Cultura São Paulo

CULTURA SÃO PAULO - Exposição

Quem Quiser Que Conte Outra - Os irmãos Grimm

Quem Quiser Que Conte Outra - Os irmãos Grimm

Foto: Eric Rahal

SESC Santana - Exposição Os irmãos Grimm

Exposição

Por Adriana Balsanelli / Arteplural Comunicação

Quem Quiser que Conte Outra leva o universo encantado dos Irmãos Grimm ao SESC Santana

14 de outubro de 2009 a 28 fevereiro de 2010

Exposição ocupa todos os espaços da Unidade e dá ênfase para contos como A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, O Pequeno Polegar, João e Maria e Os Músicos de Bremen, entre outros

Um mundo de magia e fantasia espera crianças e adultos em Santana. Com a proposta de mostrar a importância dos contos de fadas e a tradição oral por meio de uma exposição interativa, o SESC Santana idealizou uma mostra de grandes proporções. Quem Quiser que Conte OutraOs Irmãos Grimm vai ocupar vários espaços da Unidade entre 14 de outubro e 28 de fevereiro, ficando aberta para visitação de terça a sexta, das 8h às 21h30; sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 20h. A mostra destaca, principalmente, os contos mais populares como: A Gata Borralheira, A Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, O Pequeno Polegar, João e Maria, Os Músicos de Bremen, As Três Fiandeiras, O Ganso de Ouro, Os Doze Irmãos e O Alfaiate Valente. A entrada é grátis e livre.

Com projeto cenográfico de Aby Cohen e Lee Dawkins, a exposição Quem Quiser que Conte Outra se estende por vários espaços da unidade de Santana: na entrada, no túnel da piscina, no deck, nas áreas de Convivências 1 e 2, no quiosque, no jardim. Com o objetivo de utilizar materiais que possam ser doados ou reaproveitados posteriormente, os cenógrafos construíram a maioria das peças em papelão, arame e estruturas modulares em alumínio de alta resistência (Box Trans). "Outro pedido feito pelo SESC aos artistas era não caracterizar os personagens, apenas dar referências, sem evidenciar os detalhes da parte física", conta Rovena Verona Pigari, técnica de programação do SESC Santana.

Floresta, móbile de bichos e instrumentos

Foram escolhidos para integrar a mostra, de acordo com Rovena, alguns ícones retirados das histórias mais famosas dos Irmãos Grimm. Na Área de Convivência 1, fica a Floresta, elemento presente em quase todas as histórias, que abriga, ainda, um barco (referência à história do Ganso de Ouro), a mesa dos 7 Anões, os corvos, a casinha de João e Maria, o monte de feno, a casa de doces, o esquife da Branca de Neve e lírios gigantes e outros.

Feito de guarda-chuvas, o teto da Floresta imita árvores, com troncos feitos de diversos materiais, como fitas de arranjo de flores, referente à história de Chapeuzinho Vermelho, pelúcia referente ao Lobo–Mau, penas de ganso (falsas) perto do barco referente à história do Ganso de Ouro. Na entrada principal da Unidade fica uma torre feita de livros dos Irmãos Grimm, cheio de livros, que as crianças poderão ler algumas histórias, e uma trança feita de bonecas de brinquedo.

Entre as Áreas de Convivência 1 e 2, foi montado um túnel com uma instalação sonora, que será a passagem para o  Palácio,  na Convivência 2. Dentro dele, há projeções do espelho da Branca de Neve, o vestidos da Cinderela  rodopiando, uma lareira, uma fonte, o jardim secreto,  vitral  coroas e muito mais. "A idéia é que o visitante use a imaginação durante o percurso da mostra", explica Rovena Verona Pigari.

Na parte externa, perto da piscina foi feita um túnel de Seres Imaginários com imagens de fadas, bruxas, anões, duendes e unicórnios. O deck será a tipografia dos Irmãos Grimm: um painel com letras para as crianças brincarem. No quiosque, há referências da História do Alfaiate Valente, mais conhecida como João Mata 7. Será o local onde acontecerão as oficinas e o resultado será exposto no próprio local. No Jardim, em frente à piscina, há uma escultura, um redemoinho onde as crianças também poderão brincar de rodar, o que simbolizará o tempo. Outra escultura simboliza um móbile de bichos e instrumentos musicais referente à história dos Músicos de Bremem.

Irmãos Grimm
De origem celta, os contos de fadas são uma variação do conto popular ou fábula. Partilham com estes o fato de serem uma narrativa curta, transmitida oralmente, e onde o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.

Os irmãos Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) Grimm escreveram essas histórias no começo do século 19, inspirados em lendas germânicas. Os Grimm recolheram, diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas, conservadas por tradição oral. Buscando encontrar as origens da realidade histórica germânica, os pesquisadores encontraram a fantasia, o fantástico, o mítico em temas comuns da época medieval.

Assim, uma grande Literatura Infantil surgiu para encantar crianças de todo o mundo. Na tradição oral, as histórias compiladas não eram destinadas ao público infantil e sim aos adultos. Foram os Irmãos Grimm que as dedicaram às crianças por sua temática mágica e maravilhosa. Fundiram, assim, esses dois universos: o popular e o infantil.

Os contos dos irmãos Grimm, traduzidos para mais de 160 idiomas, foram declarados patrimônio cultural da humanidade, conforme a Unesco (braço da ONU para a cultura). A obra Os Contos de Fadas dos Irmãos Grimm - entre os quais se destacam as histórias de Branca de Neve e os Sete Anões, Chapeuzinho Vermelho e Joãozinho e Maria - é, junto com a Bíblia, de Martinho Lutero, o trabalho literário alemão mais conhecido e difundido no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Os Irmãos Grimm - Quem Quiser que Conte Outra – Exposição de 14/10 a 28/02. Terça a sexta, das 8h às 21h30; sábados, das 10 às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 20h. Livre e grátis. No SESC Santana

SESC SANTANA – Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana. Fone: (11) 2971-8700. Horários de funcionamento: De terça a sexta, das 13h às 21h. Sábados, domingos e feriados: das 10h às 18h. Ar condicionado. Acesso para deficientes físicos. Estacionamento no próprio SESC - R$ 3,50 pelo período de uma hora (trabalhador no comércio e serviços matriculados e dependentes) e R$ 7,00 (demais usuários). Site: www.sescsp.org.br
e-mail: email@santana.sescsp.org.br

Fernanda Teixeira / Arteplural Comunicação
site - www.artepluralweb.com.br e-mail - fernanda@artepluralweb.com.br