Oi Futuro - 119 lugares  | CCJF - 56 lugares
Entrada: Franca
Censura: verifique a classificação indicativa de cada filme no site

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Este leque de atuação no terceiro setor foi completado recentemente, quando foi criado o Primeiro Programa Oi de Projetos Para o Meio Ambiente, lançado no final do ano passado pelo Oi Futuro. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.
Mais infos: www.oifuturo.org.br

Navegue por NossaDica

Copyright © 2007 • Nossadica • Todos os direitos reservados • Mapa do siteWebMasterHostDica Serviço de Internet